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12 junho 2017 | Por Julia Drumond
Guia master de SEO: Tudo o que você precisa saber sobre
Quer saber tudo sobre SEO? Leia o nosso guia e entenda tudo sobre!

Estar na internet não é o suficiente para garantir que sua loja virtual, site empresarial ou blog consigam ter destaque e cheguem até o seu público alvo. Para isso é imprescindível ter conhecimento e saber o que é SEO e como aplicar essa técnica de otimização para mecanismos de pesquisa.
SEO é algo que muita gente já escutou falar e até sabe o que significa, mas colocar em prática nem sempre é tão fácil. Otimizar seu site para motores de busca é essencial para uma estratégia que pretende recolher bons resultados e, consequentemente, gerar mais vendas. Neste artigo colocamos tudo o que você precisa saber sobre SEO e como garantir que ele funcione a favor da sua empresa.
O que é SEO?
É uma sigla em inglês que significa Search Engine Optmization ou Otimização de Motor de Busca. Assim, SEO é um conjunto de técnicas e ações que facilitam a indexação de uma página em ferramentas de busca, de acordo com a as palavras-chave otimizadas.
Ferramentas de busca, de forma que todo mundo entenda, significa “Google”, “Bing”, mas principalmente o Google. Quando seu site está com bom posicionamento no Google, aparecendo entre os primeiros resultados, as suas oportunidades de negócio melhoram muito na internet, é isso que saber o que é SEO fará você conseguir. Afinal, quando as pessoas querem saber sobre produtos e serviços que pretendem comprar, 94% delas utilizam o Google e 90% olham apenas a primeira página do mecanismo de busca.
Portanto, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web, gerando maior alcance do seu negócio e aumento dos lucros.
Parece ótimo, não é?!
Por isso, elaboramos uma explicação passo a passo dos principais conceitos de SEO e quais as estratégias principais para atingir os primeiros lugares do Google.
Processo de pesquisa no Google
Uma pessoa acessa o Google buscando atender às suas necessidades, seja de conhecimento, de compras, de respostas para dúvidas, dentre outros. Portanto, para que o público se interesse pela sua página é necessário que ofereça de forma fácil e direta as dúvidas do seu (futuro) cliente.
Por isso, se coloque no lugar de alguém que está realizando a busca no Google. Um dos primeiros passos é entender a intenção de pesquisa, pois conhecê-la é essencial para que o público correto venha até a sua página, gerando leads qualificados.
Assim, existem três tipos principais de busca:
1. Busca navegacional
Busca navegacional ou pesquisa de atalho é realizada quando o usuário tem em mente qual é o seu destino. Assim, ele não lembra a URL da sua loja, por exemplo, mas sabe o nome e o tipo de produto que vende.
Quando uma pessoa assim faz a pesquisa, ela vai achar seu negócio pelas palavras chaves, exemplo: criar site izap.
Nos primeiros lugares irão ficar os sites que estão usando link patrocinados, enquanto o resultado orgânico da palavra chave aparecerá abaixo, é no resultado orgânico que a otimização de SEO afeta os resultados.
Neste tipo de busca, o cliente dificilmente não chegará até você (a menos que você não tenha uma URL amigável), pois ele já sabe o que está procurando.
2. Busca informacional
Como o próprio nome diz, na busca informacional o usuário busca por informações, por meio de notícias, releases de um produto ou artigos (como este!).
Diferentemente da pesquisa navegacional, o usuário não sabe exatamente o que quer e qual o site que busca e em qual chegará. É nesse caso que se torna fundamental um bom trabalho de SEO e rankeamento no Google, pois se o seu site estiver à frente dos concorrentes na busca, as chances do usuário clicar nele torna-se maior.
Por não saber exatamente qual site quer visitar, o usuário geralmente entra nos resultados orgânicos, e é nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios.
3. Busca transacional
Nesta busca a pessoa já está disposta a realizar a compra, seja de produto ou serviço. Por isso, ela é muito importante para e-commerce ou lojas virtuais, pois já é um cliente quase garantido, caso ele chegue até o seu site.
Neste caso, é muito importante que você realize um trabalho de otimização de SEO para estar no topo da busca do Google já é prioridade, pois se seu consumidor falar “Comprar camisas” e a sua loja virtual for a primeira que aparecer, isso já traz confiabilidade para ele realizar a compra.
