Estar na internet não é o suficiente para garantir que sua loja virtual, site empresarial ou blog consigam ter destaque e cheguem até o seu público alvo. Para isso é imprescindível ter conhecimento e saber o que é SEO e como aplicar essa técnica de otimização para mecanismos de pesquisa.

SEO é algo que muita gente já escutou falar e até sabe o que significa, mas colocar em prática nem sempre é tão fácil. Otimizar seu site para motores de busca é essencial para uma estratégia que pretende recolher bons resultados e, consequentemente, gerar mais vendas. Neste artigo colocamos tudo o que você precisa saber sobre SEO e como garantir que ele funcione a favor da sua empresa.

O que é SEO?

É uma sigla em inglês que significa Search Engine Optmization ou Otimização de Motor de Busca. Assim, SEO é um conjunto de técnicas e ações que facilitam a indexação de uma página em ferramentas de busca, de acordo com a as palavras-chave otimizadas.

o que é seo

Ferramentas de busca, de forma que todo mundo entenda, significa “Google”, “Bing”, mas principalmente o Google. Quando seu site está com bom posicionamento no Google, aparecendo entre os primeiros resultados, as suas oportunidades de negócio melhoram muito na internet, é isso que saber o que é SEO fará você conseguir. Afinal, quando as pessoas querem saber sobre produtos e serviços que pretendem comprar, 94% delas utilizam o Google e 90% olham apenas a primeira página do mecanismo de busca.

Portanto, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web, gerando maior alcance do seu negócio e aumento dos lucros.

Parece ótimo, não é?!

Por isso, elaboramos uma explicação passo a passo dos principais conceitos de SEO e quais as estratégias principais para atingir os primeiros lugares do Google.

Processo de pesquisa no Google 

Uma pessoa acessa o Google buscando atender às suas necessidades, seja de conhecimento, de compras, de respostas para dúvidas, dentre outros. Portanto, para que o público se interesse pela sua página é necessário que ofereça de forma fácil e direta as dúvidas do seu (futuro) cliente. 

o que é seo

Por isso, se coloque no lugar de alguém que está realizando a busca no Google. Um dos primeiros passos é entender a intenção de pesquisa, pois conhecê-la é essencial para que o público correto venha até a sua página, gerando leads qualificados.

Assim, existem três tipos principais de busca:

1. Busca navegacional

Busca navegacional ou pesquisa de atalho é realizada quando o usuário tem em mente qual é o seu destino. Assim, ele não lembra a URL da sua loja, por exemplo, mas sabe o nome e o tipo de produto que vende.

Quando uma pessoa assim faz a pesquisa, ela vai achar seu negócio pelas palavras chaves, exemplo: criar site izap.

 

o que é seo

 

Nos primeiros lugares irão ficar os sites que estão usando link patrocinados, enquanto o resultado orgânico da palavra chave aparecerá abaixo, é no resultado orgânico que a otimização de SEO afeta os resultados. 

Neste tipo de busca, o cliente dificilmente não chegará até você (a menos que você não tenha uma URL amigável), pois ele já sabe o que está procurando.

2. Busca informacional

Como o próprio nome diz, na busca informacional o usuário busca por informações, por meio de notícias, releases de um produto ou artigos (como este!).

Diferentemente da pesquisa navegacional, o usuário não sabe exatamente o que quer e qual o site que busca e em qual chegará. É nesse caso que se torna fundamental um bom trabalho de SEO e rankeamento no Google, pois se o seu site estiver à frente dos concorrentes na busca, as chances do usuário clicar nele torna-se maior.

Por não saber exatamente qual site quer visitar, o usuário geralmente entra nos resultados orgânicos, e é nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios.

 

o que é seo

 

3. Busca transacional

Nesta busca a pessoa já está disposta a realizar a compra, seja de produto ou serviço. Por isso, ela é muito importante para e-commerce ou lojas virtuais, pois já é um cliente quase garantido, caso ele chegue até o seu site.

Neste caso, é muito importante que você realize um trabalho de otimização de SEO para estar no topo da busca do Google já é prioridade, pois se seu consumidor falar “Comprar camisas” e a sua loja virtual for a primeira que aparecer, isso já traz confiabilidade para ele realizar a compra.

