Conteúdos

8 março 2021  |  Por Victor Barboza

Veja como funciona um negócio escalável e como este modelo pode aumentar a rentabilidade de uma empresa com maior facilidade.

Em meio a tanta inovação e competitividade no mercado, a busca por soluções e metodologias que impulsionam o crescimento de empresas está cada vez mais acirrada. Nesse cenário, quem consegue aumentar seu faturamento e se desenvolver sem elevar as despesas na mesma proporção, acabam ganhando destaque. Esta é a ideia de um negócio escalável.

Além de aumentar a lucratividade da empresa e fazer com que a organização cresça de forma contínua, o modelo de negócio escalável é capaz de atingir um número elevado de clientes com investimentos relativamente baixos. Em outras palavras, é uma forma de fazer mais com menos.

Com capacidade operacional e os recursos corretos, um negócio escalável consegue aumentar rapidamente sua capacidade de gestão, produção, armazenamento e distribuição. Porém, esse crescimento acelerado também representa desafios, que precisam ser superados com a implementação de ferramentas e estratégias.

Criamos este artigo para te mostrar mais a fundo do que se trata um negócio escalável e de como se tornar um. Continue a leitura!

Como um negócio escalável funciona

Basicamente, como mencionamos anteriormente, um negócio escalável é aquele em que é possível crescer e aumentar os lucros sem qualquer tipo de investimento ou despesa na mesma escala.

Em outras palavras, trata-se de uma empresa que consegue aumentar o volume de vendas a um baixo custo, eliminando a necessidade de altos investimentos para atender às novas demandas.

Mas como isso é possível? Para que uma empresa cresça de forma escalável, é preciso que ela simplifique processos internos, de forma que a produção possa crescer com maior agilidade e uma despesa menor.

Como saber se uma empresa é escalável?

Identificar a escalabilidade em uma empresa é uma ação importante para o trabalho de gestão, sendo útil, inclusive, para orientar estratégias de otimização. Normalmente, um negócio escalável possui as seguintes características:

  • Comercialização com possibilidades de escala: quando o volume de vendas é ampliável, ou seja, com probabilidade de atender uma forte demanda;
  • Operações e processos que podem ser ensinados: para que um negócio seja escalável, é fundamental que os processos produtivos e a prestação de serviços possam ser reproduzidos e ensinados;
  • O produto/serviço é valioso: quando a empresa entrega um produto ou um serviço único e de valor para o mercado.

É importante deixar claro que nem todos os nichos compartilham desses fatores, sendo a indústria, os meios de comunicação, a tecnologia e também startups os setores com maior capacidade de expansão.

Além disso, outro ponto que se destaca em um negócio escalável é a habilidade dos líderes para conduzirem o crescimento de forma alinhada e coerente, integrando estratégias e ferramentas de forma altamente eficaz.

Quais são as principais vantagens de um negócio escalável?

A própria explicação do termo “negócio escalável” já diz muito sobre suas vantagens. Mas além do grande potencial de crescimento, esse modelo de negócio apresenta outros excelentes diferenciais. Veja a seguir:

Inovação tecnológica

É uma tarefa praticamente impossível separar tecnologia da ideia de um negócio escalável, afinal, às inovações tecnológicas facilitam e muito a desburocratização e a otimização de processos operacionais e administrativos.

Com o apoio das soluções digitais corretas, marcas de pequeno e médio porte podem até mesmo competir com grandes empresas do mercado. Empresas escaláveis estão sempre apostando na tecnologia e saindo na frente em relação à concorrência graças à inovação.

Aumento no valor do mercado da empresa

Empresas escaláveis, como muitas startups, por exemplo, representam muito mais do que apenas um negócio. Elas estão no alvo de investidores e grupos de fomento, exatamente por contemplarem um enorme potencial de crescimento e de retorno. Isso beneficia o valor de mercado da empresa e aumenta as chances da mesma obter capital externo.

Além disso, uma das principais características dos negócios escaláveis é a presença e influência sobre outros empreendimentos no mercado. Esse tipo de “autoridade” gera ainda mais respaldo e valor aos olhos do mercado.

Maior facilidade de expansão

Empresas escaláveis são mais propensas a se expandirem tanto de forma nacional quanto internacional, principalmente devido ao fato de contarem com um produção mais ágil e eficiente. Além disso, esta modalidade de negócio normalmente entrega um produto único e acaba conseguindo fidelizar um número maior de clientes.

Enfim, graças aos benefícios mencionados aqui, ter um negócio escalável se tornou o desejo de muitos empreendedores. Mas para que esse modelo seja implementado com sucesso, é necessário ter muita organização e verificar se de fato o produto ou serviço ofertado é adequado para esse tipo de estratégia.

Algumas dicas podem ajudar bastante na implementação da escalabilidade, como:

  • Atue com foco em ganhar e escalar;
  • Mapeie e padronize processos;
  • Invista no treinamento de colaboradores;
  • Explore um diferencial de mercado;
  • Trabalhe com metas;
  • Organize e otimize suas despesas; e etc.

Além disso, investir em soluções que sejam capazes de facilitar as operações, aumentando os recursos para que a empresa atenda ao crescimento da demanda é fundamental. Por isso, é muito importante se manter por dentro das principais tendências tanto de metodologia de trabalho quanto de tecnologia.


Quer saber mais sobre o assunto? Se inscreva em nossa newsletter ou converse com um de nossos especialistas para saber mais sobre nossas soluções digitais.

Postagens
Relacionadas