Conteúdos

16 agosto 2021  |  Por Victor Barboza

Veja como iniciar uma jornada de transformação digital industrial e quais os impactos dessa mudança.

A transformação digital se tornou fundamental para otimização e modernização da indústria, de modo geral. Essa mudança, entre outros aspectos da Indústria 4.0, já não é mais novidade para o mercado. Atualmente, gestores do mundo todo discutem sobre formas de implementar ações estratégicas utilizando a tecnologia em favor das organizações.

Nesse processo de adaptação das empresas, algo tem ficado claro: não basta apenas investir em uma tecnologia de ponta e esperar que ela traga todos os resultados esperados. Na transformação digital, é necessário investir em um processo de mudanças profundas, seja na cultura ou nas atividades da empresa, para obter uma jornada de sucesso.

Por isso, para se beneficiar da transformação digital industrial, além de conhecer bem seus benefícios e possibilidades, é essencial saber como iniciar sua implementação de forma correta.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe. Criamos este conteúdo especialmente para te auxiliar nesse assunto. Continue a leitura.

Qual a diferença entre “indústria 4.0” e “transformação digital”?

Antes de prosseguirmos no assunto, que tal esclarecemos alguns conceitos que permeiam o tema? Veja qual a relação entre indústria 4.0 e transformação digital.

Indústria 4.0

O termo indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, ganhou relevância e começou a ser usado com frequência após uma feira na Alemanha, em 2016. A ideia é explicar a modernização dos métodos e processos industriais na busca por evolução contínua. É justamente por relacionar tecnologia à otimização das operações industriais que este conceito está ligado à transformação digital.

Em outras palavras, a indústria 4.0 é uma evolução dos métodos tradicionais e das metodologias desenvolvidas ao longo das outras três revoluções industriais. Nesse caso, o foco está na inovação. Além de dar andamento no uso de tecnologias da terceira revolução, como computadores e internet, por exemplo, ela introduz novas abordagens e tendências, como automação, inteligência artificial e machine learning.

Transformação digital

Já a transformação digital envolve um processo mais amplo, impactando em todos os processos e atividades da empresa. A ideia é integrar sistemas físicos, digitais e biológicos, com pessoas e computadores dividindo o mesmo espaço de forma ágil e eficiente. Com isso, essa tendência não modifica apenas as operações, mas constrói toda uma cultura de inovação e melhorias contínuas.

De forma resumida, a transformação digital ocorre quando as empresas trabalham três pilares estratégicos de forma simultânea: tecnologia, processos e cultura. Por meio desses fundamentos, é possível gerar novas possibilidades de otimização, inovação, novos modelos de negócio, fontes de monetização, mudança de comportamento, entre outros impactos.

Os principais impactos da transformação digital na indústria

Não dá para negar que a integração entre pessoas e tecnologia foi fundamental para o crescimento da indústria nos últimos anos. A transformação digital abriu caminho para muitas tendências e benefícios que revolucionaram muitas empresas. Atualmente, fica difícil imaginar uma gestão eficiente sem o uso de softwares, automação, máquinas ou estratégia de dados, não é mesmo? Veja alguns dos principais impactos:

  • Ganho de eficiência operacional;
  • Melhor integração dos processos e setores;
  • Agilidade para responder às demandas do mercado;
  • Cultura de inovação e colaboração;
  • Melhora no atendimento e satisfação do cliente;
  • Melhor monitoramento de dados e atividades;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Menos burocracia; entre outros.

Como implementar e obter bons resultados?

Enfim, agora que você entendeu um pouco mais sobre os benefícios da transformação digital na indústria, veja como iniciar uma jornada de sucesso nessa tendência. Para alcançar bons resultados, é fundamental iniciar a implementação com um bom diagnóstico do nível de maturidade da organização em três pilares essenciais:

  • Tecnologia (maturidade digital);
  • Processos (organização);
  • Cultura organizacional (mindset preparado para inovação).

Após realizar esse tipo de avaliação, é preciso desenvolver um roadmap com as iniciativas que colocarão a empresa em uma efetiva transformação digital. Por isso é fundamental contar com uma equipe que esteja aberta à inovação e disposta a otimizar suas tarefas com o apoio de soluções digitais.
Por fim, vale a pena destacar a importância, além do diferencial competitivo, de contar com um parceiro tecnológico para te auxiliar na transformação digital.

A iZap Softworks é uma fábrica de softwares, especialista no desenvolvimento de soluções digitais e pode ajudar sua empresa no processo de otimização e modernização dos processos.

Precisa de alguma solução? Quer tirar alguma dúvida? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas. Clique aqui.

Postagens
Relacionadas