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27 abril 2020 | Por Victor Barboza
Como a telemedicina funciona em tempos de COVID-19?
Durante a pandemia do COVID-19, houveram mudanças significativas no mundo inteiro. Em quarentena, pessoas e organizações descobriram novas possibilidades através de soluções digitais. No setor da saúde, não é diferente! Veja como funciona a telemedicina.

Provavelmente você já ouviu esse termo sendo utilizado em algum momento. Consiste na atuação de médicos à distância. A novidade é que, no Brasil, em março de 2020, o Ministério da Saúde publicou uma nova portaria em resposta emergencial a pandemia, para complementar a Resolução CFM nº 1.643/2002, de agosto de 2002, que regulamenta a telemedicina em todo o território nacional.
Continue a leitura e veja como a telemedicina pode contribuir durante a pandemia do COVID-19.
Como a telemedicina funciona na prática?
Como muitas outras palavras, como televisão e telefone, por exemplo, o termo telemedicina possui origem na palavra grega “tele”, que significa distância. Ela inclui toda a prática médica realizada remotamente, independente do recurso usado para esta relação. O método teve origem em Israel, porém, também é bastante adotado em países como Estados Unidos, Canadá, além de outros no continente europeu.
O avanço da tecnologia e o aparecimento de novas soluções digitais modificou muito a telemedicina iniciada em 1950. Com as inovações, a conexão a distância entre médico e paciente, além da comunicação entre os profissionais de saúde, se tornaram cada vez mais simples e práticas.
O fluxo de dados e informações agora é facilitado pela maior velocidade da internet, assim como a evolução de computadores, tablets, smartphones, entre outros componentes que facilitam soluções como videoconferências. Isso, sem contar a Inteligência Artificial (IA), que automatizou muitos atendimentos e ajuda a levar conhecimento ao alcance de todos.
Diferença entre telemedicina e telessaúde
Apesar desses dois termos serem utilizados muitas vezes como sinônimos, seus conceitos são diferentes. É importante deixar claro que a telessaúde compreende basicamente todos os procedimentos de promoção de saúde, mesmo quando não está associada a um médico. Podemos nos lembrar de aplicativos de bem-estar, por exemplo.
Já a definição direta da telemedicina por lei, é “o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde”.
Quais atendimentos médicos podem ser realizados à distância?
Com a pandemia, a Portaria Nº 467, de 20 de março de 2020, prevê, em caráter temporário e emergencial, o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico à distância, por meio de tecnologia da informação e comunicação. Para fins educativos e de pesquisa, a telemedicina pode ser adotada de acordo com a resolução de 2002.
Como a tecnologia funciona na telemedicina?
Já se tornou comum ver a tecnologia revolucionando os setores do mercado e da sociedade. Após trazer mais praticidade para a indústria, aumentar a produtividade e a lucratividade dos negócios, melhorar a experiência de usuários e clientes, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas, a tecnologia entra em campo, dessa vez, para otimizar os recursos da saúde como um todo.
Segundo uma orientação da mesma Portaria Nº 467, de 20 de março de 2020, em parágrafo único, os médicos deverão prestar atendimento por meio de tecnologias que garantam a integridade, segurança e o sigilo de informações. Sendo assim, é seguro e viável adotar soluções digitais desde que elas estejam coerentes com a lei.
Por parte dos médicos, o recomendado é, além de buscar soluções que trazem praticidade e segurança ao atendimento, contar com uma tecnologia que ofereça acessibilidade para todos, disponibilizando atendimento para ferramentas conhecidas como smartphones, tablets e computadores.
Devido ao armazenamento online de dados e informações, uma solução tecnológica eficiente dará mais velocidade ao atendimento. Assim também como segurança, melhorias no processo de agendamento de consultas e no monitoramento dos pacientes. Até porque, o acesso, tanto por parte do médico quanto do paciente será mais simplificado, já que será feito pela web.
Ainda existem uma infinidade de recursos e benefícios que a tecnologia pode oferecer à telemedicina. Acompanhe nosso blog e fique de olho nos conteúdos e soluções que compartilhamos.
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