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12 junho 2019 | Por Vanessa Nardine
Google Adwords: descubra como aumentar o tráfego do seu site
Não é mais novidade que a forma de consumo mudou, os consumidores cada vez mais optam por pesquisar sobre os produtos e serviços que necessitam nos sites de pesquisa, em destaque o Google. Com a mudança de comportamento dos consumidores, as empresas tiveram de se adaptar, alterando as formas e meios que utilizavam para comunicar sobre os seus produtos e serviços.
Se o seu objetivo é ver a sua empresa crescer e se manter no mercado, é necessário que você entenda o quão importante é ter os anúncios dos seus produtos e serviços nos primeiros resultados de pesquisa dos sites de busca.
Continue a leitura e descubra como colocar a sua empresa em destaque para aumentar o tráfego do seu site.
O que é o Google Adwords?
O Google Adwords é a plataforma de publicidade virtual criada pelo Google, que possibilita a veiculação de anúncios de produtos e serviços na internet, como nos resultados do buscador do Google, no Youtube, no Gmail, na Play Store e em outros diversos sites, blogs e e-commerces parceiros.
Diferente dos principais meios utilizados para veiculação de publicidade, com o Google Adwords, os anunciantes conseguem determinar com maior precisão para quais usuários os anúncios devem aparecer, aumentando as chances de atingir as pessoas que realmente estão a procura do produto ou serviço ofertado pela empresa.
Como o Google Adwords funciona?
O Google AdWords funciona como um leilão, onde os anunciantes escolhem palavras-chave que representam os produtosserviços ofertados pela empresa e oferecem um determinado valor para o Google mostrar o anúncio para os usuários que buscarem pelas mesmas palavras ou por palavras parecidas. Porém, não se engane achando que basta dar um lance para vencer a disputa pela palavra-chave e aparecer nos resultados de pesquisa. Já que, para determinar a ordem em que os anúncios serão exibidos o Google utiliza o resultado de uma fórmula, o Ad Rank.
Entenda o Ad Rank
O Ad Rank é a multiplicação do Índice de qualidade (IQ) pelo Lance (CPC máximo).
AD Rank = Lance (CPC máximo) X Índice de qualidade (IQ)
Usando essa fórmula o Google consegue classificar de forma justa os anúncios, ou seja, mesmo as empresas que oferecerem lances de menor valor poderão aparecer na primeira posição da lista de resultados.
Para o Google, o Índice de qualidade é o fator mais relevante na avaliação de qual anúncio deverá ser exibido nos primeiros lugares do resultado de pesquisa, por isso, muitas vezes os anunciantes com maior índice de qualidade e menor valor de lance vencem a disputa pelos melhores lugares do que os anunciantes com menor índice de qualidade e maior valor de lance.
Entenda o Índice de Qualidade
O Índice de qualidade é o resultado do cálculo de três fatores, o CTR (taxa de clique), a Relevância do anúncio e a Página de destino que juntos geram uma nota de 1 a 10. Essa nota mostra para o Google o quanto o anúncio é relevante para ser exibido como resultado de uma pesquisa, ou seja, o quanto ele ajudará o usuário a encontrar o que ele busca de forma fácil, rápida e assertiva.
CTR (taxa de clique)
Entre os fatores que compõem o Índice de qualidade, o CTR é o com maior força. O CTR de um anúncio é o resultado da divisão do número de vezes que o anúncio foi clicado (cliques) pelo número de vezes que o anúncio foi exibido para alguém (impressões).
Relevância do anúncio
Este fator representa a relação da palavra-chave selecionada para representar o anúncio com o assunto da página de destino para qual o usuário é direcionado quando clica no link do anúncio.
Página de destino ou Experiência na Landing Page
A experiência do usuário durante a visitação na página linkada ao anúncio também é um fator usado para definir a nota do Índice de qualidade. Além disso, o Google também considera para a avaliação a qualidade da página, a usabilidade nos aparelhos mobile, a confiabilidade e navegabilidade da página, originalidade e relevância do conteúdo.
Formatos de anúncio do Google Adwords
No Google Ads, além dos links patrocinados nos resultados da rede de pesquisa, os anunciantes podem exibir os anúncios em diversos outros meios, como no YouTube, Google Shopping, em sites parceiros do Google e aplicativos.
Conheça mais sobre as redes de publicidade do Google Adwords
- Rede de Pesquisa
Provavelmente você já deve ter observado nos resultados de busca na página do Google, que os primeiros resultados são sinalizados com a palavra anúncio, estes links sinalizados são os anúncios patrocinados.
Como já explicado anteriormente, para um anúncio ser exibido em um resultado de pesquisa, é necessário que as palavras-chave escolhidas pelo anunciante, sejam as mesmas usadas pelo usuário para realizar a pesquisa.
Além dos anúncios na página de pesquisa do Google, a rede de pesquisa possibilita a exibição em sites parceiros e em sites internos do Google.
- Rede de Display
Na rede de display, os anunciantes têm a disposição milhares de websites, aplicativos e vídeos parceiros do Google para exibir suas campanhas de anúncio, possibilitando a exibição em diversos formatos, como textos, imagens e vídeos.
A rede de display permite diferentes modos de segmentação para os anúncios, os anunciantes podem direcionar a exibição usando segmentação demográfica, geográfica e remarketing, aumentado as chances de divulgar as campanhas de anúncios para o público-alvo certo.
Com as campanhas de anúncios do Google Adwords, você consegue colocar os seus produtos e serviços em destaque nos resultados de busca da página de pesquisa e em diversos websites e aplicativos parceiros, aumentando o número de acessos do site da sua empresa e, consequentemente, impulsionando suas vendas.
Não sabe como colocar em prática essa estratégia? Nossos especialistas podem te ajudar a colocar a sua empresa no topo das buscas do Google.
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