 

Itens de indexação

São várias as questões que levam o Google a dar relevância ao conteúdo, principalmente com o lançamento constante de atualizações no mecanismo de busca. Elaboramos aqui uma lista das principais questões que você pode investir para dar maior relevância ao seu conteúdo:

 

Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo é um dos fatores principais para o rankeamento no Google. Desde o lançamento do novo algoritmo Google Panda, o sistema procura identificar conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público. Por isso, foque na qualidade do seu texto aliado ao SEO da página. Seja específico em seus temas, pesquise, aborde o máximo de conteúdo possível dentro dele e não deixe dúvidas no ar. Quanto melhor a qualidade do seu texto melhor vai ser o seu posicionamento e cada vez mais pessoas vão ter o seu blog como referência.

o que é seo

Além disso, conteúdos com qualidade DE VERDADE são poucos na internet, por isso, o seu vai ser um grande diferencial em relação aos demais. Para aliar qualidade e resultados de otimização de SEO, aposte em textos com pelo menos 600 palavras, com uso de vídeos, fotos, gráficos, links importantes, tudo o que vai fazer seu conteúdo se destacar e mostrar ao leitor que é diferente e importante.

Dica importante: Jamais copie textos! Duplicação de texto na internet leva à punição do Google. E uma das coisas que os “robôs do Google” fazem é buscar na internet por conteúdo duplicado, por isso, crie o seu próprio texto.

 

Tamanho do conteúdo

Em uma pesquisa feita pela Search IQ, os conteúdos que estão nas primeiras posições possuem uma média de aproximadamente 2.500 palavras. Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores. Você pode ajudar a sua qualidade a obter destaque fazendo um bom SEO, mas, apesar disso, não se esqueça: o principal quesito é a qualidade.

Título em destaque

Títulos são a primeira coisa que seu visitante vai ver, por isso, são fundamentais para prender a atenção dos potenciais clientes.  Crie um título que se destaque, com palavras chaves que façam o Google indexar o conteúdo.Por isso, pense, “quais são as maiores dúvidas da minha persona sobre este assunto?”, “Qual é a ‘dor’ do meu cliente sobre isso?”. Foque sempre em atraí-lo mostrando que seu texto vai mostrar a informação que ele precisa, isso vai chamar atenção de leitores e das ferramentas de busca.

o que é seo

Existe uma forma de você escolher o título voltado para o leitor e outro para o Google. Para o leitor é importante ser apelativo, de preferência mostrando apelo emocional, enquanto para o Google é necessário ser direto e mostrar qual a solução que o texto está oferecendo, isso é uma das otimizações de SEO que você deve fazer.

Use a palavra chave no título e no corpo do texto várias vezes. Confira a importância das palavras chaves no próximo tópico: 

Palavras Chaves

É importante procurar as palavras chaves relacionadas à sua empresa, de preferência aquelas com muita demanda e baixa concorrência. Por meio do Google Adwords e do SEMRush (versão paga) você pode ver quais são as palavras chave com maior demanda e menor concorrência, assim como as que mais direcionam para o seu negócio. O seu trabalho de SEO deve considerar principalmente aquelas palavras chave com maior concorrência e demanda, sem deixar de lado aquelas com grande concorrência. As com menor concorrência darão retorno mais rápido, mas se o tráfego é muito bom para certa palavra chave é necessário lutar por ela.

 

Estrutura (Heading Tags)

Crie uma lógica para a estrutura do texto do seu blog. É importante que seja fácil para o visitante e intuitivo para entender onde estão as informações mais importantes. Por isso, não deixe o texto único, como seria em um jornal, estabeleça títulos e subtítulos, mostrando onde estão as informações mais importantes. Essa é uma otimização de SEO muito importante, além de direcionar o texto para o seu leitor, o Google também utiliza essa estrutura para “entender” seu texto e a qualidade do conteúdo.

o que é seo

Uma forma de delimitar a estrutura é usando as headings tags HTML do H1 até H6. A texto em H1 será sempre o título mais importante na página, então delimite as importâncias de cada título/frase com as outras tags (h2, h3, h4, h5 e h6). Isso é importante não só para o leitor, como também para os sites de busca. O Google leva em consideração os tópicos e os subtítulos quando vai ranquear a sua página. Quanto mais claro estiver a organização de relevância dos seus tópicos, maior a chance do seu conteúdo ter uma posição boa na primeira página do Google.

 

URLs amigáveis

Quando pesquisamos as palavras chaves no Google se ela aparece em negrito na URL também chama atenção para ser clicado. Por isso, ao pensar no seu SEO, deixe a URL amigável para facilitar o rankeamento do Google, que identifica o assunto das páginas pelo slug. Assim que você cria o título para o artigo, o seu editor vai gerar uma URL com todas as palavras dele. Isso não é indicável, altere a URL para que contenha apenas uma palavra chave, que não seja longa e sem letra maiúsculas ou acentos.

 

Melhores práticas para URLs amigáveis:

  • Presença da palavra-chave;
  • Ter no máximo um subdomínio;
  • Curta e de fácil interpretação;
  • Conter hifens para separar as palavras(o Google não lê espaços);
  • Estar relacionada ao título do post.

