Empreendedores de diversas áreas se questionam muito sobre esse assunto nos dias atuais. Afinal, com mais de meio bilhão de pessoas conectadas todos os dias, o Facebook é um fenômeno na internet e no mundo dos negócios. Porém, criar um site profissional para a sua empresa apresenta soluções completas, algo que as redes sociais não possuem.

Por isso, algumas das maiores dúvidas são:

  • Qual estratégia de marketing digital deve focar, na criação de site ou de redes sociais?
  • Se eu possuir um, será necessário possuir o outro?
  • Como ocorre a administração e gestão do conteúdo em cada uma dessas plataformas?

Leia o artigo e descubra mais sobre o assunto:

 

Diferenças entre

criar site/criar perfil no Facebook

Toda estratégia de marketing digital deve ser focada no cliente e em como atingi-lo. Afinal, é por meio disso que você aumentará seu alcance e, consequentemente, seus lucros. Dessa forma, é necessário entender quais são as funções do site e do facebook para o cliente.

O site é a porta de entrada do seu negócio. Ao criar um site é importante atentar ao fato de que ele precisa estar customizado de acordo com a identidade visual do seu negócio, apresentando sua marca no mundo virtual. O site compartilha os valores da empresa e divulga produtos e serviços, oferecendo informações que podem ser entendidas como mais confiáveis que aquelas na rede social. Afinal, ao fazer um site, você quer que ele passe uma imagem de profissionalismo e seriedade que não é o objetivo principal de uma rede social.

site ou página?

Redes sociais são utilizadas para aproximação com o público, bem como divulgação dos seus serviços. É mais fácil conhecer uma loja pelo perfil dela no facebook (a menos que você utilize os links patrocinados do Google), pois é possível impulsionar a página e as publicações, focando no seu público alvo. Como o consumidor atual pesquisa muito antes de realizar uma compra, o facebook também pode te ajudar a criar uma imagem positiva para a empresa, por meio de reviews de clientes e avaliações.

Portanto, os dois são essenciais se você está focado em fazer uma boa estratégia de marketing e divulgação. O site funciona como a fachada da sua loja, atraindo clientes e, no caso de lojas virtuais, finalizando a compra e gerando lucro. O facebook, por outro lado, é aquele responsável por captar os seus clientes, gerando interesse e confiança pelo negócio.

 

Função do site e estratégia de marketing

Como mencionamos anteriormente, o site representa o seu negócio no mundo da internet. Portanto quando você cria o site com profissionais, aumenta a confiabilidade da sua empresa e permite atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Além de ser capaz de adicionar outras plataformas, como blog, aumentando a experiência do cliente e levando um conteúdo de qualidade para ele. Com um blog, a chance de fidelizar o seu público é bem maior, pois, assim como uma revista, se ele tiver periodicidade de postagem (e qualidade, para atração), o cliente sempre irá voltar ao site em busca de novas informações.

marketing

Ao fazer um site, o espaço da página também pode ser utilizado como a empresa desejar, sendo possível apresentar a missão, valores e visão de negócio, passando uma imagem de responsabilidade para o público que o empreendedor visa conquistar. É possível, por meio do Google Analytics, mensurar os resultados e ir adaptando toda a sua estratégia de marketing. Assim, com análises, fica mais fácil acertar a estratégia.

Assim, resumidamente, as vantagens de criar um site são:

+ Capacidade de personalização: o site é a cara do seu negócio e o representa;

+ Organiza as informações: possibilidade de dividir as informações em vários setores, incluindo a missão e valores;

+  Mensuração de resultados: utilização do Google Analytics para saber os resultados do seu negócio;

+ Marketing de conteúdo: por meio do blog, oferecer informação de qualidade e atrair seu público até você.

 

Função das redes sociais e estratégia de marketing

A sua página, principalmente no Facebook (porém, é possível utilizar também o Linkedin e o Instagram), oferece proximidade com o cliente. Com ela você pode investir no marketing digital, remetendo links para o seu blog e criando imagens e vídeos que retenha a atenção do seu cliente.

Invista em conteúdo visual, em divulgação de blog, promoções e sorteios. Chame a atenção para sua página, gere engajamento. Não adianta se ele tiver 50 mil curtidas e um engajamento baixo de 5 curtidas por publicação.

Também foque na sua reputação online, quantos mais reviews bons e comentários positivos de clientes você tiver, maiores as chances das pessoas confiarem no seu produto. Atualmente, a maioria das pessoas pesquisam nas redes sociais antes de fechar uma compra online.

social media

A fan page oferece versatilidade e, o mais importante, proximidade com o cliente. Por meio dela, é possível divulgar seus produtos e serviços, estreitando o relacionamento com a sua audiência através de conteúdos relevantes e interessantes.

Fotos, vídeos e textos são apenas alguns dos conteúdos que você pode compartilhar pela sua página do facebook. Além disso, os consumidores buscam por indicações antes de realizar qualquer compra, de forma que é essencial ter bons reviews na sua página para chamar a atenção do seu público-alvo e gerar credibilidade. Com uma boa reputação online, a propaganda boca-a-boca funciona ainda melhor.

A fan page também é gratuita e rápida de criar. Em poucos minutos você cria sua página e ainda pode convidar toda sua rede de contatos para curtir.

Portanto, as vantagens das redes sociais são:

+ Interação com o cliente: possibilidade de ter um canal aberto à dúvidas e comentários;

+ Gerar uma boa reputação: essa boa reputação pode aumentar seus lucros;

+  Redes sociais são gratuitas e fáceis de criar: ou seja, é uma estratégia que consome pouco dinheiro, inclusive possuindo um preço menor nos impulsionamentos que os links patrocinados;

social media

Conclusão

Para uma estratégia de marketing bem sucedida, recomendamos, pelo menos, que você crie um site paro o seu negócio e tenha o Facebook para divulgação. Dependendo do perfil do seu empreendimento, fazer uso de outras redes, como Instagram e Linkedin, pode ser um diferencial e atrair mais leads. O importante é mostrar a transparência e confiabilidade que o uso de redes sociais + site gerará nos clientes.

  

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