Conteúdos
23 janeiro 2018 | Por Fernanda Reis
WhatsApp lança o WhatsApp Business, nova plataforma de interação entre empresa e cliente
O lançamento oficial foi feito no último dia 18/01 em 05 países. O novo app foi desenvolvido para pequenas empresas trocarem informações com seus consumidores. No Brasil, a previsão é que o aplicativo esteja disponível para downloads nas próximas semanas.

O WhatsApp deixa de ser apenas um canal de interação entre pessoas e passa a oferecer serviço para empresas, com novos recursos, como envio de mensagens automáticas e exibição de perfil com informações das empresas.
A nova plataforma promete ser uma revolução na maneira como as empresas se comunicarão com o seu público. O aplicativo pretende se tornar cada vez mais presente no meio corporativo, sendo uma expansão do app já conhecido, com recursos exclusivos para empresas.
O WhatsApp Business já pode ser utilizado por empresas nos EUA, Indonésia, Itália, México e Reino Unido. No Brasil, o serviço ainda não está disponível, mas o lançamento deve ser feito em breve. Já há algumas empresas em teste, com usuários em fase piloto.
Atualmente, o WhatsApp é usado por 1,3 bilhão de pessoas no mundo. O Brasil é o segundo país com maior número de usuários, ficando atrás apenas da Índia. “As empresas já usam o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes”, disse Metu Singh, gerente de produtos do WhatsApp Business. Em pesquisa da Morning Consult, feita a pedido do Facebook, dona do aplicativo de bate-papo, quatro em cada cinco pequenas empresas brasileiras usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho.
As mudanças para o app empresarial ocorrerão com a adição de alguns recursos exclusivos. O serviço será disponibilizado de forma gratuita para as empresas. Será necessário o cadastro com informações como endereço, descrição da empresa e telefone. As contas serão verificadas para comprovar que o telefone é mesmo de determinada empresa. As novidades apresentadas pelo WhatsApp Business são:
- Conta comercial;
- Mensagens automáticas;
- Estatísticas.
Como funcionarão as contas comerciais?
As contas já existentes no WhatsApp poderão personalizar os perfis, mas os dados expostos aos contatos serão restritos. As alterações de nome, imagem e recado estarão disponíveis. Como recursos, as empresas podem listar:
- Nome do estabelecimento
- Funcionamento
- Site oficial
- Ramo de atuação
- Descrição da empresa
- Endereço
- Contato
Essas são as mudanças que serão perceptíveis para os usuários. As empresas que passarem a usar a conta comercial receberão uma indicação informando sobre a mudança. Isso ocorrerá sempre que o telefone informado for o mesmo da empresa.
Outra funcionalidade que auxiliará na agilidade do atendimento, serão as mensagens automáticas. As empresas poderão:
- Responder perguntas frequentes;
- Dar informações sobre o negócio;
- Avisos importantes.
O app também disponibilizará o acesso as estatísticas de interação com os consumidores. As empresas terão acesso, por exemplo, a quantidade de mensagens lidas, “os empresários vão poder medir como os consumidores estão recebendo aquilo que eles estão mandando”, diz Singh.
Agora é esperar o lançamento oficial no Brasil e conhecer o poder dessa nova ferramenta.
Gostou do nosso post? Leia também posts de amigos e parentes serão prioridade no feed de notícias do Facebook.