Conteúdos
20 novembro 2019 | Por Victor Barboza
O que é Design Thinking e como ele pode ajudar as empresas?
Quando uma empresa deseja crescer de maneira criativa e eficiente, é mais do que necessário buscar estratégias inteligentes e coerentes em relação às expectativas do negócio.

É por motivos como esse que, atualmente o Design Thinking aparece com destaque, justamente por ser uma excelente alternativa para descoberta de novos caminhos e oportunidades.
Para esse método que, como o próprio nome diz: é a forma de pensar do designer, não basta apenas descobrir o problema, é preciso encontrar uma variedade de soluções. Dessa forma, ao utilizar esta estratégia, o empresário ganha em ideias e recursos, contribuindo de maneira significativa com o desenvolvimento de produtos e com a elaboração de projetos.
A lista de utilidades e vantagens do Design Thinking é longa. Por isso, preparamos um material para que você compreenda melhor os detalhes dessa inovação.
O que de fato é Design Thinking?
O Design Thinking é um conjunto de métodos e processos inspirados na abordagem dos Designers em relação aos problemas. Afinal, são profissionais criativos, críticos, que pensam fora da caixa e estão acostumados a buscarem múltiplas soluções para o mesmo tipo de problema. Poder usar isso em favor de toda a empresa parece incrível, não é mesmo?
A ideia é que assim como os designers, a empresa comece a olhar para os problemas enxergando oportunidades, encontrando novos caminhos e recursos para os problemas de rotina da organização. Fazem parte da tarefa: pesquisa, brainstorms, seleção de ideias e prototipagem.
No livro Change by Design, escrito por Tim Brown, o autor explica que o Design Thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que utiliza ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio.
Como aplicar o Design Thinking na sua empresa?
Antes de aplicar o design thinking na sua empresa, é importante estabelecer uma cultura organizacional e gerar uma mudança de mentalidade em todos. O espírito e foco dos colaboradores deve ser o de empatia, colaboração e cooperação. Dessa forma, conseguirão fazer com que a criatividade seja peça chave para assegurar o sucesso de toda a organização.
Quais são as etapas mais importantes do Design Thinking?
O Design Thinking, assim como outros métodos, possui processos e etapas para aplicação. Todas as fases desta solução busca inovação de maneira não linear, além da atribuição e descoberta de novos valores e significados para os projetos, serviços e produtos, assim como a construção do pensamento integrativo como ferramenta para a descoberta de soluções, tudo baseado na experiência do consumidor.
Indo direto ao ponto, separamos neste post as etapas mais importantes do Design Thinking. Continue a leitura e fique por dentro!
Empatia e compreensão: é nada mais nada menos do que se colocar no lugar do outro, despir-se de pressupostos e buscar entender todo o contexto e ações do outro, compreendendo e acomodando as perspectivas alheias.
Definição: após pesquisas, análises e reflexões, é necessário definir claramente qual é o problema, o que precisa ser resolvido ou desenvolvido.
Ideação: fazer um brainstorm colocando todas as ideias sem nenhum tipo de censura ou qualquer medo de errar. Isso te dará uma visão mais ampla de qual caminho pode ser percorrido.
Protótipo: é o processo que acontece após você optar por uma das ideias ou por um dos caminhos. O ideal é criar um protótipo, seja um desenho, maquete, ou qualquer projeto que simule seu produto final.
Teste: com o seu protótipo pronto, é importante testá-lo, não é mesmo? Dessa forma, você terá mais opções para ver o que faz mais sentido e tomar as melhores decisões em favor do seu negócio.
Por que utilizar o Design Thinking dentro das empresas?
Além desse método inovador tornar o seu negócio mais competitivo e produtivo, ele abre possibilidades enormes para melhorar os resultados de seus projetos e produtos. A partir da aplicação do design thinking no planejamento e na execução do seu projeto, você pode estudar e conseguir uma análise completa e profunda sobre seu cliente ou futuro usuário.
A partir disso, juntamente com uma gestão eficiente, sua empresa poderá se preparar com as melhores estratégias para que seus projetos atendam as expectativas do cliente, de maneira satisfatória.
Já que você chegou até aqui e te contamos os detalhes mais importantes sobre design thinking, tá na hora de você levar novidades para os processos da sua empresa. Para se preparar ainda mais, se inscreva em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre novas tendências e novas soluções criativas e administrativas. Clique aqui.
Aproveite e ouça agora o podcast que preparamos sobre o Design Thinking!
