Segundo dados do Ibope E-commerce do Brasil, a taxa de abandono de carrinho é de cerca de 80% em todos os setores de lojas virtuais. Esse problema ocorre por vários motivos, como preço alto, política de verba mal esclarecida, impossibilidade de salvar o carrinho e voltar à ele durante uma próxima pesquisa, formulários para cadastro muito extensos, poucas opções de pagamento e demora na entrega. Apesar disso, existem formas de reverter e evitar o abandono de carrinho.

Listaremos algumas dicas que podem auxiliar sua loja a evitar um abandono de carrinho e aumentar a quantidade de consumidores que finalizam a compra:

 

#1 Frete Grátis

Uma das razões que mais levam os consumidores a abandonar o carrinho é o alto preço dos fretes, por isso a frase “frete grátis” pode ser um ótimo loja virtualatrativo e diferencial da sua loja. Para utilizar o frete grátis é melhor estudar a atitude do seu cliente e definir o melhor momento de incluí-lo. Também é necessário ver como e quando pode oferecer isso aos clientes, afinal será a sua loja que vai arcar com o custo.

É necessário ver quais as regiões que irão consumir o frete, em que parte é melhor aplicá-lo e ir testando aos poucos, para não ter prejuízo operacional. É interessante propor frete grátis acima de um certo valor de compras, incetiva o cliente a fazer uma grande compra de uma só vez, ao invés de ir comprando aos poucos. Além disso, costuma garantir maiores vendas. O importante é planejar, medir e executar.

 

#2 Preço competitivo

É importante ter o preço competitivo no mercado, pois na internet a facilidade que os clientes tem de comparar os preços é alta. Veja se seu produto tem condições de competir com os demais, lucre sem comprometer as vendas. Além disso, trabalhe com promoções, disponibilize cupons de desconto. Acima de tudo esteja atento aos interesses dos seus clientes, não adianta ofertar os exatos produtos que ninguém vem comprando no seu site, isso não vai mudar o interesse dos seus clientes, mas um produto que vem sendo colocado no carrinho com frequência sem finalizar a compra é um caso a se pensar.

 

#3 Avisos e chamadas

Uma forma de evitar o abandono é colocar chamadas simples por email e no site, “você não concluiu a compra”, para alertar o consumidor desavisado de que ele ainda tem chance de finalizar. Outra dica útil é atrair aqueles que estejam muito interessados com descontos especiais, via e-mail, em relação aos produtos que foram colocados no carrinho. Muitas vezes um desconto simples de 10% vai fazer seu consumidor voltar e finalizar as compras.

 

#4 Cadastro

Simplificar o cadastro é essencial! Caso o cadastro for complexo, o consumidor pode cansar e sair do site, buscando o seu concorrente. Fique atento, não coloque informações desnecessárias no cadastro, somente aqueles importantes para realizar a compra. Disponibilize o preenchimento automático do endereço pelo CEP e apresente informações para os campos mais complexos do cadastro, como senha e dados de cartão de crédito.

 

carrinho loja virtual#5 Recuperação de carrinho

É possível que seu cliente volte atrás na idéia e queira refazer a compra logo após ter desistido do carrinho. Por isso, ofereça a possibilidade de recuperação do carrinho para facilitar o processo. Também é importante ter esses dados, pois poderá enviar e-mails marketing direcionados a cada público com interesses específicos. Outro ponto interessante são as listas de desejo, deixe clara essa opção para o usuário para caso ele não queira finalizar a compra no momento, ele salvar o produto. Dessa forma, quando ele retornar para a compra já terá realizado metade do processo de compras e você pode realizar ofertas diretas aos produtos de maior interesse.

 

#6 Comunicação eficiente

Deixe as opções de pagamento (boleto, cartão de crédito etc.) claras e esteja sempre aberto a conversar com o cliente em algum canal, seja pelo e-mail ou facebook. Isso vai deixar seu site mais confiável e seguro, aos olhos do cliente.

 

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