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15 fevereiro 2021 | Por Márcio Silva - CEO da W3ERP
Internet das Coisas: qual seu impacto no mercado
A Internet das Coisas é um dos recursos mais inovadores para coleta de dados. Conheça os impactos dessa tendência no mercado.

O consumidor está cada vez mais mais exigente, informado e em busca de experiências relevantes na hora de comprar, optando em muitos casos pela internet como canal de compras. Nesse contexto, a Internet das Coisas (IoT) permite que as empresas explorem um número cada vez maior de oportunidades.
Essa nova realidade não é um desafio exclusivo de algum segmento e, para encurtar a distância entre o comércio físico e o virtual, a tendência é que as empresas continuem a explorar mais os benefícios de dispositivos inteligentes, como a Internet das Coisas (IoT).
Contudo, para acompanhar as novas tendências e manter um bom nível de competitividade, cada vez mais prestadoras de serviços estarão utilizando soluções de TI para conectar hardware, software, serviços e dispositivos de IoT, como forma de modernizar suas estruturas e fazer estudos sobre a preferência e o perfil de cada um de seus clientes.
Mas o que, de fato, é a Internet das Coisas?
Já não é novidade para ninguém que a internet tem mudado definitivamente nosso cotidiano, e também o das empresas, pois disponibilizou uma velocidade incrível de acesso à informação. Se a internet traz tantos benefícios com a conexão entre pessoas, imagine a quantidade de mudanças que a “Internet das Coisas” pode oferecer.
Basicamente, IoT é um conceito em que dispositivos utilizados no nosso dia a dia são equipados com sensores capazes de identificar aspectos do mundo físico, como temperatura, por exemplo, e depois utilizá-las de forma inteligente.
Entendendo isso, veja como as aplicações do IoT podem trazer competitividade e vantagens para setores como varejo. Continue a leitura.
Logística inteligente
Transportar as mercadorias de forma eficiente é fundamental no varejo. A IoT pode contribuir muito na manutenção dos meios de transporte, monitoramento e otimização de rotas. Um exemplo disso é o grande uso de GPS para rastrear e direcionar frotas de caminhões.
Garantir uma logística inteligente e eficaz significa evitar desperdício de recursos , atender as demandas do mercado de forma qualificada e ser competitivo. Vale lembrar que qualquer empresa precisa lidar, de maneira direta ou indireta, com processos de logística, para garantir seus resultados. Uma logística inteligente agrega valor a todos os serviços e produtos da organização e mantém em alta a reputação da empresa.
Inteligência de demanda
Com a Internet das Coisas, é possível monitorar oportunidades de vendas em tempo real e rastrear vendas perdidas. Hoje, os tradicionais armazéns e centros de distribuição são organizados por corredores e prateleiras de forma predeterminada.
Dessa forma, a tendência é que os armazéns sejam espaços abertos, com pallets automatizados e auto-organizáveis, direcionados pela demanda em tempo real. A tecnologia inteligente permite que as empresas ganhem agilidade, produtividade e eficiência também em processos de produção.
Para controlar o chão de fábrica, por exemplo, muitas organizações utilizam recursos digitais como sistemas e aplicativos, seja para verificar o tempo gasto durante as operações, monitorar o funcionamento de máquinas ou checar a quantidade de desperdícios.
Consumidor conectado
Já pensou na possibilidade de oferecer promoções e serviços personalizados de acordo com a localização do cliente dentro da loja? Usufruir de possibilidades como identificar os clientes mais leais e oferecer serviços específicos?
Anteriormente, o mais comum era promover campanhas de marketing de massa, esperando atingir um percentual aceitável com ofertas. Já com a Internet das Coisas, é possível entender o cenário e identificar onde e quando o cliente precisa de ajuda. Isso pode fazer com que sua taxa de sucesso e a qualidade no atendimento das demandas sejam muito mais altas.
Internet das Coisas e a Inteligência analítica
Nesse contexto, em um negócio inteligente, todo o fluxo de compras em shoppings centers pode ser monitorado por varejistas, que buscam entender a jornada de compras de possíveis clientes. Isso significa substituir pesquisas caras e complexas pela inteligência analítica.
Esse recurso, permite identificar padrões de comportamento dos consumidores dentro dos espaços das empresas e responder em tempo real, direcionando um colaborador para ajudá-los ou verificar informações importantes. De forma inteligente, viabiliza a personalização da experiência de compra dos clientes.
Um outro aspecto positivo é que, a tecnologia IoT ajuda a localizar e prevenir problemas, principalmente nas distribuidoras e prestadoras de serviço. Com a possibilidade de monitorar todos os processos envolvidos nos setores da empresa, utilizando os recursos desta solução, o gestor poderá programar intervenções e contramedidas estratégicas para evitar perdas. Dados precisos e atualizados poderão ser utilizados para otimizar o trabalho em cada um dos departamentos.
Tecnologia em favor do varejo
A tendência é que o varejo precise cada vez mais de se reinventar para oferecer aos novos consumidores ambientes mais imersivos e interativos, utilizando, é claro, a tecnologia como aliada estratégica.
Aplicar a Internet das Coisas nas empresas será uma rotina nas lojas que buscam ampliar suas vantagens competitivas e apresentar inovação ao mercado. Para aproveitar os benefícios dessa área promissora, é importante contar com softwares que permitem sentir, entender e agir com inteligência analítica sobre os dados da empresa.
O setor varejista precisará focar nas aplicações que tragam mais resultados e atendam às necessidades de gestão das lojas e atendimento a clientes. Sistemas de gestão integrada, totalmente em ambiente web, fazem parte deste leque de possibilidades agregadas com a tecnologia. Seja para pequenas, médias ou grandes empresas, é uma boa forma de começar a se destacar com uma ferramenta que realmente traga resultado e inovação em sua gestão, como os web ERPs segmentados.
Para quem deseja caminhar rumo à inovação e acompanhar as mudanças das demandas do mercado, vale a pena contar com um sistema de gestão, que viabilize o controle, acesso, integração e análise de dados e informações, para assegurar melhorias em processos como vendas e atendimento a clientes.