Itens de indexação
São várias as questões que levam o Google a dar relevância ao conteúdo, principalmente com o lançamento constante de atualizações no mecanismo de busca. Elaboramos aqui uma lista das principais questões que você pode investir para dar maior relevância ao seu conteúdo:
Qualidade do conteúdo
A qualidade do conteúdo é um dos fatores principais para o rankeamento no Google. Desde o lançamento do novo algoritmo Google Panda, o sistema procura identificar conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público. Por isso, foque na qualidade do seu texto aliado ao SEO da página. Seja específico em seus temas, pesquise, aborde o máximo de conteúdo possível dentro dele e não deixe dúvidas no ar. Quanto melhor a qualidade do seu texto melhor vai ser o seu posicionamento e cada vez mais pessoas vão ter o seu blog como referência.
Além disso, conteúdos com qualidade DE VERDADE são poucos na internet, por isso, o seu vai ser um grande diferencial em relação aos demais. Para aliar qualidade e resultados de otimização de SEO, aposte em textos com pelo menos 600 palavras, com uso de vídeos, fotos, gráficos, links importantes, tudo o que vai fazer seu conteúdo se destacar e mostrar ao leitor que é diferente e importante.
Dica importante: Jamais copie textos! Duplicação de texto na internet leva à punição do Google. E uma das coisas que os “robôs do Google” fazem é buscar na internet por conteúdo duplicado, por isso, crie o seu próprio texto.
Tamanho do conteúdo
Em uma pesquisa feita pela Search IQ, os conteúdos que estão nas primeiras posições possuem uma média de aproximadamente 2.500 palavras. Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores.
Título em destaque
Títulos são a primeira coisa que seu visitante vai ver, por isso, são fundamentais para prender a atenção dos potenciais clientes. Crie um título que se destaque, com palavras chaves que façam o Google indexar o conteúdo. Por isso, pense, “quais são as maiores dúvidas da minha persona sobre este assunto?”, “Qual é a ‘dor’ do meu cliente sobre isso?”. Foque sempre em atraí-lo mostrando que seu texto vai mostrar a informação que ele precisa, isso vai chamar atenção de leitores e das ferramentas de busca.
Existe uma forma de você escolher o título voltado para o leitor e outro para o Google. Para o leitor é importante ser apelativo, de preferência mostrando apelo emocional, enquanto para o Google é necessário ser direto e mostrar qual a solução que o texto está oferecendo, isso é uma das otimizações de SEO que você deve fazer.
Use a palavra chave no título e no corpo do texto várias vezes. Confira a importância das palavras chaves no próximo tópico:
Palavras-Chave
É importante procurar as palavras-chave relacionadas à sua empresa, de preferência aquelas com muita demanda e baixa concorrência. Por meio do Google Adwords e do SEMRush (versão paga) você pode encontrar quais são e as melhores palavras-chave para usar na estratégia de SEO da sua empresa.
Estrutura (Heading Tags)
Crie uma lógica para a estrutura do texto do seu blog. É importante que seja fácil para o visitante e intuitivo para entender onde estão as informações mais importantes. Por isso, não deixe o texto único, como seria em um jornal, estabeleça títulos e subtítulos, mostrando onde estão as informações mais importantes.
Essa é uma otimização de SEO muito importante, além de direcionar o texto para o seu leitor, o Google também utiliza essa estrutura para “entender” seu texto e a qualidade do conteúdo.
Uma forma de delimitar a estrutura é usando as headings tags HTML do H1 até H6. A texto em H1 será sempre o título mais importante na página, então delimite as importâncias de cada título/frase com as outras tags (h2, h3, h4, h5 e h6). Isso é importante não só para o leitor, como também para os sites de busca. O Google leva em consideração os tópicos e os subtítulos quando vai ranquear a sua página. Quanto mais claro estiver a organização de relevância dos seus tópicos, maior a chance do seu conteúdo ter uma posição boa na primeira página do Google.
URLs amigáveis
Quando pesquisamos as palavras chaves no Google se ela aparece em negrito na URL também chama atenção para ser clicado. Por isso, ao pensar no seu SEO, deixe a URL amigável para facilitar o rankeamento do Google, que identifica o assunto das páginas pelo slug. Assim que você cria o título para o artigo, o seu editor vai gerar uma URL com todas as palavras dele. Isso não é indicável, altere a URL para que contenha apenas uma palavra chave, que não seja longa e sem letra maiúsculas ou acentos.
