Há algum tempo a internet não era tão rápida e fácil de navegar como atualmente. Quem já a utilizava no início dos anos 2000, deve lembrar de sites como o Bol, IG, Cadê? e o bate-papo da Uol. Naquela época o Google ainda não tinha a relevância que tem hoje, criar sites não era tão prático e sites de notícia e humor eram a principal busca das pessoas. Além disso, a principal forma de acessar a internet no Brasil era discada e tinha uma velocidade máxima de 56 KB por segundo, ocupando o telefone de casa e deixando as mães loucas.

 

A moda tradicional da época era, portanto, usar cores fortes e poucas imagens. Para te lembrar de tudo e ver como a internet evoluiu nesses últimos anos, mostramos para você as curiosidades de como era o ANTES e DEPOIS nas estratégias para criação de sites, marketing e divulgação. Esperamos que você aproveite esse momento de nostalgia.

 

COMO ERA

 

Quem criava sites fazia com que eles fossem simples, sem imagens, gifs ou vídeos, para não pesar a página e fazer com que o carregamento não demorasse muito na internet discada. A publicidade era, portanto, simples e direta e o acesso à informação estava concentrado em um pequeno grupo de portais. As pessoas geralmente tinham a sua conta de e-mail, um portal de notícias favorito e um site de humor para se entreter. Assim, a indicação direta de um site para outro era eficiente para aumentar o alcance de ambos.

COMO É

Os sites atualmente possuem dinamicidade, com gifs, vídeos e imagens com alta qualidade. Como a internet no Brasil melhorou muito, o carregamento acontece de forma mais rápida e possibilita às empresas criar sites bem atraentes, com bastante conteúdo. Além disso, com a evolução do Google, achar as informações que você quer ficou muito mais fácil. Assim, se uma página está com informação incompleta, mal elaborada, ou se está pouco atraente, fica fácil fechar e mudar rapidamente para algo melhor.

Por isso, para atrair o cliente é necessário se dedicar na criação do site, fazendo algo que realmente atraia a atenção, já que a quantidade de informações que a pessoa recebe na internet é muito maior que antigamente.

 

COMO ERA

Se você resolvesse criar seu site em 2001, teria opções bem limitadas. Na época, o Blogger era o sistema mais famoso para quem criava páginas pessoais para compartilhar textos e imagens (principalmente fotos tiradas diretamente da sua Tekpix!), se tornando o diário virtual de diversos adolescentes. As empresas, por outro lado, não investiram em blog nessa época, fazendo marketing principalmente por meio dos pop-ups que saltavam na sua tela quando abria uma página, daí que vem o pavor por pop-ups dos mais velhos. 

 

blogger 2001 

COMO É

Colocar um pop-up difícil de fechar é, atualmente, uma das coisas que mais podem negativar seu site. O ideal é atrair seu cliente por meio de bom conteúdo, imagens atrativas e boa navegabilidade pelo site. É necessário que ele seja intuitivo e que as informações mais importantes estejam facilmente à vista das pessoas. Além disso, existem muitas plataformas para criar uma página, algumas mais completas que outras. Tudo depende do seu objetivo.

 

COMO ERA

O Youtube surgiu em 2005 com timidez, isso foi o início do sucesso dos vídeos na internet. Apesar disso, ele demorou para fazer sucesso aqui no nosso país, afinal carregar um vídeo a uma velocidade média de 48-52kbps, por exemplo, não era uma tarefa fácil.  Então, ainda não passava pela cabeça das pessoas criar sites com vídeos, uma febre para ser discutida em outro momento. Por outro lado, imagens animadas e correntes via e-mail eram o auge da divulgação nessa época, uma “pré estrutura” do e-mail marketing atual.

 

youtube2005

 

COMO É

Vídeos estão com toda força na internet, a projeção é que até 2020, 82% do tráfego da internet virá através de vídeos. O marketing digital está utilizando em peso essa nova forma de divulgação, atraindo empresários de diversos segmentos. Os e-mails continuam sendo amplamente utilizados e os e-mails marketing se desenvolveram bastante. Atualmente, a melhor forma de enviar um e-mail marketing é direcioná-lo de forma mais pessoal ao seu consumidor. As imagens ainda fazem parte dos e-mails, mas estão cada dia mais leves e diretas.

 

Inovação Tecnologica

As mudanças na tecnologia e as inovações transformam a vida do ser humano (e o próprio meio digital) em algo mais fácil. Com a evolução da internet, ter um site de qualidade é essencial, afinal, você não quer que sua empresa pareça ainda estar em 2001, não é?

Quando a rede evolui, as empresas também evoluem, mostrando dinamicidade e criatividade. Não deixe seu site parado no tempo, faça um site com quem é profissional, vem para a iZap.

 

faça seu site na iZap!