Conteúdos

4 dezembro 2019  |  Por Vinicius Melo

Automatizar processos é uma das tendências para os próximos anos.  No atendimento ao cliente, a automação agiliza o processo e reduz os custos, função que muitas vezes é realizada por chatbots. Você sabe o que são?

Sabe quando você entra em um site e logo aparece uma notificação com os dizeres “Posso te ajudar?”. Ou quando você recebe uma mensagem que confirma uma consulta ou o endereço para uma entrega?

Saiba que você está em um diálogo com um robô! Isso mesmo! Para ser mais preciso, são chatbots, softwares programados para agilizar e melhorar o atendimento ao cliente.

Esse sistemas estão presentes em diversos locais e são mais comuns do que você pode imaginar. Um deles, inclusive, pode estar na palma da sua mão agora mesmo. A Siri, um programa dos aparelhos da Apple, e o Google now, são assistentes robotizados criados para facilitar a vida dos usuários. Quer entender mais sobre essa tecnologia? Continue conosco neste post e veja tudo sobre eles.

O que são chatbots e como funcionam?

 

Os chatbots são softwares programados para conversar com humanos. Eles podem ser usados em sites, aplicativos e blogs. Os sistemas funcionam baseados em regras, ou em inteligência artificial, e desempenham diferentes papéis no atendimento ao cliente. 

 

Chatbots baseados em regras 

Com uma funcionalidade mais simples, os chatbots baseados em regras atuam por meio de palavras-chave. Durante a conversa com o cliente, o robô identifica essas palavras e, a partir de um banco de dados preestabelecido, ele esclarece uma dúvida ou oferece uma solução para o consumidor.

Quando o software não identifica nenhuma palavra, ele responde com frases padrões, como “desculpe, não entendi”. Em alguns casos, o sistema transfere o atendimento à um humano. Esses programas são comuns para tirar dúvidas rápidas, confirmar entregas, e realizar reservas e pedidos.

 

Chatbots baseados em inteligência artificial 

Mais sofisticados que a versão anterior, os chatbots baseados em inteligência artificial são programas que se aprimoraram constantemente. Alimentados por um banco de dados, os sistemas analisam todas as conversas mantidas com usuários e aperfeiçoam seu atendimento, podendo interagir de várias formas e em diversas situações.

Os chatbots baseados em IA são utilizados, por exemplo, em atendimentos e para gerar leads. Como o sistema armazena informações durante a conversa, ele pode, por meio das informações mais buscadas pelos usuários, sugerir pautas e conteúdos para o site ou blog da empresa.

 

Como e onde criar um chatbot?

 

Para criar um chatbot é preciso, primeiro, traçar quais os objetivos e em quais ambientes você usará o sistema. Você pode ter um chatbot voltado para vendas em sua página do Facebook, ou ter um robô que auxilia clientes com dúvidas em seu site, por exemplo.

Delimitada a atuação e os canais de atendimento do programa, é hora de escolher uma plataforma que pode te auxiliar na programação do chatbot. Listamos abaixo algumas delas, confira:

  1. Drift: a empresa possui planos gratuitos e de demonstração, e oferece funções como qualificar leads.
  2. Chatfuel: principal plataforma de chatbot para o Facebook Messenger, a Chatfuel oferece planos com início gratuito. Entre os serviços prestados estão a automatização de vendas e a qualificação de leads.
  3. Huggy: com planos de demonstração, a plataforma oferece, por exemplo, chatbots para qualificar leads e realizar atendimentos.
  4. Manychat: vendas de produtos, qualificação de leads e construção de relacionamentos. A plataforma oferece estes e outros serviços para Facebook Messenger e para SMS, com o início gratuito.
  5. Globalbot: a plataforma oferece serviços de atendimento ao cliente em sites, no WhatsApp e no Facebook de maneira automatizada. Os chatbots possuem inteligência artificial é com isso estão em constante aprimoramento.

 

Agora que você já sabe o que é um chatbot, conheça mais sobre outros temas frequentes em conversas do ramo tecnológico. Em nosso blog, você tem acesso a artigos sobre inteligência artificial, design thinking, microinterações e muito mais! Veja agora!

 

Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos:

A inteligência artificial como ferramenta de combate às fraudes financeiras
O que é Design Thinking e como ele pode ajudar as empresas?

Postagens
Relacionadas