As Redes Sociais são fundamentais para as empresas, pois permitem que seus clientes interajam com sua página, dando opinião sobre o seu produto ou serviço, além de possibilitar maior contato com seu público alvo e, consequentemente, a conquista de novos clientes.

Porém, ao criar páginas no Facebook e Instagram existem várias dúvidas que ainda incomodam muitos empreendedores e gestores, por exemplo:

  • qual o tamanho certo da capa do facebook,
  • qual a dimensão de um post no instagram,
  • como programar um post em ambas.

Por isso, elaboramos aqui um guia funcional para todos os que ainda não estão familiarizados com os mecanismos das redes sociais e querem evitar retrabalho. Confira!

 

Facebook

O Facebook é a rede social mais importante atualmente. Em uma pesquisa realizada pela Conversion, foi apontado que 97% dos consumidores digitais frequentam o faceboook, sendo que 71% acessam todos os dias. Isso atrai a atenção de diversas marcas, existindo cerca de 16 milhões de fã pages no facebook, segundo a Zephoria.

A rede social de Zuckenberg oferece vários tipos de postagens, imagens, arquivos, vídeos e links. Tendo a possibilidade de acompanhamento dos resultados e oferecendo relatórios de desempenho da página. Ou seja, é uma ferramenta bem completa para quem trabalha com marketing digital.

Porém, para se destacar em meio a uma quantidade absurda de concorrentes e de público alvo, é necessário investir na qualidade. Não adianta ter uma página que não alcança o público para o qual você quer vender, por isso, utilize imagens e vídeos atraentes, pois convertem muito mais que textos e links.

O Facebook aceita imagens de 2048 x 2048 pixels, porém existem diferenças entre a visualização em desktop, smartphones e tablets.

Por isso, é importante seguir as medidas abaixo:

 

tamanhos facebook

 

 

tamanho facebook

 

 

O Facebook tem o seu próprio código a respeito do tamanho das imagens de perfil e capa. Assim, quando criar a página da sua empresa coloque a foto de perfil quadrada, para evitar que a imagem seja cortada, comprometendo a qualidade da identidade gráfica. O tamanho padrão é de 180 x 180 pixels.

Nas fotos de capa, é essencial dimensões de 828 pixels de largura por 315 pixels de altura em desktop e  651 pixels de largura por 176 pixels de altura para serem exibidas em smartphones e tablets. Utilize o formato JPG, com menos de 100 KB para não distorcer e não ficar pesado.

 

tamanho imagens facebook

 

Exemplo de post carrossel:

carrossel de post

 

Exemplo de post comum:

post facebook

 

Instagram


O Instagram é uma rede voltada à imagens, onde também é possível criar anúncios, aumentando o engajamento dos usuários da rede, além de também permitir uma grande variação de formas de postagens, juntamente com a possibilidade de analisar relatórios de desempenho. Como é uma rede voltada totalmente para as imagens, a preocupação com elas deve ser imensa.

Por isso, siga as especificações abaixo para não carregar fotos com baixa qualidade e mostrar falta de profissionalismo ao seu público alvo:

 

 

Ferramentas para auxiliar na gestão das redes sociais

Algumas ferramentas ajudam na gestão das redes sociais, ficando mais produtivo e fácil de acompanhar sem que haja atraso ou erro de publicação. Veja alguns aplicativos que vão te ajudar a fazer a administração das redes:


Trello

Trello é uma ferramenta fácil para organizar temas voltados ao marketing de conteúdo. Nele existe a possibilidade de ver sua estratégia em um só lugar, fácil de encontrar e de gerenciar. Com o Trello, você cria quadros, listas e cartões.

 

trello

Os quadros são usados para temas gerais como “marketing de conteúdo”. Neles é possível organizar o fluxo de trabalho por calendário e, inclusive, deixar visível e editável para todos da sua equipe de marketing.

Crie listas e cartões e tenha um espaço para armazenar suas estratégias e temas para posts.


Hootsuite

O Hootsuite é um gerenciador de contas de redes sociais. No plano pago, permite postar e acompanhar o resultado de várias redes sociais ao mesmo tempo, incluindo o Facebook e o Instagram.

 

evernote

Sua principal funcionalidade é um encurtador de links juntamente como o agendamento de posts. Nele é possível fazer buscas por palavras-chaves, apesar de não permitir a segmentação por país ou região. O custo é a partir de 9 dólares por mês, no plano básico, que permite apenas um relatório grátis e um único usuário.


Evernote

Com o Evernote é possível gravar as reuniões feitas com os clientes ou mesmo da sua empresa, criar pastas e separar os assuntos por tags. Além disso, você pode subir arquivos - como posts - e gravar todos em um local acessível no desktop ou no smartphone.

 

hootsuite

Saber o tamanho certo para produzir posts e saber organizá-los e programar suas publicações é essencial para que sua equipe trabalhe com eficiência ao promover o conteúdo de sua marca. O importante é criar material com qualidade e boa resolução, que transmita uma mensagem e chegue até o público alvo (seu ou do seu cliente).


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