Conteúdos

10 março 2021  |  Por Victor Barboza

Fique por dentro das melhores práticas e soluções para a gestão de uma startup.

A falta de liderança pode ser igual à falta de sucesso para uma startup: agência de criação de sites, por exemplo. Não importa se uma startup oferece o produto da mais alta qualidade com o melhor preço, um estilo de gerenciamento ruim pode levar à perda de clientes, má reputação da marca e a falência.

Embora um estilo de gestão possa fazer ou quebrar uma marca, é um fator que muitas empresas deixam de incorporar em seus planos de negócios. Se sua organização está falindo, ou se você é um profissional e quer crescer na carreira, continue lendo este artigo para saber por que todo negócio exige uma boa liderança.

Para estabelecer um objetivo claro

A má direção pode levar à confusão dos colaboradores e à insatisfação com a carreira. Se uma startup online aparentemente não tem um propósito, seus funcionários se sentirão da mesma forma em relação ao seu papel. Além disso, eles se sentirão incapazes de ajudar uma marca a atingir seus objetivos e aumentar sua receita.

Um líder deve transmitir os objetivos da startup, o que garantirá que todos os membros da equipe trabalhem com o mesmo objetivo. Além disso, eles devem declarar claramente o que se espera de um colaborador a cada dia, para que saibam as ações que precisarão realizar para atingir suas metas.

Para criar uma visão realista

Um líder eficaz deve ser capaz de olhar para o futuro e identificar para onde a marca está indo. Por exemplo, eles precisarão procurar mudanças no comportamento do consumidor e se manter atualizados sobre as tecnologias recentes, que podem ajudar uma empresa a evitar perdas e ficar para trás perante a concorrência do setor.

Para realizar a gestão de desempenho

Cada membro da equipe em uma posição de liderança tem a responsabilidade de melhorar a produtividade e o desempenho da startup. Para definir o padrão do segmento e satisfazer os clientes, a administração deve monitorar e avaliar o desempenho individual.

Em vez de atribuir as realizações limitadas de um indivíduo à procrastinação, um bom líder se sentará com um funcionário para chegar à causa raiz de seu desempenho inadequado, que pode ser devido a:

  • direção ruim;
  • uma carga de trabalho pesada;
  • um transtorno de saúde mental;
  • conflito de funcionário;
  • perda de paixão por sua posição;

Uma reunião individual fornecerá uma oportunidade para os líderes melhorarem o desempenho de um funcionário no futuro, para definir metas profissionais e fazer perguntas. Reservar um pouco do seu dia para organizar reuniões de desempenho pode transformar um funcionário médio em um ativo.

Para melhorar o incentivo do funcionário

Um estudo descobriu que 75% dos funcionários que optaram voluntariamente por deixar seus empregos o fizeram por causa de seu chefe, e não por sua função. Infelizmente, muitos líderes geralmente optam por falar mal de seus funcionários e fazer com que se sintam inferiores; no entanto, eles devem tentar construir relacionamentos fortes com seus funcionários e incentivá-los a desenvolver suas habilidades.

Afinal, toda startup vai depender do talento, conhecimento e experiência de sua equipe. Para garantir uma posição mais forte no mercado, uma reputação positiva e uma margem de lucro saudável, os líderes devem estimular seus funcionários a atingirem seu potencial.


Por exemplo, eles podem:

  • fornecer treinamento aprofundado;
  • investir em sua educação;
  • oferecer feedback construtivo;
  • disponibilizar as ferramentas e equipamentos corretos para o seu trabalho.

Para o gerenciamento do estresse

A delegação inadequada pode prejudicar o crescimento de uma empresa. Para que uma startup não apenas sobreviva, mas prospere, os líderes devem estar dispostos a entregar tarefas difíceis a seus funcionários. Embora você possa acreditar que ninguém pode concluir um projeto com o mesmo padrão que você, o conhecimento e a experiência de um membro da equipe podem ajudar a empresa a alcançar ou superar suas metas.

Se você não delegar para sua equipe de forma eficaz, poderá experimentar um alto nível de estresse, o que poderá fazer com que você se canse e perca toda a paixão pelo negócio. Também pode destruir a satisfação no trabalho de seus funcionários, o que pode aumentar a rotatividade de pessoal.

Para delegar tarefas a outras pessoas com eficácia, você deve avaliar cada tarefa e classificá-las por complexidade e importância. Você deve, então, entregá-los aos colegas que se reportam diretamente a você, que então escolherão cuidar de um projeto por conta própria ou delegá-lo aos membros de sua equipe. Isso pode liberar sua carga de trabalho, o que proporcionará mais tempo para se concentrar em tarefas maiores.

Para aumentar o moral da equipe

O baixo moral no local de trabalho pode levar à procrastinação, pouca atenção aos detalhes e uma alta rotatividade de pessoal. Se você deixar de reconhecer as realizações de seus funcionários, se nunca fornecer recompensas ou não reservar um tempo para conhecer seus funcionários, não deve se surpreender quando os prazos forem perdidos, os clientes reclamarem e sua receita despencar.

