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27 março 2020 | Por Assessoria de Imprensa
Chatbot: motivos para aplicar essa tendência tecnológica no seu site
Lembra de quando éramos bem pequenos, quando nossos pais costumavam nos contar que o mundo seria dominado por robôs? Pois é, esse futuro já se tornou presente e a prova disso são os famosos chatbots.

De modo geral, podemos dizer que esse tipo de tecnologia está cada vez mais presente nos negócios e se destaca pela praticidade e conveniência que proporciona à área de atendimento e relacionamento com o consumidor.
Para explicar um pouco o conceito da palavra “chatbot” é importante lê-la em duas palavras: o chat (conversa) e o bot (robô). Dito isso, um chatbot nada mais é do que um robô que “conversa” por meio de textos com intuito de interagir com as pessoas.
Você deve estar pensando que esse tipo de inovação é algo muito novo no mercado, não é mesmo? Bom, mas a realidade é que esse tipo de tecnologia já existe há algum tempo e pode ser verificada em operações como de telefonia ou bancários.
Para e pensa um pouco: lembra aquelas mensagens das operadoras de celular em que é solicitado escolher determinada opção para então obter determinado atendimento? Então, isso basicamente é o princípio lógico do chatbot.
Basicamente, os chatbots são feitos com base em uma programação específica, onde são criadas “regras” que identificam determinadas palavras e as relacionam com as solicitações do usuário.
Pensando nisso, produzimos um artigo bem interessante com os principais motivos para aplicar os chatbots no seu site. Vamos nessa?
Chatbot no seu e-commerce: porque utilizá-lo
Vamos pensar agora na realidade de um negócio e-commerce, é possível afirmar que os chatbots podem ser ferramentas poderosas para aprimorar o atendimento e impulsionar suas vendas rapidamente.
É claro que o atendimento ao cliente é fundamental, mas existem outros motivos para implementar os chatbots no seu negócio. Vamos conhecê-los agora.
Ajuda a expandir o negócio
Vamos pensar agora: você tem uma empresa de aluguel de compressor em que é fundamental o atendimento constante, seja para tirar dúvidas ou até mesmo vender. Dentro desse cenário, os chatbots podem ser um meio de expandir os seus negócios por conta da automatização do atendimento.
Uma coisa é fato: quanto mais pessoas atendidas, maiores são as chances de surgir novos negócios, pois literalmente você terá inúmeras potenciais vendas a sua disposição.
Contribui no fluxo de atendimento
A verdade é que existem empresas e segmentos que possuem um fluxo muito grande de informações. Dependendo da situação, é praticamente impossível lidar com todas elas, mesmo contando com uma equipe de atendimento. É bem real que atender várias pessoas ao mesmo tempo pode gerar confusão nas informações transmitidas e diminuir a qualidade do atendimento.
Por este motivo, os chatbots quando bem configurados suprem essas demandas facilmente sem correr o risco de repassar informações erradas, além de ser mais rápido que um atendente real.
Possibilidade de atender 24h
Bom, é praticamente impossível um e-commerce não atender um potencial cliente 24h por dia, não é mesmo? Não há a mínima possibilidade de tirar o site do ar ou bloquear as vendas por uma determinado tempo. Agora, existem compradores que desejam, antes de finalizar qualquer negócio, tirar dúvidas e ser atendido, independente do horário.
É fato que em determinados horários não existe funcionário para tirar todas as dúvidas. Agora, se você contar com os chatbots a sua loja virtual ou e-commerce pode prestar atendimento 24h e assim não correr o risco de perder vendas, independente do horário que o cliente optar por fazer a compra.
Ajuda a reduzir os custos
Esse ponto talvez seja o mais relevante, principalmente em tempos de crise. Para atender um grande fluxo de atendimentos é preciso contar com muitos profissionais e isso pode ter um custo muito alto ou inviabilizar o negócio.
Quando você adota o uso de chatbots na empresa de lona de caminhão, além de automatizar o atendimento também reduz custos com pessoal, pois a utilização dos robôs dispensa a contratação de mão-de-obra para determinadas funções. Dentro desse cenário, é possível modernizar o atendimento do seu e-commerce você ainda economiza com os chatbots.
Ele contribui com a simplificação da análise de dados
A verdade é que dependendo das tecnologias adotadas na sua empresa, é possível que eles trabalhem em conjunto. Isso significa que os chatbots podem ser configurados para atender e fornecer feedbacks para que a empresa saiba onde melhorar. Por exemplo, é muito comum que os empreendimentos utilizem os chatbots aliados a uma pesquisa de satisfação com o objetivo de ter um resultado mais rápido e prático.
Aliás, essa não é a única forma de obter dados importantes para seu negócio. Você pode extrair tais dados simplesmente analisando o histórico das interações feitas. Mas o que isso contribui exatamente? Simples, com ele é possível saber exatamente onde melhorar ou mudar as estratégias de diálogo com o público, tendo em vista que os chatbots se desenvolvem sozinhos por meio da inteligência artificial.
Antes de qualquer coisa é fundamental que você conheça seus consumidores
É muito empolgante a ideia de contar com os chatbots dentro da sua empresa de estação de tratamento de água não é mesmo? Isso é um fato! Porém, antes de tomar qualquer atitude e implementar novas tecnologias e estratégias, é importante que você saiba exatamente com quem está lidando.
É necessário que você conheça exatamente quem é seu público-alvo. O que gostam, como consomem e onde consomem, média de idade, classe social, etc. Tudo é importante quando você lida diretamente com pessoas.
De modo geral, antes de implementar essas tecnologias aos negócios é preciso analisar diversos fatores para que ao invés de soluções os chatbots não se tornem problemas.
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