O WhatsApp deixa de ser apenas um canal de interação entre pessoas e passa a oferecer serviço para empresas, com novos recursos, como envio de mensagens automáticas e exibição de perfil com informações das empresas.

 

 

A nova plataforma promete ser uma revolução na maneira como as empresas se comunicarão com o seu público. O aplicativo pretende se tornar cada vez mais presente no meio corporativo, sendo uma expansão do app já conhecido, com recursos exclusivos para empresas.

WhatsApp Business já pode ser utilizado por empresas nos EUA, Indonésia, Itália, México e Reino Unido. No Brasil, o serviço ainda não está disponível, mas o lançamento deve ser feito em breve. Já há algumas empresas em teste, com usuários em fase piloto.

Atualmente, o WhatsApp é usado por 1,3 bilhão de pessoas no mundo. O Brasil é o segundo país com maior número de usuários, ficando atrás apenas da Índia. “As empresas já usam o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes", disse Metu Singh, gerente de produtos do WhatsApp Business. Em pesquisa da Morning Consult, feita a pedido do Facebook, dona do aplicativo de bate-papo, quatro em cada cinco pequenas empresas brasileiras usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho.

As mudanças para o app empresarial ocorrerão com a adição de alguns recursos exclusivos. O serviço será disponibilizado de forma gratuita para as empresas. Será necessário o cadastro com informações como endereço, descrição da empresa e telefone. As contas serão verificadas para comprovar que o telefone é mesmo de determinada empresa. As novidades apresentadas pelo WhatsApp Business são:

  1. Conta comercial;
  2. Mensagens automáticas;
  3. Estatísticas.


Como funcionarão as contas comerciais?

As contas já existentes no WhatsApp poderão personalizar os perfis, mas os dados expostos aos contatos serão restritos. As alterações de nome, imagem e recado estarão disponíveis. Como recursos, as empresas podem listar:

  • Nome do estabelecimento
  • Funcionamento
  • Site oficial
  • Ramo de atuação
  • Descrição da empresa
  • Endereço
  • Contato

Essas são as mudanças que serão perceptíveis para os usuários. As empresas que passarem a usar a conta comercial receberão uma indicação informando sobre a mudança. Isso ocorrerá sempre que o telefone informado for o mesmo da empresa.

Outra funcionalidade que auxiliará na agilidade do atendimento, serão as mensagens automáticas. As empresas poderão:

  • Responder perguntas frequentes;
  • Dar informações sobre o negócio;
  • Avisos importantes.

O app também disponibilizará o acesso as estatísticas de interação com os consumidores. As empresas terão acesso, por exemplo, a quantidade de mensagens lidas, "os empresários vão poder medir como os consumidores estão recebendo aquilo que eles estão mandando", diz Singh.

Agora é esperar o lançamento oficial no Brasil e conhecer o poder dessa nova ferramenta.

 

Gostou do nosso post? Leia também posts de amigos e parentes serão prioridade no feed de notícias do Facebook.