Se você deseja preencher sua equipe com paixão e entusiasmo por suas funções, você precisa melhorar a moral em toda a empresa. Por exemplo, você pode aumentar a paixão de seus funcionários pelo negócio:

  • fornecimento de várias vantagens de trabalho, como frutas grátis, bebidas depois do trabalho, um desconto para a empresa, etc;
  • interessar-se na vida e nos hobbies dos membros da sua equipe;
  • solicitar feedback de cada departamento e agir de acordo com suas opiniões;
  • apresentando uma divertida sala de descanso cheia de cadeiras confortáveis ​​e entretenimento.

Para comunicar com eficácia uma mudança de estratégia

A maioria das startup precisará mudar sua estratégia em algum momento, o que pode ser devido a uma mudança nos regulamentos, uma mudança no comportamento do consumidor, um aumento de novas tecnologias ou uma receita anual em declínio. No entanto, uma liderança ruim pode dificultar a aceitação e a compreensão de uma nova direção de negócios pelos funcionários.

Para que uma nova estratégia funcione, um líder deve reservar um tempo para comunicar a mudança à sua equipe, o que inclui o propósito da mudança de estilo e visão para o futuro. A administração deve articular a nova direção por meio de várias táticas, incluindo reuniões internas, e-mails e memorandos. Além disso, os funcionários devem ser incentivados a fazer qualquer pergunta para entender uma estratégia, o que pode torná-los mais abertos às mudanças futuras.

Terceirização do desenvolvimento de software

Soluções personalizadas orientadas por nuvem e técnicas de IA (Inteligência Artificial) estão mudando o cenário tradicional de desenvolvimento de software. Existe um mercado crescente em todo o mundo para o desenvolvimento de software terceirizado. Estima-se que o mercado de Outsourcing de TI crescerá a um CAGR de 4,42%. 

Como a terceirização é uma das formas mais convenientes e econômicas de desenvolvimento de software, a maioria dos líderes eficientes aproveitará essa oportunidade. A terceirização tem benefícios como redução de custos, tempo reduzido para o mercado e acesso a um conjunto de recursos e expertises de especialistas e soluções.

Ao criar uma solução de software customizada para a otimização dos principais processos de sua startup, deve pensar em terceirizar o desenvolvimento de seu software.

Para definir o padrão

A administração é responsável por estabelecer o padrão nos negócios. Se um membro sênior da equipe chega constantemente atrasado ao escritório, tem uma atitude negativa e não é nada profissional, os funcionários acreditam que são livres para agir da mesma maneira todos os dias. Infelizmente, isso pode afetar a reputação, a eficiência e os resultados financeiros de uma marca.

Um bom líder entende que deve dar o exemplo todos os dias. Portanto, é importante que eles sigam o código de vestimenta correto, mantenham uma atitude positiva, cheguem ao trabalho dentro do prazo e façam tudo para ajudar um cliente. Isso pode encorajar os funcionários a seguirem seus passos, o que pode levar a uma reputação mais forte, um aumento na produtividade e uma maior lucratividade.

Para ajudar na gestão de conflitos

Como o local de trabalho será composto por vários personagens com diferentes visões e experiências, os membros de sua equipe provavelmente entrarão em conflito de vez em quando. Embora você queira fechar a porta e ignorar uma discussão, você não pode se dar ao luxo de fazer isso quando dirige um negócio de sucesso.

Bons líderes reservam tempo para administrar conflitos internos e ajudam a construir pontes entre indivíduos ou departamentos. Para lidar com um conflito interno de forma eficaz, um gerente deve:

    • falar em particular com cada funcionário envolvido em um conflito

    • olhar para um argumento de ambas as perspectivas

    • encontrar uma solução adequada para ambas as partes

    • registrar o conflito e solicite que ambas as partes assinem a cópia mestre

Para criar um senso de propriedade

Os maus líderes podem tentar microgerenciar os funcionários ao concluir tarefas e com o objetivo de atingir vários objetivos. No entanto, confiar em seus funcionários para concluir um projeto e usar sua iniciativa pode proporcionar-lhes maior satisfação no trabalho e um sentimento de propriedade no local de trabalho.

Por isso, você não deve ter medo de delegar tarefas importantes à sua equipe e dar-lhes liberdade e espaço para concluí-las com alto padrão. Se você expressar claramente o resultado desejado de um projeto e como gostaria que eles o concluíram, eles poderiam abraçar a tarefa com as duas mãos. No entanto, você deve ter uma política de portas abertas, que permitirá que eles venham até você para obter conselhos ou feedback quando necessário.

Para ajudar na resolução de problemas

Cada empresa encontrará vários problemas durante sua vida útil. Por exemplo, uma empresa pode enfrentar a perda de um cliente importante, pode ter dificuldade para atingir uma meta financeira ou pode não estar conseguindo preencher uma lacuna no mercado.

Em vez de fugir do problema e fingir que ele não existe, um líder eficaz buscará resolvê-lo de forma proativa. Por exemplo, eles podem identificar por que um cliente está insatisfeito com a marca e pensar em maneiras diferentes de mantê-lo a bordo, como atualizar um serviço gratuitamente ou oferecer um desconto em seu próximo contrato.

Conclusão

Não importa se você recrutou muitos profissionais talentosos e dedicados e desenvolveu um produto de alta qualidade – um estilo de gestão deficiente pode resultar no fracasso de uma empresa. Para que sua empresa tenha grande sucesso, a administração precisará liderar pelo exemplo, incentivar os funcionários a atingir seu potencial e buscar a solução de problemas.

Postagens
Relacionadas