Piores práticas para URLs:

  • URLs que não fazem nenhum sentido para o leitor;
  • Números nas URLs;
  • URLs grandes;
  • Caracteres indevidos (pontos, letras maiúsculas, etc.);

 

Imagens otimizadas

Imagem é tudo na internet e vem ganhando cada vez mais espaço no marketing digital. Se quer um engajamento bom no seu site, invista nas imagens, infográficos e vídeos. Imagens inseridas no meio do texto auxiliam a manter a atenção do seu leitor, para que a leitura não fique chata e ele acabe mudando de página.

Além disso, imagens também podem ter o seu SEO otimizado para obterem resultados na busca do Google Imagens, sendo outra forma de pessoas chegarem ao seu site. Para colocar a imagem do tamanho certo para a sua página é possível utilizar o TinyPNG (https://tinypng.com/). Por isso, é necessário dar nome a cada imagem na hora de publicar, de forma que o Google vá conseguir ler a imagem. Portanto defina a tag alt, o texto alternativo para imagem caso a página não a carregue. Ela também possibilita que navegadores voltados para pessoas com deficiência visual consigam ler os dados da imagem.

o que é seo

Assim, para definir o alt tag das imagens evite textos longos (use no máximo 5 palavras para a descrição) e use palavras chaves. Tome cuidado com o tamanho da imagem, caso ela esteja muito pequena pode acabar ficando com má qualidade, enquanto caso esteja muito grande deixará o seu site lento para carregar. Portanto salve a imagem do tamanho que será postada.

 

Permanência na página

O tempo de permanência na página é uma forma de mostrar ao buscador que aquele conteúdo é de boa qualidade. Quanto mais tempo o leitor permanece na página, o Google interpreta que aquele conteúdo responde a dúvida da persona. Caso o leitor entre e imediatamente saia da página, o Google entende que este texto não agrada ao público (principalmente se acontecer com recorrência).

o que é seo

Por isso, faça uma boa introdução – que funciona para convencer o leitor a permanecer até o final do texto, apresentando os benefícios que ele terá com essa leitura. Ao estruturar suas técnicas de SEO na página, busque deixar o texto escaneável, ou seja, destaque os pontos de maior interesse e relevância. Essa ação é importante porque pode ser que o item de interesse do leitor não seja o primeiro, mas o quinto, se for fácil para ele localizar, ele irá até ele.

 

O que NÃO fazer

Algumas questões podem negativar seu site, levando o google a não dar atenção mesmo se tiver seguido várias das dicas de SEO acima. Confira: 

Informações pouco visíveis

Ninguém monta um site escondendo informações propositalmente, porém é necessário estar atento à localização das informações do seu site, pois caso aquelas importantes ficam pouco visíveis a chance do seu cliente simplesmente desistir de procurar é alta.

Para Informações importantes, como “Faça um orçamento”, “Entre em contato conosco”, devem aparecer em lugares estratégicos com cores chamativas. Deixe suas páginas claras para os clientes, fáceis de mexer e com os links bem posicionados.

Pouca interatividade

A atenção de uma pessoa na internet com determinado conteúdo dificilmente ultrapassa os 20 minutos. Por isso, é necessário chamar atenção das pessoas, retê-las em seu site. Para isso, não deixe textos muito extensos, apresente vídeos e imagens que sejam compatíveis com o tema proposto. Configure a página com as técnicas de SEO que apresentamos, para que o leitor leia o texto sem que ele seja cansativo, ao mesmo tempo, você vai ganhar pontos com o Goolge. A criação de enquetes pode auxiliar a interação do usuário, mas não exagere muito, para não deixá-lo disperso e perder o objetivo principal: apreender o conteúdo do seu site. 

 

Sites que não funcionam em todos os navegadores

Você precisa se adequar aos usuários, de forma que se seu site não carrega em algum navegador, isso inviabiliza a navegação do seu usuário, que tende a desistir e pode acabar procurando o seu concorrente. Por isso, certifique-se de que todas as suas informações carregam tranquilamente nos navegadores, principalmente nos mais utilizados como o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Não é uma ação direta de SEO, mas isso interfere bastante na qualificação do da sua página nos buscadores.

Links quebradoso que é seo

Confira sempre se seus links estão funcionando, não deixe links que não levam à nada no seu site, diminui sua credibilidade e pode fazer seu usuário desistir da navegação. O trabalho de SEO é constante, por isso, sempre fique atento ao trocar links de alguma página, você pode afetar vários conteúdos publicados.

Erros de português

Para que seu site seja confiável e passe credibilidade, verifique e não deixe nenhum erro de português. Erros de digitação ou de gramática passam uma ideia de descuido, e como seu cliente vai optar comprar em um site que não é confiável?

Gostou do nosso artigo? Veja também o que são landing pages e como usá-las ao seu favor!