Conteúdos
29 janeiro 2020 | Por TechWarn
Extensões do Google Chrome que realmente protegem a sua privacidade
Nos dias de hoje, a internet é mais do que uma ferramenta divertida e se tornou uma necessidade, assim como a eletricidade e o sistema de saneamento urbano. Atualmente, é quase impossível imaginar uma vida sem ela. Por isso, sua privacidade é importantíssima

A internet está cheia de sites e de scripts criados para coletar o máximo possível das suas informações, processo que ocorre por meio de malwares. O Google se esforça para evitar estes processos, mas infelizmente em alguns casos eles não são suficientes, especialmente quando se trata de rastrear cookies e anúncios “ruins”.
A web é um ambiente vasto e milhões de pessoas entrarão em contato com algo antes que o Google encontre uma maneira de colocá-lo na lista negra. Porém, existem alternativas que você pode fazer: instale algumas extensões que possam tornar a internet um lugar mais seguro.
Aqui estão nossas escolhas das melhores extensões do Chrome quando se trata de privacidade e segurança online. Vamos conferir?
ExpressVPN
Você sabe o que é VPN ou já ouviu falar? Esta é uma extensão do Google Chrome que vai criptografar a nível militar todos os dados que transitam de um dispositivo para outro por meio da internet.
Ou seja, tudo o que você digita e todos os sites que visita ficarão ocultos. Esqueça as propagandas personalizadas e o seu provedor de internet limitando seu tráfego e sabendo de tudo o que você faz online.
AdGuard AdBlocker
O AdGuard não é necessariamente o melhor bloqueador de anúncios. Ele pode usar a mesma lista negra de todos as outros, mas utiliza um pouco mais de poder de processamento do que o uBlock Origin (nossa próxima escolha). O AdGuard é a melhor ferramenta de bloqueio “tudo em um” para alguém que não deseja usar mais de uma extensão.
Ele recebe uma mensagem especial aqui, porque bloqueia a mineração de criptografia. Um site pode seqüestrar sua CPU para explorar a criptomoeda enquanto você está visitando uma página da web.
Alguns sites informam isso com antecedência, pois pode ser uma boa maneira de um site ganhar alguns dólares, mas a maioria não. O AdGuard impede que um site faça isso, a menos que você escolha compartilhar sua CPU.
uBlock Origin
Um bloqueador de anúncios de código aberto e fácil de utilizar em sua CPU e memória. Se você optar por instalar uma extensão autônoma de bloqueio, este deve ser o seu bloqueador de anúncios. Também é fácil ativar e desativar os horários em que você deseja permitir que os anúncios ofereçam suporte a um site específico.
No Coin
O No Coin é de código aberto e faz apenas uma coisa: impede que os sites sequestrem sua CPU e sua memória para minerar criptomoedas. Existem várias extensões de bloqueador de mineradores disponíveis na loja do Chrome, mas o No Coin é o único que não atinge o seu processador com a mesma força que um minerador de moedas faria. De qualquer maneira, essa é a nossa principal opção na categoria.
A extensão possui uma pequena interface do usuário, que é ativada quando você clica nela para permitir a lista de permissões de um site ou permitir a mineração por um tempo limitado, para que você possa dar suporte aos seus lugares favoritos na web.
Ghostery
A Ghostery faz um ótimo trabalho ao bloquear rastreadores que desejam saber de onde você é, de qual site você veio e quais sites você vai seguir. Você provavelmente não quer que eles estejam rastreando você.
O Ghostery funciona sem qualquer configuração, embora você possa criar uma conta e personalizar suas funções. Também é fácil pausa-lo, o que é importante porque muitos elementos do design do site serão falsamente identificados como rastreadores sociais.
Disconnect Facebook
O Facebook é tão bom em rastrear todos os seus movimentos quando o seu navegador está aberto que você precisa de uma extensão autônoma para interrompê-lo. O Disconnect Facebook mata os rastreadores do Facebook e impede que eles o sigam quando você sai de um site que os possui em execução.
O uso desta extensão não impede que você abra o Facebook e use sua conta, mas também impede que os botões Curtir e Compartilhar no Facebook apareçam nos sites. Se você deseja manter Zuckerberg fora da sua vida, este é o remédio.
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do TechWarn em parceria com o blog Izap.
Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos:
Design sprint: a junção da metodologia ágil com o design thinking
Metodologia ágil: entenda o que é e quais são suas principais formas