O Facebook possui mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo, sendo que mais de 90 milhões são brasileiros. O Brasil possui cerca de 200 milhões de habitantes e cerca de metade desta população já está conectada na internet. Ou seja, o facebook é a ferramenta ideal para sua empresa investir tempo e dinheiro, pois com certeza muito de seus clientes estão lá.

Por isso, elaboramos algumas dicas para ajudar a sua empresa a ganhar o próprio espaço no facebook, convertendo em vendas.

 

#1: Uso dos Gifs

GIF do facebook

Regularmente o facebook altera sua plataforma, principalmente na administração de páginas. Elas tem como objetivo melhorar e desenvolver a publicidade dentro do facebook. Os anúncios podem ser feitos de diversas formas no facebook, sendo que agora pode-se utilizar GIFs.

O que é Gif?

O termo GIF significa Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio de imagens), é um formato de imagem de mapa de bits muito usado, seja com imagens fixas, animações ou vídeos da Gretchen.

Os GIFs são uma espécie de vídeo curto. Você pode baixar GIFs prontos na internet em sites como o GIPHY ou confeccionar os seus próprios. Dá até para montar GIFs no photoshop para quem já manja os paranauê da ferramenta.

Vantagens dos Gifs

Gifs chamam mais atenção do que imagens estáticas. Além disso, o GIF pode contêm alguns segundos de vídeo sem som, a transmissão de uma mensagem ou idéia ocorre de maneira mais rápida.

 

Criar um Gif

Com facebook

Os anúncios utilizando GIFs podem ser úteis  e são parecidos com a montagem de vídeo. Utilize o gerenciador de anúncios e escolha um formato de anúncio com suporte a vídeo. Quando for escolher a mídia, busque um arquivo com formato GIF. Anteriormente, para postar um Gif no facebook era necessário copiar o link da imagem (que estava hospedada em outro site). Com a atualização, é possível criar e hospedar o Gif na sua página!

como fazer gif no facebook

Selecione no local indicado

 

como fazer um gif

Selecione as imagens e o tempo adequado

 

como criar gif

Seu Gif já está pronto

Sem facebook

Caso ainda esteja no paranauê básico do photoshop para criar GIFs, você pode utilizar um sotware online simples. O GIF creator é o mais comum. Também pode baixar no seu computador o GIF Construction.

 

#2: Uso de emojis

emoji facebook

Os emojis são amplamente conhecidos e utilizados na internet, devido à sua capacidade de amplificar sentimentos em mensagens compartilhadas. Empresas também já estão utilizando os emojis para atrair e reter a atenção de seus clientes. Por isso, aqui vão algumas dicas para empresas que se interessam em usar emojis em seu facebook ou blog e ainda não sabem como.

Atração dos emojis:

Emojis podem não parecer profissionais, porém usando-os de forma certa e sem exageros, eles podem se adequar a conversas profissionais. Cientistas já estudam o uso de emojis e afirmaram que costumamos lê-los como se fossem rostos humanos fazendo com que a relação de conversa entre ambas as pessoas se tornem mais próximas. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bangor em 2015 descobriu que 72% dos participantes entre 18 e 25 anos se sentiam mais confortáveis ​​se expressando usando emoji do que palavras.  Por isso, mensagens sem emojis podem receber menor atenção e ser menos atrativas, principalmente quando se trata de redes sociais, como o facebook.

Emojis contam histórias

É possível utilizar emojis de forma profissional no facebook até mesmo contando história. Existem milhares deles, sendo que o emojipedia pode te auxiliar a descobrir todos, sendo que existe uma parte especialmente para os emojis do facebook.

Por isso, é possível utilizá-los em sequencia, contando uma história. Exemplo disso é a marca Lola Cosmetics, que faz uso de muitos emojis para um público moderno:

emoji no fb

Marcas que querem passar a sensação de modernidade e bem estar para o público tem usado e abusado de emojis, tanto no corpo do texto quanto nas respostas, como o Guaraná Antártica:

emoji no fb

 

#3 Vídeos

vídeo facebook

Por meio de vídeos você atrai a atenção dos consumidores e converte em compras de forma mais rápida e eficiente.

Quer saber como fazer vídeos marketing para facebook com celular? Clique aqui!

 

#4 Facebook ads e o impulsionamento

facebook ads

Quando você já conhece a sua persona, o facebook ads é um bom investimento, pois gera bastante resultado. Faça um bom planejamento, defina um público alvo, elabore um texto de impacto e defina o tipo de pagamento, por clique ou assinatura.

O que é facebook ads?

Facebook ads são anúncios publicitários veiculados na plataforma do facebook. Podendo ser dos seguintes tipos:

+ Impulsionar publicações: Essa ferramenta é ótima para promover um post em que você deseja aumentar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

+ Promover a sua Página: São anúncios cujo o objetivo é promover o conhecimento e curtidas na sua página. Você poderá adicionar uma imagem e uma breve descrição sobre sua página.

+ Enviar pessoas para o seu site: Esse é o tipo de anúncio ideal para direcionar o tráfego do Facebook para uma página externa. Ele pode ser utilizado para ofertas, download de conteúdos, ingressos para algum evento, conhecer outros serviços e produtos, dentre outros.

+ Aumentar conversões no seu site: Se seu objetivo é vender um produto ou capturar leads, você adicionará um pixel – ponto luminoso do monitor que, juntamente com outros do mesmo tipo, forma as imagens na tela – do Facebook na página de “Obrigado” ou “Confirmação de compra” para quantificar quantas pessoas concluíram o objetivo dentre os que clicaram no seu anúncio.

+ Obter instalações para seu aplicativo: Caso sua página possua algum aplicativo especial é só veicular esse anúncio e ele aparecerá no Feed do seu público. Quando alguém clicar no anúncio, será levado diretamente à página de instalação.

+ Aumentar o envolvimento com seu aplicativo: Esse anúncio também aparece no Feed do seu público, porém, ao invés de direcionar para a página de instalação, ele leva direto à parte do aplicativo para onde você quer que o público vá.

+ Alcançar pessoas próximas à sua empresa: Coloque o endereço da sua loja ou o local do evento e estipule um raio de alcance. Através da geolocalização, o facebook consegue identificar quantas pessoas estão próximas à você e exibir seus anúncios a elas.

+ Aumentar a participação no seu evento: Como o nome já diz, você pode promover um evento criado no Facebook através de anúncios.

+ Fazer as pessoas obterem sua oferta: No facebook é possível criar e anunciar ofertas exclusivas por meio de cupons promocionais. A ferramenta também permite controlar o número de cupons, data de validade, localização e termos de participação.

+ Obter visualizações do vídeo: Para divulgar um vídeo promocional ou o conteúdo da sua página, você pode ampliar a divulgação do seu vídeo através dessa ferramenta. Da mesma forma que os outros anúncios, você deverá escolher seu público e segmentação.

 

#5 Benchmark

benchmark facebook

Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. Para isso, estude como seus concorrentes usam o Facebook. Outro processo interessante é importante estar atento aos cases de sucesso, mesmo aqueles que são de outros segmentos.

Com essas dicas sua empresa vai fazer sucesso no facebook e converter seu público alvo em clientes.

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