Conteúdos

24 maio 2021  |  Por Victor Barboza

Veja quais são as principais qualidades de um bom desenvolvedor e saiba o que avaliar na hora de contratá-lo.

O TI é um dos setores que mais crescem no mercado, afinal, investir em transformação digital tornou-se um grande diferencial para as empresas. Por isso, a busca por bons desenvolvedores cresce cada vez mais. Entretanto, além de enfrentar um mercado escasso, muitos recrutadores sofrem na hora de avaliar os profissionais, afinal, para contratar o desenvolvedor ideal é preciso saber quais qualidades buscar em um candidato.

Com cada vez mais empresas investindo na criação de softwares para impulsionar o próprio negócio, as habilidades de desenvolvimento possuem alta demanda. Porém, algumas qualidades apresentadas por desenvolvedores acabam chamando mais atenção do que outras. Ou seja, algumas habilidades e características acabam fazendo a diferença na hora de compor uma equipe de sucesso.

Por isso, resolvemos listar 5 das principais qualidades de um desenvolvedor. 

Continue a leitura para saber quais são as habilidades de TI que serão mais rentáveis nos próximos anos. Este conteúdo pode te ajudar muito na busca e seleção de bons desenvolvedores.

O que faz um desenvolvedor?

Em um mundo completamente competitivo, onde a inovação se tornou um fator fundamental para o desenvolvimento de empresas e organizações, dificilmente o mercado seria o mesmo sem as habilidades de um desenvolvedor. Isso se aplica aos mais variados segmentos.

Afinal, a implementação de soluções tecnológicas dentro das empresas é um dos principais responsáveis pela facilitação de tarefas e otimização de processos. Neste exato momento, softwares com as mais variadas funcionalidades estão contribuindo para o crescimento acelerado de empresas no mundo inteiro.

O desenvolvedor é uma das principais figuras dessa história, afinal, é este profissional que possui a responsabilidade de criar soluções quando o assunto é tecnologia da informação. Basicamente, o papel do desenvolvedor é criar softwares e sistemas que facilitem processos operacionais e organizacionais. Esse especialista é quem compreende, executa, realiza manutenção e corrige possíveis erros de plataformas, programas e linguagens que integram o TI das empresas.

Entendendo isso, saiba quais qualidades desses profissionais mais se destacam nas empresas.

1 – Curiosidade

A curiosidade é uma constante aliada na carreira de um desenvolvedor. É essa característica que empurra o profissional para fora da zona de conforto. A curiosidade impulsiona o especialista a se manter sempre atualizado sobre o mercado de TI, novas soluções, tendências e linguagens.

Além disso, uma boa dose de curiosidade pode contribuir para que o desenvolvedor saia “fora da curva”, adquirindo novas competências e desbravando o mundo da tecnologia. Muitos especialistas afirmam que um bom dev é questionador e por isso sempre descobre novas alternativas.

2 – Entende o que o cliente quer

Seguir instruções sem se envolver com a finalidade ou os resultados do projeto é uma característica apenas do código. O desenvolvedor vai além do que apenas trabalhar em cima de orientações. Um bom profissional precisa compreender, mesmo que minimamente, o que o cliente deseja, se informar sobre as peculiaridades e os objetivos do projeto.

Tudo isso ajudará o desenvolvedor a obter a melhor abordagem e entregar soluções que realmente sejam efetivas no dia a dia dos clientes. Além disso, ter uma maior percepção do escopo do projeto ajuda o dev a evitar aquele famoso retrabalho. Afinal, o produto entregue será mais assertivo e preciso na solução de problemas que o usuário precisa.

Dessa forma, podemos dizer que entender melhor o que o cliente quer é um diferencial no desempenho de um desenvolvedor.

3 – Comunicação pessoal

Os comentários do desenvolvedor no código fonte podem até ser precisos e excelentes no quesito programação, entretanto, apenas isso ainda não é o suficiente. Na maior parte das empresas, especialistas em TI trabalham lado a lado de profissionais sem conhecimento técnico, inclusive de outros setores, o que dificulta a comunicação e a compreensão de ambas as partes.

Como sabemos que o resultado de um projeto envolve a colaboração de todos em busca dos mesmos objetivos, é necessário que as partes falem a mesma língua e não permitam mal entendidos. Em outras palavras, uma comunicação assertiva, evitar retrabalhos, perda de tempo, entre outros problemas é fundamental para o desenvolvimento de um produto de sucesso.

Por isso, um desenvolvedor que consegue explicar sua linha de raciocínio e se comunicar de forma lógica e objetiva com alguém que não entenda de programação, por exemplo, é um diferencial inestimável para qualquer equipe multidisciplinar. Esse tipo de comunicação entre profissionais de áreas diferentes possui o poder de agilizar tarefas e melhorar a qualidade das operações de um negócio.

4 – Trabalho em equipe

Como falamos acima, um dos principais motivos da comunicação ser algo tão importante é justamente a qualidade do trabalho em equipes. Afinal, com a tendência cada vez maior de times multidisciplinares desenvolverem projetos com uma metodologia ágil, saber lidar bem com outros assuntos e pensar de forma estratégica em etapas diferentes dos projetos também é um diferencial.

Ou seja, é importante que um desenvolvedor aprenda a trabalhar em times multidisciplinares, pensar de forma coletiva, se envolver em etapas diferentes dos projetos e ajudar na prevenção de situações desfavoráveis. Tudo isso faz com que o trabalho desse especialista seja ainda mais decisivo e importante.

5 – Competência técnica

Tudo que falamos até aqui são qualidades e habilidades fundamentais para a performance de um desenvolvedor de sucesso. Mas, para que um dev de fato faça a diferença no seu time, ele precisa dominar as técnicas de desenvolvimento necessárias para a construção de um produto ou solução de um problema. Em outras palavras, é imprescindível recrutar um profissional qualificado.

Mas como avaliar isso na hora de contratar um desenvolvedor se os assuntos e atividades envolvidas são completamente técnicas e específicas. O que o seu time de RH pode fazer para testar os candidatos?

A iZap Softworks, especialista no desenvolvimento de soluções digitais, pensou no assunto e pode te ajudar a facilitar os testes e avaliar as habilidades técnicas de desenvolvedores e programadores.

Clique aqui para falar com um especialista.

Postagens
Relacionadas