Conteúdos
30 março 2020 | Por Assessoria de Imprensa
Como a inteligência artificial pode impactar o seu negócio
Você já parou para pensar em máquinas capazes de realizar tarefas? Parece algo muito longe da nossa realidade, não é mesmo? Pois é, mas já é uma realidade e faz parte da grande inovação tecnológica conhecida como inteligência artificial.

A verdade é que a cada ano que passa, evoluímos tecnologicamente e, com isso, nos deparamos com sistemas de inteligência artificial nos negócios, afazeres cotidianos e até mesmo dentro de nossas casas, como um verdadeiro robô industrial.
É claro que esses avanços afetam todo o âmbito que participamos, seja ele profissional ou pessoal. Mas no mundo corporativo, em específico, o avanço vem trazendo resultados impressionantes.
É claro que as empresas existentes ainda não tiveram o potencial de aproveitar esse tipo de tecnologia por completo. Mas isso não é um problema, tendo em vista que esse modelo está em amplo desenvolvimento. Porém, já é possível perceber mudanças significativas na maneira de fazer negócios e se relacionar com os clientes.
Esse tema é muito extenso e complexo, não é mesmo? Pensando nisso, produzimos um artigo bem interessante sobre como a inteligência artificial pode impactar o seu negócio. Pode parecer muito complicado, mas o resultado, quando bem implementado, pode ser fantástico. Continue a leitura e fique por dentro.
Saiba um pouco mais sobre a inteligência artificial
Antes de desenvolver mais sobre as formas de implementar esse tipo de tecnologia na sua empresa de envelope de segurança, por exemplo, é importante saber o que ele realmente significa. A inteligência artificial (IA) nada mais é que uma tecnologia que torna softwares capazes de simular o conhecimento humano de diversas maneiras.
De modo geral, as máquinas podem tomar decisões, resolver problemas e até substituir pessoas na realização de algumas tarefas. Dentro desse contexto, a IA precisa seguir pelo menos quatro propriedades. A primeira é simples: elas aprendem sempre que uma nova interação com os dados é realidade.
Além disso, ela é capaz de compreender diversos tipos de informação: textos, imagens, sons. Você pode até não acreditar, mas dependendo da configuração, eles podem até interagir de forma natural, como enxergar, falar e escutar.
Por fim, é possível que elas interpretem ideias e elaborar hipóteses, ou seja, eles possuem a capacidade de raciocinar. Enfim, a realidade é que, na prática, a IA vem sendo usada para criar soluções que facilitam a vida das pessoas e reduzem a carga de tarefas operacionais.
Essa tecnologia possibilita a otimização de tarefas
Atualmente, é quase impossível você encontrar alguma grande empresa de tecnologia que não conte com seus produtos assistentes virtuais, não é mesmo? São diversas: Alexa, da Amazon; Siri, da Apple; Google Assistente e Cortana, da Microsoft.
Esse tipo de tecnologia é instalada, normalmente, em dispositivos móveis. Eles funcionam por meio de uma voz com a qual o usuário pode conversar, fazer pesquisas e pedir recomendações de rotas de trânsito, entre outras tarefas.
Dentro do mercado de negócios, a funcionalidade que mais tem se destacado, principalmente para os grandes executivos, é a capacidade que esses assistentes virtuais possuem em agendar reuniões.
De modo geral, o profissional tem a possibilidade de marcar encontros rapidamente, conferir o cronograma do dia, verificar locais, horários de compromissos e receber comunicados da empresa em seu smartphone ou tablet.
Precisão ao analisar dados importantes
Bom, a verdade é que entender sobre inteligência artificial é sempre muito complicado, uma vez que elas possuem muitas complexidades. Os sistemas avançados de IA, em sua grande maioria, conseguem trabalhar captando, organizando e cruzando o grande volume de informações obtidos diariamente pelas empresas (Big Data).
Dentro desse contexto apresenta, há diversas possibilidades de traçar estratégias úteis para o negócio com base em dados relevantes, como comportamento do consumidor e desempenho dos funcionários.
De modo geral, é possível conseguir diversas possibilidades ao utilizar este tipo de ferramenta, como, por exemplo, saber quem são os melhores clientes para a sua empresa. Além disso, você pode checar quais os serviços e produtos que são mais populares e qual é a média de preço de cada um deles.
Não ache que acabou as vantagens, viu? Você pode conseguir checar, também, quais são os produtos e serviços que devem sair de linha. Por fim, mas não menos importante, você consegue aumentar a eficiência do marketing, além de personalizar o atendimento ao consumidor.
Conheça um pouco mais sobre a computação na nuvem
Você pode até não ter ideia, mas foi por meio da IA que acabaram surgindo a computação na nuvem. A ideia consiste em armazenar arquivos em servidores online, sem a necessidade de instalar aplicativos ou ocupar espaço no HD do computador.
O interessante dessa metodologia é que ela abre a possibilidade de acessar documentos por meio de qualquer dispositivo móvel, desde que ele esteja conectado à internet.
Vamos ser sinceros: atualmente é difícil encontrar alguma empresa que não faça uso dessa ferramenta. Enfim, isso trata, basicamente, de um método de trabalho amplamente difundido.
Esse tipo de tecnologia possibilita que tudo fique ainda mais ágil, e com sucesso garantido. de modo geral, a computação na nuvem proporciona menos tempo com retrabalho, atualização de documentos e envio de arquivos por e-mail.
As vantagens são diversas. Outra que podemos destacar é que a maioria dos sistemas trabalha com níveis de proteção. Isso significa que é possível impedir que dados sigilosos caiam nas mãos erradas. Assim, quando não houver necessidade de um colaborador acessar um tipo específico de informação, eles simplesmente não conseguirão fazê-los.
Enfim, o importante é saber como implementá-la e qual o motivo para que isso seja feito. A utilização da IA é diversa. E, olha só: não existe um segmento em específico para que ela comece a figurar na sua empresa.
Então, se você trabalha em segmentos como instalação de câmera de segurança, ou algo relacionado, pode ficar tranquilo. O resultado será o mesmo. Agora que você já sabe como implementá-la, aposte na tecnologia e tenha o melhor para sua marca.
Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos:
Cultura ágil: a busca por mais eficiência e agilidadeUX Flow: a importância do usuário em todo o processo de criação de um projeto