Conteúdos

10 setembro 2020  |  Por Victor Barboza

O método de trabalho conhecido como Squad tem se mostrado eficiente em muitas empresas inovadoras. Vamos conhecer um pouco mais sobre este modelo escolhido por gigantes como Spotify e Google.

Não é de hoje que startups e negócios de tecnologia da informação procuram pelo modelo organizacional mais eficiente para seus negócios. Independente do segmento, essas organizações buscam cada vez mais otimizar processos, tempo e habilidades de colaboradores e equipes de trabalho. Trabalhar com squads pode ser uma solução.

Desde o surgimento dessas empresas, muitos formatos foram propostos por especialistas de gestão e tecnologia, sempre com a intenção de conciliar os interesses de ambos os setores. Com o desenvolvimento ao longo dos anos, entre muitas opções, alguns se destacaram com resultados surpreendentes.

Este é o caso dos Squads! Para se ter ideia, empresas gigantes como Spotify e Google, se destacam no mundo inteiro com utilização de Metodologias Ágeis e Squads. Em território nacional, vemos marcas como Magazine Luiza e Natura desenvolvendo ótimas iniciativas.

Para tirar suas dúvidas sobre os Squads, criamos este conteúdo para falar sobre o conceito do modelo, assim como sua aplicação e as vantagens. Leia o artigo até o final para ficar por dentro do assunto.

O que são Squads?

Partindo do conceito desse modelo, no contexto corporativo, Squad consiste na divisão de equipes de trabalho em pequenos times multidisciplinares. A ideia é que cada Squad se responsabilize por todas as questões de um projeto, produto ou feature. Além disso, possuem autonomia para tomada de decisões e definições de prioridades, tudo estando de acordo com o objetivo da empresa.

O termo, que traduzido do inglês é esquadrão, remete a ideia militar de um pequeno grupo de soldados, com diferentes especialidades e técnicas. Na prática, esses esquadrões, compostos na maioria das vezes por comandante, médicos, atirador de elite, entre outros, são uma versão reduzida do exército para executar missões de maneira autônoma, ou seja, independente.

Como funciona na prática?

Agora é possível entender melhor como isso funciona na prática dentro das empresas, não é mesmo? Seguindo a linha dos métodos usados no desenvolvimento de softwares, alguns membros dos Squads serão responsáveis pela coordenação da equipe, garantindo o bom desempenho do time. Estes são os “Gerentes de Produto”, termo que varia de acordo com o método de desenvolvimento.

Embora esta função carregue responsabilidades, este gerente cumpre simplesmente um dos papéis do esquadrão, tão necessário quanto aos consultores técnicos, desenvolvedores, designers, entre outros.

A colaboração é algo primordial para o bom funcionamento do Squad. Os membros precisam trabalhar juntos na criação das melhores soluções. É por isso que, normalmente, essas equipes não possuem uma liderança formalizada. Todos os integrantes participam de todas as fases. Um squad de sucesso geralmente é formado por membros ágeis, que trabalham bem em equipe e saibam da importância da decisão pautada por dados.

Vantagens e desafios dos Squads

A implementação de uma nova metodologia ágil causa impacto em toda a cultura organizacional da empresa. Por isso, é extremamente importante avaliar os detalhes com antecedência, visto que é uma escolha complexa de se fazer. Para te ajudar a entender melhor como os Squads podem beneficiar uma empresa, vamos falar sobre algumas das vantagens e desafios mais comuns do modelo.


Mais agilidade e produtividade

De maneira alguma poderíamos deixar de falar da agilidade desse modelo em relação a métodos mais tradicionais. Se em metodologias mais tradicionais encontramos processos mais burocráticos e complexos, além de problemas com horários, objetivos, prazos, entre outros, no Squad vemos o oposto.

Isso, devido ao fato de que toda a comunicação necessária para o desenvolvimento do projeto acontece dentro do próprio Squad. Com um número menor de pessoas e com as habilidades necessárias disponíveis em um pequeno grupo, o processo tende a ser mais ágil. Dessa forma, também é possível ganhar em produtividade.

Vale lembrar que, quando falamos em agilidade, não estamos resumindo a vantagem apenas na rapidez de desenvolvimento, mas sim em uma maior flexibilidade e eficiência em resposta às mudanças e necessidades do projeto. Leia mais sobre o assunto.

Maior engajamento da equipe

Com o senso de coletividade criado entre os integrantes do Squad, além da responsabilidade do desenvolvimento, é comum ver a equipe mais engajada com o sucesso do projeto.

Com tudo acontecendo dentro do Squad, os membros se sentem mais interessados em contribuir de diferentes formas, indo além de suas especialidades, para o sucesso do time. Afinal, o desempenho do time afeta diretamente a todos.

Sua empresa realmente está pronta?

O método de Squad não é para qualquer empresa. Não basta apenas usar métodos ágeis, separar equipes sem as especialidades técnicas necessárias ou coisas do tipo. Para um Squad ter resultado é preciso implementar essa cultura de maneira mais profunda. Colocando algumas ações em prática, como por exemplo:

  • Focar a energia do time;
  • Investir no mindset de profissionais, quebrando barreiras de insegurança;
  • Cuidar da integração e do nível de confiança entre a equipe;
  • Garantir que os profissionais entendam realmente como a metodologia funciona;
  • Permitir que cada um esteja no lugar certo, de maneira que alguma necessidade não comprometa o projeto, entre outras recomendações.

Depois de descobrir um pouco mais sobre o conceito da metodologia Squad, além de suas vantagens e desafios, é provável que você esteja ainda mais curioso para ficar por dentro de metodologias ágeis e de como elas podem ser implementadas nas empresas, não é mesmo?

Se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro de tendências, metodologias e inovações que podem transformar o seu negócio.

Postagens
Relacionadas