Conteúdos

18 maio 2020  |  Por Victor Barboza

Cenários de crise como a pandemia não são bons para nenhuma empresa. Porém, nesse momento, o home office pode ser uma excelente alternativa para continuar crescendo e produzindo com eficiência.

Atualmente, estamos enfrentando um claro exemplo de cenário de crise. Durante a luta contra a pandemia do novo coronavírus COVID-19, o home office, ou simplesmente o trabalho remoto, longe do local físico da empresa, se tornou uma alternativa de segurança adotada por empresas de diferentes setores, no mundo inteiro.

O home office não precisa ser exatamente uma solução para o fim de uma crise, porém, esta modalidade de trabalho pode abrir novos horizontes para os empreendedores, deixando explícito as boas e novas possibilidades que a evolução da tecnologia e da internet pode trazer.

Continue a leitura para entender melhor como o home office funciona e como adotá-lo para flexibilizar a rotina de trabalho.

O que é home office?

O conceito de home office, que traduzido do inglês significa  “escritório em casa”, chama a atenção de muita gente. Afinal, quem não deseja continuar produzindo sem enfrentar dilemas como trânsito caótico na locomoção até o local físico do trabalho ou a falta de flexibilidade na condução das tarefas?

A adoção do home office, além de poder ser muito benéfica para a empresa, também tem vantagens para os colaboradores. Isso faz com que todos saiam no lucro, já que profissionais mais motivados e confortáveis tendem a serem mais produtivos e eficientes.

Em uma pesquisa sobre o futuro do mercado de trabalho na visão de mais de 700 profissionais brasileiros, feita pelo site Transformação Digital, 42,1% afirmaram que em suas empresas o trabalho remoto é amplamente utilizado. Além disso, o estudo aponta que o segmento com mais pessoas trabalhando em home office é o de serviços.

Por que adotar o home office?

Apesar de muitos empreendedores pensarem o contrário, o home office pode aumentar consideravelmente a produtividade da equipe durante o trabalho remoto.

Implementando este modo de trabalho de maneira eficiente, quem trabalha em casa normalmente produzirá muito mais por estar em um ambiente com menor número de interrupções, barulhos e distrações durante o dia. Isso, devido ao fato de que trabalhando em casa, o profissional poderá escolher e preparar um ambiente mais cômodo e propício para a execução de suas tarefas.

Além disso, seus colaboradores não terão que lidar com experiências desgastantes em suas rotinas, como acordar mais cedo ou enfrentar engarrafamentos no trânsito. Dessa forma, sua empresa contará com profissionais mais descansados e com uma melhor qualidade de vida, influenciando positivamente na performance de todo o time.

Existem ainda muitos outros benefícios para as empresas e profissionais que adotam o home office. Veja os exemplos abaixo:

  • ambiente mais familiar para o colaborador;
  • independência do profissional na execução das tarefas diárias;
  • fim de imprevistos com a locomoção até o local da empresa física;
  • mais facilidade para uma alimentação balanceada e hábitos mais saudáveis;
  • privacidade para o time criar e produzir;
  • mais liberdade e flexibilidade para inovar;
  • oportunidade para otimizar processos utilizando tecnologia;
  • integração do time através de melhorias na comunicação a distância, entre outros.

Não podemos deixar de mencionar uma das características que mais faz a diferença para as empresas que adotam o home office: a redução de custos operacionais.

Com os colaboradores trabalhando remotamente, a empresa consegue economizar consideravelmente muitos custos operacionais, como no transporte dos colaboradores, manutenção de espaços físicos, contas de água, energia, internet, entre outros. Diminuindo custos, sua empresa pode aproveitar outras oportunidades, como investir na otimização de processos que já estavam defasados, ou na capacitação dos colaboradores, por exemplo.

Como adotá-los em cenário de crise? 

Em cenários de crise, o home office sempre surge como uma das principais soluções. Porém, não basta apenas enviar os profissionais para casa e instalar aplicativos de troca de mensagens. É preciso se organizar, mesmo que rapidamente, e evitar alguns problemas que situações de emergência podem causar.

A princípio, nada de improvisar!  A precipitação nos leva a fazer escolhas equivocadas e isso pode gerar grandes danos para o seu negócio. Para fazer a implementação rápida do home office e flexibilizar sua rotina de trabalho, é preciso contar com uma estratégia, ou solução que gerencie o trabalho remoto, mas que ao mesmo tempo considere o fator humano. Isso será fundamental para os resultados do home office na sua empresa.

O que evitar em cenários de crise:

  • introduzir muitas ferramentas de uma única vez;
  • centralizar toda a comunicação no WhatsApp;
  • medir o sucesso considerando apenas horas trabalhadas;
  • manter dados e informações sobre demandas e processos desorganizados;
  • senso de urgência desnecessário;
  • não contar com nenhuma solução de apoio à gestão.

Solução tecnológica para ajudar em momentos de crise

Outra recomendação para garantir o sucesso da sua empresa na implementação do home office enquanto solução em meio a uma crise é o apoio de uma solução tecnológica capaz de gerenciar e otimizar o trabalho do seu time de maneira prática e ágil.

Adotando uma solução eficiente, pronta para a gestão do trabalho remoto da sua empresa, você ganhará tempo e segurança, tanto para garantir que seus profissionais continuem desenvolvendo suas atividades com produtividade e qualidade, como para tomar decisões assertivas e trabalhar em novas estratégias.

Para te ajudar, criamos um Guia para implementar a cultura home office na sua empresa.

Baixe o e-book gratuito e aprenda a implementar o trabalho remoto contornando problemas e garantindo o sucesso do seu home office.

Postagens
Relacionadas