Conteúdos
23 janeiro 2020 | Por Vinicius Melo
Metodologia ágil: entenda o que é e quais são suas principais formas
Conheça os métodos, inicialmente aplicados no desenvolvimento de softwares, que têm sido adotados em empresas de todo o mundo

A velocidade e a interação já são marcas das sociedades pós-modernas. As empresas, antes preocupadas em manter uma rígida e burocrática estrutura de desenvolvimento de projetos, agora implementam métodos mais rápidos e abertos às opiniões dos clientes.
Estes métodos, ou a metodologia ágil, são o tema do artigo de hoje. Para saber mais sobre eles, é só se acomodar e aproveitar a leitura, preparamos um vasto conteúdo para você.
A metodologia ágil
Surgida no início do século XXI, como uma alternativa às metodologias tradicionais de desenvolvimento de softwares, a metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas que visam mais rapidez, eficiência e flexibilidade na gestão de projetos.
Atualmente, devido a sua capacidade de elevar a produtividade, seus métodos são aplicados em todas as áreas de uma empresa. O objetivo é tornar os processos mais simples, dinâmicos e iterativos, além de economizar tempo e recursos.
Essa metodologia se desenvolve de forma incremental e estreita a relação entre o produtor e o cliente, que passa a interagir na produção. Esses fatores fazem com que a velocidade das entregas aumente, já que as atividades são feitas paralelamente e o feedback é constante.
Diversas empresas do mundo já aplicam os métodos em seus projetos. No 13º Relatório Anual do Estado Ágil, realizado pela CollabNetVersionOne e divulgado em maio de 2019, 97% dos entrevistados relataram que suas empresas praticam a metodologia ágil, sendo que 95% afirmaram ter tido sucesso em pelo menos alguns de seus projetos e 48% ter tido sucesso em todos eles.
Do total de entrevistados, 51% apontaram o aumento da produtividade como motivo para a adoção dos métodos e 41% a redução dos custos. Outro fator, pouco abordado em debates sobre o tema, está relacionado a moral da equipe que aplica a metodologia ágil.
Segundo o relatório, 34% dos entrevistados declararam que os métodos elevam a moral da equipe, número que cresceu 6% em relação à pesquisa do ano anterior. Essa estatística mostra uma preocupação das empresas com a qualidade de trabalho dos funcionários.
Os entrevistados puderam assinalar mais de um opção como motivo para adotar a metodologia ágil. O relatório coletou 1.319 respostas de indivíduos de indústrias de desenvolvimento de software entre agosto e dezembro de 2018.
O manifesto ágil
A metodologia ágil foi criada em 2001 por dezessete desenvolvedores de softwares. O grupo se cansou dos métodos tradicionais de desenvolvimento e decidiu elaborar o manifesto ágil, uma declaração que contém os princípios da metodologia ágil.
Este manifesto foi construído com base em quatro valores gerais, apresentados abaixo:
- Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
- O funcionamento do software acima da documentação;
- A colaboração com o cliente acima de negociação e contrato;
- A resposta às mudanças acima de um plano pré-estabelecido.
A partir desses valores, os criadores estabeleceram 12 princípios:
- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, por meio da entrega adiantada e contínua de um software de valor;
- Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento, pois os processos ágeis se adequam às necessidades do cliente;
- Entregar uma versão do software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência para períodos mais curtos;
- Profissionais de negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o andamento do projeto;
- Construir projetos ao redor de indivíduos motivados, oferecendo a eles o ambiente e suporte necessário e confiar que farão seu trabalho;
- O método mais eficiente e eficaz para transmitir informações, dentro e para um time de desenvolvimento, é em uma conversa cara a cara;
- Um software funcional é a medida primária de progresso;
- Processos ágeis promovem um ambiente sustentável em que os patrocinadores, os desenvolvedores e os usuários são capazes de manter passos constantes;
- A atenção contínua à excelência técnica e o bom design aumentam a agilidade;
- Simplicidade em primeiro lugar otimiza o trabalho;
- As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis;
- Em intervalos regulares, o time deve pensar e se ajustar de um forma que aumente sua efetividade.
Os principais métodos ágeis
Scrum
Uma das metodologias mais utilizadas e complexas, o Scrum visa otimizar o gerenciamento dos mais diversos projetos. Este método reúne em seu desenvolvimento alguns termos, que veremos, agora, junto de seu funcionamento.
O Scrum é gerenciado pelo Product Owner, responsável por coordenar o time de desenvolvimento, e pelo Scrum Master, que é um facilitador, responsável por garantir que todos entendam e apliquem o Scrum corretamente.
A metodologia funciona baseada em Sprints, que são ciclos de trabalho rápidos. Cada projeto contém vários Sprints sequenciais, que possuem seus próprios Sprint Backlogs (conjuntos de funcionalidades por etapa)
Durante o processo, há várias reuniões para alinhamento e balanço, com o objetivo de fazer o Scrum funcionar.
Kanban
O Kanban é a metodologia ágil mais simples e antiga. Criado por japoneses para organizar o fluxo de trabalho nas fábricas da Toyota, esse método consiste no uso de cartões que sinalizam o status dos processos de trabalho.
Geralmente, estes cartões são divididos em “Pendente”, “Em andamento”, “No prazo”, “Atrasado” e “Concluído”. Uma ferramenta atual que replica esta metodologia é o Trello, que utiliza um formato de quadro com posts para a gestão de projetos.
Lean
A metodologia lean também é originária do Japão e surgiu com o objetivo de reduzir desperdícios de tempo e de recursos. O foco está em conduzir um processo da melhor forma possível, utilizando somente os recursos necessários para cada projeto.
Para isso, essa metodologia utiliza as ferramentas Business Canvas Model, Growth hacking e Customer Development, que simplificam e agilizam as estratégias do negócio. O método Lean ainda pode ser combinado com outras metodologias e vem sendo aplicado em startups por todo o mundo.
eXtreme Programming (XP)
O eXtreme Programming, ou XP, é uma metodologia parecida com o Scrum, porém voltada para engenharia de softwares. Ela trabalha com a redução de funções, com feedbacks constantes dos clientes e com a adaptabilidade do projeto.
O objetivo do método é otimizar o desenvolvimento do software, e para isso ele funciona em ciclos curtos, que reduzem as incertezas do produto e que proporcionam espaço para mudanças no projeto.
Chegamos ao fim do artigo, mas ainda há muito conteúdo para você.
Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos: