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9 janeiro 2017  |  Por Julia Drumond

Veja aqui algumas dicas que vão auxiliá-lo a vender na rede social específica para fotos, o instagram.

 

O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais de 400 milhões de usuários. O Brasil tem uma presença considerável nessa rede, quase 8% desse total, próximo a 32 milhões de pessoas. Isso torna essa rede uma ótima oportunidade de investimento e contato com o cliente.

As redes sociais, em geral, tornam o contato entre o lojista e o cliente muito mais direto, com elas é possível compreender os desejos, as dúvidas e as vontades de forma rápida e fácil. Por esses motivos, é essencial utilizar as redes para aumentar as suas vendas e fortalecer sua imagem no mercado. Veja aqui algumas dicas que vão auxiliá-lo a vender na rede social específica para fotos, o instagram.

 

Planejamento

Kevin Systrom mostra novo Instagram Direct (Foto: Reprodução/Instagram)

Antes de começar sua publicidade via instagram é importante pensar se faz sentido sua marca estar nesta rede. Isso porque o Instagram é uma rede para fotos, logo é necessário pensar se os seus produtos são realmente visuais (exemplo: móveis, acessórios, roupas, tatuagens etc.). Caso a resposta for sim então esta pode ser uma boa rede para divulgação da sua marca.

Comece pensando na sua persona e se ela está no instagram, se os conteúdos postados por você vão charmar atenção e se vai passar seu tempo olhando sua rede. Caso o seu consumidor não seja o tipo de pessoa que vai usar o instagram, não perca tempo com a criação. Caso seja, comece a criar a conta do instagram.

Na descrição do instagram seja direto e objetivo, além de colocar o link do seu site (caso tenha e caso não a Izap te ajuda) e das outras redes sociais.

 

Como começar

Se você está começando agora, entre no instagram usando a conta do Facebook. Dessa forma, o instagram vai avisar aos seus amigos que você entrou nesta rede com o nome de usuário da sua empresa.  Isso é importante, pois as pessoas mais próximas, como amigos e parentes, são as que tem mais possibilidade de começarem a impulsionar o sua empresa.

Portanto, não esconda a sua empresa, divulgue para todos que puderem ajudar, isso é importante para começar a ganhar visibilidade na internet.

 

Dicas:

#1 Mostre seus produtos

O instagram é basicamente visual, então atraia seus consumidores com o que mais interessa: seus produtos. Tire fotos bonitas e divertidas e, caso seja uma loja de roupas, por exemplo, mostre fotos de alguns clientes utilizando sua marca. Isso da visibilidade e os atrai, para acompanhar as fotos e mandá-las para você.

Apesar disso, não poste apenas o seu produto no instagram. Leve em consideração a sua persona e pense no conteúdo que seria interessante para ela saber e acompanhar. Busque referências, capriche nos enquadramentos e use aplicativos de edição de imagens.

 

#2 Crie descontos e promoções

O instagram é uma rede basicamente voltada à mostrar imagens, portanto, se você falar sobre suas promoções apenas na legenda existe a chance do seu consumidor não ver e não aproveitar a oferta. Por isso, insira seu desconto, promoção ou código promocional na imagem, para que o cliente perceba mais facilmente a oportunidade. O texto não deve ocupar um grande espaço na área da imagem, para que ainda seja atraente ao cliente.

Você também pode anunciar sorteios. Para participar, peça para que os interessados sigam a sua marca no Instagram e marquem dois outros contatos nos comentários, por exemplo. Depois de realizado o sorteio, divulgue na rede. Isso vai fazer com que o interessado comece a te seguir e ainda indique amigos.

 

#3 Hashtag

O que é hashtag?

Esse símbolo que colocamos no início de cada tópico (#) é a famosa hashtag. Elas são como palavras chave que vem coladas no símbolo da uma tralha ou jogo da velha. O objetivo das hashtags é agregar assuntos relacionados em uma busca.

É uma forma de marcar seu conteúdo e permitir que ele seja encontrado por pessoas com interesse naquele tema, mas que ainda não seguem você.

Ainda levando em consideração a sua persona, faça uma lista das coisas que ela provavelmente deve gostar e que tenham relação com a sua marca. Utilize tanto palavras em português quanto em inglês.

Além de usar hashtags mais genéricas, é legal que você também crie alguma exclusiva para a sua marca.

 

#4 Interaja com seu cliente

Conseguiu seguidores? Mantenha-os! Quando alguém fizer uma pergunta, seja em um post ou via direct (recurso que permite enviar mídias – fotos e vídeos – diretamente para um ou mais amigos). Isso vai passar uma boa impressão para aqueles que acompanham suas publicações.

 

#5 Direct

O direct é um serviço para enviar mensagens diretamente a um ou mais amigos, como foi mencionado no tópico anterior. Ele pode ser utilizado no seu negócio para conversar com o cliente e dar informações que não são divulgadas na página, como preços, assistência, tirar dúvidas etc.

 

#6 Use Instagram Ads

O Instagram Ads, assim como o facebook ads, é a plataforma de anúncios do Instagram. Nela, os posts patrocinados aparecem nos formatos: fotos, vídeos e carrossel de imagens. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões no seu site ou página do instagram.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade e atração na sua estratégia. Além disso, os vídeos curtos, fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços.

Os anúncios no Instagram dão um grande poder de segmentação aos anunciantes. Elabore imagens e legendas, portanto, direcionadas à sua persona específica, pensando em questões como: idade; gênero; interesses gerais (música, esportes, tecnologia); interesses de consumo; localização geográfica e dispositivos de acesso.

 

Quando postar no Instagram?

Instagram

Pense na rotina da sua persona e os horários em que ela não está ocupada, de forma que pode estar usando o instagram tranquilamente. Um estudo da Mavrck, analisando 1,3 milhões de posts do Instagram, constatou que marcas geram mais engajamento entre as 6 da manhã e o meio-dia. Isso porque as pessoas vão ao instagram neste horário, porém a frequencia de publicação é baixa, de forma que você não vai precisar lutar para chamar a atenção do usuário.

 

Com essas dicas, esperamos que seu negócio garanta mais vendas e você tenha mais leads.

Gostou do nosso artigo? Leia também dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual.

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