Conteúdos

7 novembro 2020  |  Por Victor Barboza

O agronegócio brasileiro cresce cada vez mais e necessita da tecnologia para resolver muitos de seus desafios.

O agronegócio brasileiro cresceu e o campo evoluiu juntamente com o mundo. Em 2019, o setor já contava com a participação de 25% no PIB (Produto Interno Bruto). Com o crescimento, desafios mais intensos precisam ser enfrentados pelos produtores rurais. Como por exemplo, a concorrência internacional, problemas ambientais, aumento de demanda, e o aumento da competitividade no setor.

Se anteriormente, o produtor dependia completamente de condições climáticas favoráveis e de mão de obra inteiramente braçal, hoje, com a mecanização e a tecnologia, é possível monitorar com total precisão e manter a produção ativa de qualquer lugar.

Basicamente, a tecnologia vem sendo utilizada para otimizar os processos do agronegócio, aumentando a produtividade, a precisão e a qualidade da produção agrícola. Dessa forma, inovações tecnológicas se tornaram fatores primordiais para que os negócios se tornassem mais competitivos no mercado.

Precisa melhorar sua colheita, ganhar agilidade na execução das tarefas ou ampliar a produção em escala exponencial? Continue a leitura e veja como a tecnologia no agronegócio pode melhorar significamente seus resultados.

Como a tecnologia atua no agronegócio

De acordo com um levantamento realizado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades rurais brasileiras já utilizam algum tipo de inovação tecnológica para otimizarem seus processos produtivos.

Para você ter ideia de como isso funciona na prática, já existem aplicativos que alertam o produtor de leite sobre o momento exato de colocar a vaca para produzir. Ou mesmo quando é hora de desmamar um bezerro, por exemplo. Na suinocultura não é diferente. É possível instalar sensores na área de descanso dos animais, monitorando em tempo real a temperatura do lugar. Além, é claro, de verificar seu nível de ventilação ou até mesmo a intensidade de ruído do rebanho, que pode indicar complicações.

Atualmente, outra solução que tem ganhado cada vez mais adeptos no campo são os softwares para gerenciamento. Eles apoiam o produtor rural na organização e controle de todos os dados e informações envolvidos no negócio, além de processos como o monitoramento de funcionários, frotas de veículos, estoque, maquinários, animais, irrigação e tempo de safra.

Alguns softwares possuem o objetivo de integrar todos os sistemas, automatizando os processos e agilizando a agricultura de precisão.

Mais precisão e agilidade

O apoio da tecnologia vem transformando a experiência dos produtores rurais. Além de estar facilitando a tomada de decisões, reduzindo custos e agilizando as tarefas do dia a dia em geral. Algumas ferramentas são multifuncionais, como o drone por exemplo, que além de pulverizar as plantações, pode registrar imagens da área e ser integrado a um sistema de GPS ou gerenciamento, trabalhando na coleta de dados.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% da população rural possui acesso à internet, o que abre o leque de possibilidades para a adoção de novas tecnologias.

Já imaginou o quanto o agronegócio pode se beneficiar com as possibilidades que a internet e a tecnologia oferece. Graças a isso, atualmente, softwares para gerenciamento,, podem ser armazenados em nuvem, 100% online, o que dá ao agricultor a praticidade que o trabalho rural exige.

Processos integrados e otimizados

Softwares e soluções digitais para gerenciamento de fazendas podem integrar dados de diferentes processos e equipamentos. Esse controle preciso e seguro das informações favorece a otimização de diferentes etapas da produção agrícola.

Os produtores podem, por exemplo, através desse monitoramento integrado, saber quais processos ainda precisam ser executados e quando.

Com o apoio de um software, o produtor possui informações em tempo real sobre o negócio independentemente de onde esteja. Com uma visão macro da produção, é possível evitar problemas como a repetição de uma área no momento de aplicar fertilizantes, o que reduz desperdícios e custos.

Enfim, com o uso de inovações tecnológicas como softwares, todos os processos administrativos e produtivos podem ser otimizados, aumentando a produtividade, a eficiência e impulsionando os resultados da fazenda.

Qual tecnologia adotar?

Antes de adotar uma nova tecnologia ou integrar o uso de um novo software, é importante conhecer bem as necessidades e desafios da sua produção. Identificar o que precisa ser melhorado e onde estão suas maiores dificuldades, te ajudará a escolher a melhor ferramenta.

Atualmente, são muitas as soluções tecnológicas disponíveis, mas é fundamental investir em uma tecnologia que realmente atenda as necessidades específicas da sua produção.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos um material gratuito com dicas como essa, além de tendências sobre “Inovação e tecnologia para agronegócio”.
Aproveite agora mesmo e baixe nosso e-book gratuito.

Você ficará por dentro das principais inovações tecnológicas para o setor.

Postagens
Relacionadas