Conteúdos
20 setembro 2021 | Por Victor Barboza
O que esperar de um desenvolvedor full stack?
Entenda o que um desenvolvedor full stack faz e quais habilidades esperar desse profissional.

Com um número cada vez maior de empresas inserindo a tecnologia no coração de seus produtos e serviços, a demanda por profissionais do setor de Tecnologia da Informação (TI) cresce cada vez mais. Nesse cenário, as habilidades de um desenvolvedor full stack são essenciais para o desenvolvimento de novos softwares e soluções digitais.
Se você deseja formar um time de tecnologia ou aumentar o poder de desenvolvimento da sua equipe, será fundamental tomar conhecimento sobre cada tipo ou perfil de desenvolvedor. Ou seja, antes de recrutar um profissional, é importante saber o que esperar dele, em qual contexto ele se encaixa melhor, quais são seus diferenciais, entre outras características.
Saiba que o desenvolvedor full stack é como a menina dos olhos de muitas empresas e startups que precisam de uma pessoa que domine as habilidades de front-end, back-end, além de metodologias ágeis.
Quer saber mais sobre o que esperar desse profissional? Continue a leitura.
O que faz um desenvolvedor full stack, então?
De forma bem objetiva, podemos entender o desenvolvedor full stack como um profissional que possui habilidades tanto em front-end quanto em back-end. Ou seja, esse especialista é capaz de criar soluções em todas as etapas de desenvolvimento, entregando um projeto completo, de ponta a ponta.
O desenvolvedor full stack pode desenvolver e ajustar novas interfaces, pensar na experiência do usuário de forma estratégica e alterar o funcionamento do sistema. Enfim, é um profissional completo e bastante desejado no mercado, muito por conta de sua versatilidade.
O que um desenvolvedor full stack precisa saber?
Como explicamos no tópico anterior, um desenvolvedor full stack cria soluções tanto para front-end quanto para back-end. Ou seja, um profissional completo consegue trabalhar em soluções digitais na parte que o usuário vê e na parte que ele não vê. Conheça um pouquinho mais a respeito:
Habilidades do front-end
No front-end, o Dev trabalha com conteúdos do sistema que os visitantes conseguem visualizar na tela, dominando linguagens como HTML, CSS, JavaScript, além de Frameworks e bibliotecas: AngularJS, EmberJS, Foundation, Bootstrap, JQuery, React, Vue.js, Backbone.
Habilidades do back-end
Já no back-end, o Dev domina os aspectos envolvidos por trás das soluções digitais, como sites e aplicativos. É preciso entender linguagens como PHP, Ruby, Python, JavaScript, C, C#, C++ e Java. Além disso, tem a SQL, usada na comunicação com bancos de dados.
Enfim, se você deseja recrutar desenvolvedores e precisa saber o que esperar de um full stack, a resposta está em tudo que envolve um projeto de criação de software, site ou app. Em outras palavras, este especialista consegue contribuir em qualquer fase de desenvolvimento em uma equipe.
O Dev full stack está apto para desenvolvedor tarefas como:
- trabalhar com infraestrutura de sistemas;
- compreender, criar e controlar bancos de dados;
- entender de código da API ou back-end em um ou mais idiomas;
- código front-end em um ou mais idiomas;
Vale destacar ainda que grande parte desses especialistas possuem expertise para trabalhar com metodologias ágeis no gerenciamento de projetos, envolvendo a criação de especificações técnicas, documentos de arquitetura e cronogramas.
Para quem está começando a carreira, ou seja, é um desenvolvedor full stack júnior, geralmente as qualificações necessárias envolvem autonomia, autogestão, auto-organização, correção e manutenção de programas, além da implementação e manutenção de novos sistemas. Isso exige conhecimentos de programação em linguagens como HTML, CSS, JavaScript e Python, API’s RESTful Git (Gitlab).
Se você é recrutador ou líder de TI e está com dificuldades para recrutar desenvolvedores e aplicar testes técnicos para esses profissionais, você precisa conhecer o Geniustest. O Geniustest é uma plataforma de testes que permite avaliar desenvolvedores de forma ágil e descomplicada, otimizando o recrutamento de Devs.
Se após ler este artigo, você ficou interessado em otimizar o seu recrutamento de desenvolvedores, criamos um e-book gratuito para te ajudar. Clique aqui para baixar o material.