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24 junho 2021 | Por Soluções Industriais
Os principais impactos da LGPD
A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi publicada em 2018, mas passou a vigorar em 18 de setembro de 2020.

Na atualidade, é comum que empresas de diferentes segmentos apostem nas mídias digitais para fazer negócios, como as empresas de elevadores residenciais, por exemplo, entre diversos outros, e solicitem dados dos usuários para realizar a venda do produto.
Uma vez que o avanço da tecnologia e a transformação digital oferecem facilidade de compra aos consumidores, é imprescindível ter atenção à proteção de dados dos clientes e evitar vazamento de informações, haja vista que os hackers não medem esforços para roubar dados e aplicar fraudes e golpes na internet.
Por essa razão, a LGPD gera impactos nas estratégias de marketing digital. Mas, não há como negar que as informações de clientes e fornecedores, por exemplo, são fundamentais para as empresas, pois auxiliam na tomada de decisão estratégicas que ocasionam melhores resultados.
Continue a leitura e entenda quais são os objetivos da LGPD e seus principais impactos.

Os objetivos da LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou Lei nº 13.709, tem como objetivo regulamentar o uso de dados pessoais pelas empresas, de forma que as pessoas saibam como suas informações estão sendo coletadas e de que forma estão sendo utilizadas.
Por exemplo: um cliente que compra embalagens plásticas em uma determinada empresa precisa fornecer seus dados para cadastro. Logo, a nova lei estabelece que as organizações devem seguir normas de tratar os dados dos clientes e serem fiscalizadas pela recém-criada Agência Nacional de Proteção de Dados.
Uma vez que uma organização não se adequa a LGPD e ocorrer vazamento de dados dos consumidores, a companhia está sujeita a multa que pode chegar a até 2% do faturamento.
As empresas também não podem tomar dados sem que haja o consentimento dos usuários. Isso inclui um dos principais impactos, que são relacionados às estratégias do marketing digital.
Veja a seguir quais são os principais impactos da LGPD.
O que muda com a Lei Geral de Proteção de Dados?
Muito se fala na LGPD e nos impactos gerados nas empresas e usuários. Contudo, é comum que o foco dessa lei seja citada geralmente para os meios online, mas também é válida para o offline, ou seja, nos meios físicos.
Dito isto, o que muda com a nova lei é que as empresas, de qualquer segmento, seja fabricante de martelete demolidor, indústrias, e afins, devem realizar a coleta e o tratamento de dados dos clientes.
Independente de qual for a finalidade do uso de dados, como cadastro para realizar login, aplicar descontos, entre outros, as organizações devem ser transparentes pelas quais razões solicitam os dados dos clientes.
Nesse sentido, há um impacto significativo, visto que é necessário ter o consentimento do usuário para ter acesso às informações. Desse modo, se a empresa deseja enviar email marketing, por exemplo, só será possível por meio da autorização do consumidor que permite que a companhia utilize seus dados.
Além disso, o indivíduo poderá solicitar a exclusão de seus dados para a empresa, que obtém a obrigação de realizar a resposta de modo ágil aos titulares dos dados e deve ser respondido em até 15 dias úteis.
Sendo assim, as empresas que não cumprirem a LGPD estão sujeitas a serem penalizadas, entre elas a multa de até 2% do faturamento no qual o valor máximo da sanção é de R$ 50 milhões.
As organizações que se adequam a LGPD devem formalizar um relatório com todas as medidas, em que estão relacionadas às estratégias e processos aplicados para garantir a proteção dos dados dos titulares. Ou seja, para se adequar a lei é obrigatório realizar um relatório documentado pela empresa, que serve basicamente como um termo de responsabilidade em caso ataques cibernéticos.
