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31 maio 2021 | Por Victor Barboza
Qual a vantagem de usar gamificação em treinamentos corporativos?
Veja o que tem feito muitas empresas apostarem na gamificação para desenvolverem seus colaboradores.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é requisito fundamental para qualquer empresa que deseja crescer de forma contínua e sólida. Por isso, é cada vez mais comum implementar treinamentos corporativos para capacitar equipes e otimizar processos organizacionais. Entretanto, é preciso manter os funcionários engajados, e a gamificação tem cumprido um papel essencial nessa tarefa.
A verdade é que iniciar um treinamento corporativo e perceber que os profissionais estão entediados ou desinteressados é um balde de água fria para qualquer gestor. Afinal, para que um curso seja de fato efetivo, é fundamental que os funcionários estejam envolvidos com o conteúdo e qualquer outro tipo de processo de aprendizagem promovido.
A gamificação, ou gamification, ganhou destaque entre setores de RH do mundo todo justamente por evitar problemas desse tipo. Essa estratégia é uma das alternativas mais eficazes para manter o colaborador envolvido no treinamento, além de contribuir de forma relevante no processo de aprendizagem do profissional.
Quer melhorar os resultados de seus treinamentos corporativos e engajar seus colaboradores? Continue a leitura.

O que é gamificação?
A gamificação, tradução de gamification, é uma metodologia que consiste na aplicação de dinâmicas, componentes e mecânicas dos games para engajar e motivar pessoas. Entre os elementos utilizados mais comuns, podemos destacar o uso de pontuações, medalhas, premiações, ranking, desafios, competitividade entre equipes, entre outros.
Um exemplo de gamificação em treinamentos corporativos é o uso de programas de recompensas para os colaboradores com melhor performance em atividades. Esse tipo de ação pode envolver diferentes níveis e categorias, traduzindo missões e desafios em uma maior participação por parte dos funcionários participantes.
Veja alguns exemplos de como a gamificação pode ser aplicada:
- sistema de pontuação e rankings;
- metas e objetivos alcançados para liberação de um novo desafio;
- recompensas por completar missões (tarefas, por exemplo);
- jogos de conhecimento;
- exposição dos bons resultados e seus respectivos responsáveis; entre outros.
Atualmente, a tecnologia facilitou bastante o uso desse recurso. Plataformas para gestão da aprendizagem, também chamadas de LMS corporativo, reúnem funcionalidades capazes de desburocratizar o controle de todos os processos do desenvolvimento de colaboradores. Esses sistemas contam com opções de gamificação, que te permite engajar os funcionários dentro da ferramenta e envolvê-los no curso.
Essa solução digital se tornou uma alternativa principalmente para quem deseja realizar treinamentos corporativos a distância, afinal, as plataformas de aprendizagem substituem a necessidade de aulas presenciais e salas de aulas físicas.
Por fim, conheça agora as vantagens de usar a gamificação em sua estratégia.
Equipe mais motivada
O que pode motivar mais um colaborador do que reconhecer e recompensar seus esforços e desempenho? Seja com sistema de pontuações, rankings ou metas, a gamificação tem o poder de apontar o progresso do aluno e ao mesmo tempo motivá-lo.
Após a conclusão de um módulo do treinamento, por exemplo, ou depois da aplicação de um teste, é importante que o próprio profissional consiga enxergar seu nível de desenvolvimento para que o mesmo siga envolvido nos processos de aprendizagem. Visualizar o progresso deixará sua equipe cada vez mais comprometida com os objetivos das aulas.
Além disso, os funcionários também podem exibir suas conquistas, premiações ou classificação em ranking, para os colegas, gerando uma competitividade saudável entre as equipes de trabalho. Se o objetivo é engajar, um curso gamificado faz com que os colegas de trabalho interajam entre si e busquem trocar informações sobre o que está sendo ensinado.
Treinamento rico e atrativo
Provavelmente, nenhum profissional vai se interessar em participar ou em se dedicar a uma capacitação completamente entediante e sem valor agregado. Por isso, é importante que a gamificação seja usada dentro de uma estratégia consistente de treinamentos corporativos, ou seja, aplicada através de uma tecnologia capaz de facilitar esse processo.
Usar a gamificação pode transformar um treinamento corporativo pouco atrativo em experiências extremamente ricas e divertidas. Em outras palavras, a gamificação faz com que o processo de aprendizagem do colaborador se torne mais agradável e estimulante. Além de ajudar os alunos a terem maior atenção nos conteúdos do treinamento, isso faz com que o aprendizado seja mais efetivo e os profissionais absorvam uma quantidade maior de informações.
Em um treinamento corporativo gamificado, além de adquirir novos conhecimentos e ganhar um certificado, o colaborador pode se beneficiar com uma experiência marcante em meio aos processos de aprendizado.
Com gamificação, cada atividade, teste, trabalho em equipe, competição e avaliação de desempenho agregam valor a trajetória do funcionário, deixando o mesmo cada vez mais alinhado com os objetivos da empresa e comprometido com a organização.
Retenção do conhecimento
Um dos maiores desafios do treinamento corporativo, seja presencial ou a distância, é a retenção do conhecimento. Normalmente, um treinamento é implementado de forma estratégica, com o objetivo de desenvolver competências e conhecimentos que o seu time ainda não tem. Por isso, é fundamental que todo conhecimento compartilhado nas aulas seja transformado em ações práticas no dia a dia da empresa.
Um dos fatores que mais dificultam a retenção de conhecimento são as distrações, o tédio e a falta de motivação. Por isso, utilizar os recursos da gamificação pode ser uma chave para tornar a jornada de aprendizagem do colaborador mais efetiva e prazerosa.
Em uma plataforma de aprendizagem, por exemplo, você pode garantir que o usuário não consiga desbloquear as próximas aulas sem alcançar os níveis ou os pontos necessários. Isso fará com que o funcionário não passe pelas aulas de forma superficial e retenha maior conhecimento sobre o conteúdo disponibilizado.
Está pronto para usar a gamificação em seus treinamentos?
Agora que você conhece mais sobre os benefícios da gamificação para treinamentos corporativos, é hora de usar essa estratégia a seu favor e manter seus colaboradores cada vez mais engajados.
A pergunta é, como fazer isso? A iZap Softworks, especialista no desenvolvimento de soluções digitais, possui expertise na criação de plataforma de gestão da aprendizagem, ou LMS corporativo.
Com uma solução digital criada especialmente para responder com eficiência às necessidades e requisitos do seu treinamento, além de integrar todos os processos de gestão da capacitação em um único local, você conta com recursos capazes de otimizar a experiência dos colaboradores, como a gamificação.
Com uma plataforma LMS para gestão do seu treinamento corporativo, você economiza tempo e dinheiro, afinal o desenvolvimento do conteúdo online evita gastos desnecessários com viagens, locações e impressão de materiais.
Além disso, você pode engajar sua equipe a qualquer hora e em qualquer lugar, evitando gastos com deslocamentos, mantendo sempre a qualidade do desenvolvimento e aprendizagem do seu time.
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