Conteúdos

24 março 2020  |  Por Victor Barboza

Além de impactar na saúde do mundo inteiro, o Coronavírus, COVID-19, também vem interferindo na rotina de trabalho das empresas, independentemente do modelo de negócio. Neste cenário, o trabalho remoto se tornou uma solução necessária para a maioria das organizações. Veja dicas de como alcançar bons resultados com este modelo.

Antes de tudo, é importante que a sua empresa esteja muito bem informada sobre a real situação do país, assim como às recomendações do governo e das organizações responsáveis pela saúde.

COVID-19

Como sabemos, o Coronavírus foi reconhecido como uma pandemia global pela Organização Mundial da Saúde. Desde que os primeiros casos de contaminação ocorreram no Brasil, as primeiras medidas de prevenção foram implementadas pelas empresas. A ideia é reduzir a exposição dos profissionais, evitando aglomerações e o fluxo de pessoas pelas cidades.

Esse tem sido o principal motivo para que as empresas sintam a necessidade de organizarem suas rotinas com o trabalho remoto. Vale lembrar que esta já é uma ação indicada por especialistas, assim como outros métodos anteriormente adotados, como  lavar regularmente as mãos e utilizar o álcool em gel. 

Como funciona o trabalho remoto?

O trabalho remoto é uma opção que não envolve nenhum deslocamento físico entre a casa do colaborador e a empresa contratante. Apesar de já não ser uma novidade para os gestores, o trabalho remoto é uma possibilidade muito útil, graças às inovações tecnológicas e a evolução da internet, que permitem aproximar pessoas e gerenciá-las, otimizando o tempo, processos, fluxo de informações, armazenamento de dados, além de facilitar a comunicação.

Em alguns casos, muitas empresas adotam o modelo híbrido, onde os profissionais são contratados ou direcionados para trabalharem remotamente, mas comparecerem ao local de trabalho na empresa em dias específicos. Nesse caso, a maior parte das tarefas realizadas pelo colaborador acontecem home office, ou seja, no “escritório em casa”.


Dicas para otimizar o trabalho remoto

Uma pesquisa realizada pelo Buffer aponta que as principais dificuldades encontradas por quem trabalha remotamente são:

  • dificuldade de desconectar após o trabalho;
  • sentimento de solidão;
  • colaboração e comunicação;
  • distrações em casa.

Por isso, para não sofrer com nenhum desses desafios e conseguir excelentes resultados trabalhando remotamente, é importante colocar algumas ações em prática, como:

Tenha disciplina com o horário de trabalho

Se você está pensando que terá que estabelecer um horário fixo para iniciar e encerrar suas tarefas, pensou certo! Uma rotina bem definida e organizada contribui diretamente para uma melhor produtividade. É essencial ser constante em relação aos horários e a rotina.

Prepare o ambiente ideal

Não é porque está trabalhando em casa, que você não precisa se preocupar com o ambiente de trabalho. Na verdade, seu local de trabalho também é fundamental para a sua concentração e desenvolvimento. Escolha sempre um ambiente silencioso, que facilitará sua concentração e participações em reuniões e chamadas.

Alinhamento e comprometimento 

Caso você não more sozinho, reforce sempre que necessário para as pessoas sobre seu comprometimento com aquele horário de trabalho, além da necessidade de privacidade e silêncio. Este comprometimento evitará que alguém ou algum barulho chame a sua atenção e prejudique a sua produtividade.

Esteja sempre disponível para se comunicar

Para você não deixar que o distanciamento interfira na produtividade e crie sensação de solidão, o recomendado é utilizar as ferramentas de comunicação disponíveis para viabilizar e dar mais praticidade as conversas, feedbacks e até mesmo supervisões e prestação de contas.

Como está trabalhando remotamente, é importante estar sempre on-line, disponível para alinhar seu trabalho com o de outras pessoas a qualquer momento.

Dicas para se concentrar melhor

  • Deixe as notificações de seu smartphone, assim como as de redes sociais desativadas durante a rotina de trabalho;
  • Cuide do seu corpo! Pare para beber água, ir no banheiro e alongar-se, quando for necessário;
  • Foque no trabalho e tente tirar sua atenção de notícias desagradáveis, como a repercussão dos danos causados pelo COVID-19. É hora de manter a calma, cuidar da sua mente e focar em suas tarefas;
  • Além das metas da empresa, trabalhe com metas pessoais de produtividade;
  • Durma bem durante a noite;
  • Fuja da procrastinação.

Mesmo que este modelo de trabalho esteja sendo adotado pela sua empresa principalmente para contribuírem para a prevenção do COVID-19, como já explicamos no texto, é possível passar por esta experiência sem perder produtividade e bons resultados.

Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seu negócio: 

Cultura ágil: a busca por mais eficiência e agilidade
Integração entre sistemas: a união que otimiza processos

Postagens
Relacionadas