Conteúdos

14 abril 2020  |  Por Assessoria de Imprensa

A preocupação primária das organizações é a instabilidade do mercado financeiro e as constantes mudanças na economia. Com isso, é preciso buscar alternativas para continuar ativo no mercado e criar diferencial competitivo.

Para isso, a tecnologia pode ser a maior aliada em situações inesperadas. Investir em automatização, otimização e eficiência dos processos não é um custo desnecessário. Afinal, apostar em tecnologia é a escolha ideal para acelerar o desempenho de um negócio.

Essa ação vai tornar os seus processos mais eficientes e ágeis, reduzindo os custos operacionais desnecessários, além de elevar a qualidade do produto, serviço e, consequentemente, da equipe. 

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar como a tecnologia pode diferenciar o seu negócio em tempos de crise. Ficou curioso? Acompanhe!

 

Por que investir em tecnologia?

 

A transformação digital proporcionou uma grande mudança nas formas de relacionamento, principalmente em relação às demandas dos clientes. 

Por isso, um dos principais motivos para apostar na tecnologia é a otimização do atendimento, relacionamento e engajamento com os consumidores. 

Com ferramentas eficientes, é possível fornecer soluções personalizadas para os consumidores e fazer com que a sua marca seja inesquecível, como se você tivesse atendendo em momentos offline, como em um stand para eventos, por exemplo. 

Além disso, a automatização de processos por meio da inteligência artificial, chatbots e business inteligence (inteligência de negócios) são dispositivos que tornam a análise de dados, a mensuração de resultados e o desempenho da empresa cada vez mais efetivo. 

Com a tecnologia, é possível reduzir os custos com o trabalho manual, direcionar a equipe para funções mais precisas e voltadas para as estratégias do negócio. 

O impacto digital no mundo corporativo é tão evidente que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a tecnologia tem um peso de 7% no PIB nacional.

Ainda segundo o estudo, estima-se que até 2021, o investimento em tecnologia deve movimentar mais de 250 milhões de dólares. Diante disso, fica evidente que a tecnologia é uma tendência já consolidada no mercado. 

 

Como conquistar diferencial competitivo com a tecnologia?

 

Com a automatização de processos, é possível que as decisões e os resultados da organização sejam cada vez mais efetivos. Além disso, isso deve acirrar, ainda mais, a concorrência.

Dessa forma, vamos conhecer as 4 principais tendências da tecnologia em tempos de crise. Confira!

 

1. Controle e monitoramento das atividades

 

A tecnologia deve ser vista como uma forma de controlar o empreendimento e supervisionar de perto todos os processos. 

Para executar essa atividade sem grandes esforços, é fundamental investir em dispositivos que proporcionem maior agilidade na coleta de dados, análise de relatórios e que forneçam um diagnóstico completo de toda a organização, até mesmo a data da última manutenção de elevador do prédio. 

Dessa forma, é possível identificar ações que não surtiram efeito e gargalos, possibilitando uma solução mais rápida para o problema, por meio de um plano estratégico e medidas assertivas, aprimorando a gestão, o fortalecimento e o diferencial da marca.

 

2. Aumento da produtividade

 

Aumentar a produtividade da equipe é um dos maiores desafios para os empreendedores. Por isso, apostar em tecnologia em situações de crise é a garantia de elevar o desempenho dos colaboradores e obter resultados significativos para o negócio. 

Para isso, é fundamental avaliar os softwares de gestão, já que são ótimas soluções para as organizações que integra os dados em um único banco de armazenamento, permitindo o acesso remoto, sem a necessidade de visitar os setores para reter informações. 

 

3. Redução de custos 

 

Em tempos de crise, muito se fala em cortar gastos e reduzir a equipe. Entretanto, isso não é necessário, pois os dispositivos tecnológicos otimizam tarefas do cotidiano, gerando menos desperdícios para o negócio. 

Como mencionamos anteriormente, o próprio software de gestão integrada é uma ótima ferramenta para a redução de custos. 

O dispositivo, por sua vez, integra as etapas de vendas, faturamento, compra, distribuição, estoque e até a produção de oxigênio medicinal, aumentando a execução de cada uma delas, que trabalham em conjunto, diminuindo o tempo, custo e erros. 

 

4. Melhora da comunicação interna

 

Melhorar a comunicação interna é fundamental para estimular, desenvolver e capacitar os colaboradores. 

Por isso, é fundamental buscar por uma plataforma que realize a comunicação e passe informações efetivas para a equipe, reduzindo a burocracia das reuniões e as interações superficiais, facilitando o dia a dia de todos os envolvidos. 

Por fim, investir em tecnologia em tempos de crise é a melhor alternativa para conquistar bons resultados e obter diferenciais competitivos. 

Por isso, fique atento as tendências, as demandas da sociedade de consumo e as transformações sociais. Após isso, conte pra gente a sua experiência!

 

Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seu negócio: 

Cultura ágil: a busca por mais eficiência e agilidade
Integração entre sistemas: a união que otimiza processos

 

Postagens
Relacionadas