Melhores práticas para URLs amigáveis:
- Presença da palavra-chave;
- Ter no máximo um subdomínio;
- Curta e de fácil interpretação;
- Conter hifens para separar as palavras (o Google não lê espaços);
- Estar relacionada ao título do post.
Piores práticas para URLs:
- URLs que não fazem nenhum sentido para o leitor;
- Números nas URLs;
- URLs grandes;
- Caracteres indevidos (pontos, letras maiúsculas, etc.);
Imagens otimizadas
Imagem é tudo na internet e vem ganhando cada vez mais espaço no marketing digital. Se quer um engajamento bom no seu site, invista nas imagens, infográficos e vídeos. Imagens inseridas no meio do texto auxiliam a manter a atenção do seu leitor, para que a leitura não fique chata e ele acabe mudando de página.
Além disso, imagens também podem ter o seu SEO otimizado para aparecerem nos resultados de busca do Google Imagens, sendo outra forma de atrair visitantes para o seu site e/ou e-commerce. É importante colocar a imagem no tamanho adequado para a sua página e também nomeá-la na hora de publicar, para que o Google consiga identificá-la e anexá-la aos resultados de busca por imagem. Para otimizar as imagens do seu site, você pode usar o TinyPNG, um site que reduz o tamanho das imagens. Portanto defina a tag alt, que será o texto alternativo para imagem caso a página não a carregue, além de possibilitar que navegadores voltados para pessoas com deficiência visual consigam ler os dados da imagem.
Permanência na página
O tempo de permanência do usuário na página do site e/ou e-commerce é um dos fatores que mostram ao buscador que aquele conteúdo é de boa qualidade e relevante para responder a dúvida da persona. O Google tende a não rankear nas primeiras posições dos resultados de busca os sites com alta taxa de rejeição e saída, por entender que essas plataformas digitais não oferecem conteúdo de qualidade para os usuários.
Por isso, invista na introdução, é ela que irá convencer o leitor a ler o texto até o final. Ao estruturar suas técnicas de SEO na página, busque deixar o texto escaneável, ou seja, destaque os pontos de maior interesse e relevância. Essa ação é importante porque pode ser que o item de interesse do leitor não seja o primeiro, mas o quinto, se for fácil para ele localizar, ele irá até ele.
O que NÃO fazer
Alguns erros podem impedir que seu site seja indexado pelo Google, mesmo que você tenha aplicado o SEO em todo o seu site. Confira abaixo quais são:
-Informações pouco visíveis
Para desenvolver um site e/ou e-commerce que atraia e mantenha a atenção dos visitantes é necessário que a empresa estude o perfil do público-alvo que se busca atingir. A partir das informações coletadas sobre os futuros visitantes das plataformas digitais é possível criar layouts atrativos e intuitivos, que facilitem a visualização do conteúdo das páginas, proporcionando a melhor experiência durante a navegação e mantendo os visitantantes por mais tempo no site e/ou e-commerce.
Dica: deixe informações importantes, como “Faça um orçamento”, “Entre em contato conosco”, em lugares estratégicos com cores chamativas.
-Pouca interatividade
Atrair visitantes para as plataformas digitais não é uma tarefa tão simples, por isso uma vez que eles foram atraídos, é necessário mantê-los. E como fazer isso? Com conteúdo interativo, textos de leitura e entendimento fácil, vídeos e imagens que exemplificam o tema abordado no texto, estimule o leitor a comentar dúvidas e sugestões.
-Sites que não funcionam em todos os navegadores
As plataformas digitais da sua empresa precisam se adequar a todas opções de navegadores e tamanhos de tela que existem, caso isso não ocorra, o seu público-alvo ficará impossibilitado de acessá-las, o que abrirá espaço para a concorrência. Por isso, certifique-se que é possível acessar o site e/ou e-commerce da sua empresa em qualquer navegador.
-Links quebrados
Sempre confira se os links inseridos em seu site estão funcionando e se eles direcionam os usuários para sites e e-commerces confiáveis. Links quebrados, que direcionam os visitantes para plataformas digitais de baixa qualidade, influenciam negativamente nos resultados das estratégias de SEO da sua empresa.
-Erros de português
Erros de gramática e digitação no conteúdo das plataformas digitais passam a ideia de descuido e influenciam negativamente na credibilidade que a sua empresa quer passar para ao público-alvo. Por isso não deixe de revisar os conteúdos antes de publicá-los!
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