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2 agosto 2019  |  Por Vanessa Nardine

Provavelmente, você já deve ter desistido de continuar visualizando um determinado site ou e-commerce por achá-lo inseguro, não é mesmo? Diversos fatores podem causar essa sensação de insegurança nos visitantes de um site, um deles é a ausência do cadeado ao lado da URL, que é usado para identificar os sites que possuem o certificado SSL/TLS. 

Não sabe o que é o certificado SSL/TLS e a sua importância para seu site? Continue a leitura para descobrir. 

 

O que é Certificado Digital SSL/TLS?

 

Como já visto, o cadeado que fica ao lado do endereço eletrônico da página que está sendo acessada é o símbolo do certificado SSL/TLS. Porém, o que significam essas siglas? A sigla SSL é a abreviação do termo em inglês “Secure Sockets Layer” e o TLS “Transport Layer Security”, ambos dão nome ao protocolo padrão internacional de segurança, que garante a troca de informações sigilosas na Internet.
O SSL/TLS foi desenvolvido com o objetivo de tornar seguro o envio e o recebimento de informações pessoais nas transações efetuadas na internet, como por exemplo, nas compras efetuadas nos e-commerces e pagamentos de contas nos sites de bancos.

 

 

Como o Certificado Digital SSL garante a proteção das informações na internet?

 

O certificado SSL/TLS usa o sistema de criptografia para garantir a proteção das informações enviadas pela web. Em sites e e-commerces que têm o certificado SSL/TLS, informações como senhas, números de cartão de crédito e documentos, são codificadas e enviadas para o destinatário, onde apenas ele tem acesso às chaves que as decodificam. Através deste sistema, fica garantindo que hackers e/ou softwares maliciosos não terão acesso aos dados, impedindo o uso indevido das informações. 

 

Motivos para ter o certificado SSL/TLS no seu e-commerce e/ou site

 

Aumenta a confiabilidade dos sites e e-commerces

Todos nós sabemos das “dores de cabeça” que podemos ter quando inserimos dados pessoais, como números de cartões de crédito, débito e documentos de identificação em sites não confiáveis. Por isso muito usuários ainda não realizam compras pela internet, por acreditarem que os dados pessoais informados ficarão vulneráveis e passíveis a fraudes.

O certificado SSL/TLS transmite confiabilidade aos visitantes dos sites e e-commerces. Desde o ano de 2018, os sites de busca alertam os usuários sobre as plataformas digitais que não possuem o certificado SSL/TLS, fazendo os visitantes desistirem de acessá-las.

Ter o certificado SSL/TLS no site e/ou e-commerce da sua empresa, mostrará aos seus possíveis clientes que a marca se importa com a segurança dos dados coletados sobre eles, aumentando a autoridade da empresa e, consequentemente, as vendas.

 

Permite a opção de pagamento no cartão de crédito online

Ter a opção de pagamento no cartão de crédito no seu e-commerce, aumenta as chances dos seus clientes finalizarem a compra. Porém, para oferecer essa forma de pagamento, é necessário que o e-commerce siga um conjunto de exigências do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que em tradução livre para o português significa, “Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão”.

Segundo o PCI DSS, as plataformas onlines que desejam receber pagamentos em cartão de crédito ou débito, devem seguir uma série de requerimentos e procedimentos que promovam a segurança dos dados dos portadores do cartão. O certificado SSL/TLS está entre os requerimentos exigidos, ele garante aos clientes e operadoras dos cartões, que os sites e e-commerces com o certificado ofereçam um ambiente online protegido para as transações de pagamento, sendo seguro contra ataques de invasores.

 

É um dos fatores de rankeamento do Google

Aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca do Google, coloca as marcas em destaque para os clientes potenciais, por isso estar em destaque nos sites de pesquisa é o objetivo da grande maioria das empresas. Entretanto, para conquistar um lugar de destaque nos resultados de pesquisa do Google, é necessário que o site e/ou e-commerce esteja de acordo com diversos fatores de rankeamento usados para determinar a nota de SEO, responsável por determinar as posições nos resultados de busca.

Segundo anunciado em 2014 pelo Google, o certificado SSL/TLS está entre os diversos fatores que determinam o rankeamento dos sites e e-commerces, ou seja, as plataformas virtuais com certificado terão melhor ranqueamento em relação às que não possuem.

 

O Chrome sinaliza como não seguros às plataformas digitais sem certificado SSL/TLS

Provavelmente você já deve ter visto esse alerta quando tentou acessar um site ou e-commerce usando o navegador Chrome.

 

imagem aviso de página sem certificado de segurança

Fonte: site TechTudo

 

Criado pelo Google em setembro de 2018, o alerta tem como objetivo avisar aos visitantes os sites ou e-commerces que não possuem o certificado SSL/TLS e que por isso não é seguro acessá-los. Tal medida visa aumentar a segurança no ambiente online e incentivar as empresas a adotarem o certificado SSL/TLS.

Com base em tudo que foi apresentado acima, fica claro que ter a certificação SSL/TLS no site ou e-commerce da sua empresa não é mais um diferencial, mas sim um requisito. Pois
a certificação SSL/TLS ajuda no SEO das plataformas digitais, aumenta a confiabilidade da marca e, consequentemente, impulsiona as vendas.

 

Não tem o certificado SSL/TLS no seu site ou e-commerce? Entre em contato, nossos especialistas podem te ajudar.

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