Conteúdos
13 fevereiro 2020 | Por Vinicius Melo
UX Flow: a importância do usuário em todo o processo de criação de um projeto
Desde a fase de pesquisa até a prototipagem, o UX flow preza pela participação do usuário em todo o processo de criação

Atualmente, oferecer um produto de qualidade com um bom preço é apenas parte do processo da inserção de mais uma opção no mercado. Em um ambiente saturado e competitivo, bons produtos podem acabar não atingindo todo seu potencial mercadológico por serem “mais do mesmo”.
Para mudar isso, tornar a experiência do usuário algo memorável é uma preocupação de todas as empresas, pois este fator se torna um diferencial oferecido pela marca. O customer experience, contudo, não é um processo simples.
Para desenvolver um produto que dialogue com o consumidor e atenda suas necessidades é necessário, primeiro, ouvir este consumidor. E para isso, nada melhor que envolvê-lo em todo o processo de desenvolvimento do produto. Venha conosco nessa nessa leitura e entenda mais sobre o UX Flow.
Um processo de muitas fases: o UX Flow (User Experience Flow)
Criar um site, um aplicativo ou qualquer outra interface digital requer um planejamento para que o projeto se desenvolva. Parte deste planejamento passa por levar em consideração o principal foco do produto, o usuário.
Desta maneira, a criação de um projeto normalmente tende a envolver o usuário em todas as suas etapas. Embora possa ser realizado de diferentes formas, os projetos geralmente possuem três importantes fases.
Na primeira delas, os responsáveis pelo projeto, alinhados com a demanda do usuário, buscam entender quais os principais pontos a serem explorados, desde a tecnologia até a aplicação nos dispositivos.
Em seguida, o projeto segue para uma fase de “pré-prototipagem”, onde o produto começa a ser esboçado. Nesta fase, uma etapa de validação, o resultado é apresentado ao usuário para que ele possa avaliar se a composição está de acordo com suas necessidades.
Por fim, dentro das adequações propostas na etapa anterior, os responsáveis pelo projeto desenvolvem sua parte estética e visual com o objetivo de gerar a melhorar experiência para o usuário.
O UI design e o UX design
No final do projeto surgem dois termos parecidos, também relacionados a experiência do usuário. O primeiro deles é o UI Design ou User Interface Design, a forma que o usuário tem para interagir e controlar um dispositivo, um software ou um aplicativo.
Esse controle pode acontecer por meio de botões, de menus e de outros elementos que geram uma interação entre o dispositivo e o usuário. Já o UX Design ou User Experience Design é o resultado proporcionado por essa interação, ou seja, a reação do usuário gerada pelo contato com o produto.
A principal diferença entre estes conceitos é que o UX está ligado a experiência do usuário e aos seus sentimentos, e a UI a maneira como o usuário alcançará essa experiência.
Nos dias de hoje, para a composição de um projeto de sucesso se tornou imprescindível a participação do usuário.
Gostou do nosso conteúdo?
Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos:
Extensões do Google Chrome que realmente protegem a sua privacidade
Design sprint: a junção da metodologia ágil com o design thinking