Conteúdos
18 janeiro 2021 | Por Victor Barboza
Teleconsulta: o que fazer para implementar no consultório
Saiba como uma teleconsulta funciona e o que fazer para garantir o sucesso desse método de atendimento.

A modernidade não trouxe apenas desafios, mas também diferentes soluções que facilitam diariamente o desenvolvimento de muitos setores do país. A área da saúde não ficou de fora! É nesse contexto que a teleconsulta se tornou uma excelente opção para otimizar a experiência dos usuários e transformar o atendimento de pacientes.
A teleconsulta, que inicialmente era usada para dar acessibilidade a pacientes com dificuldades de locomoção, está sendo frequentemente usada por conta do isolamento social. Basicamente, a tecnologia permitiu que médicos e consultórios pudessem realizar de maneira remota atividades que anteriormente eram complexas e burocráticas.
Durante a pandemia da COVID-19, por exemplo, onde principalmente as pessoas do grupo de risco permanecem em isolamento, oferecer uma saída para atender esse público de forma segura e eficiente é um baita diferencial para qualquer médico ou consultório.
Que tal entender um pouco mais sobre o assunto e ver como a teleconsulta pode ser implementada na prática? Continue a leitura.
O que é teleconsulta e como ela funciona na prática?
Indo direto ao ponto, teleconsultas são consultas médicas realizadas à distância. Isso se tornou cada vez mais viável através do uso da tecnologia da informação e também, de recursos de comunicação, como prontuários eletrônicos e videoconferências, por exemplo.
Nesse modo de trabalho, todo o processo é realizado digitalmente, sem qualquer tipo de contato físico. Modalidades como dermatologia, psicologia e neurologia utilizam bastante a opção. O sucesso da teleconsulta se deve também à necessidade de facilitar o atendimento a pessoas que residem em lugares de difícil acesso.
Regulamentação
É importante deixar claro que o sucesso das teleconsultas não é uma novidade apenas em tempos de pandemia. Este modo de trabalho é regulamentado desde 2002, pela resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) n° 1643.
Entretanto, por conta de todos os problemas causados pelo COVID, foi necessário criar uma nova regulamentação para que especialistas de saúde pudessem ter clareza sobre quais seriam as obrigações em teleconsultas.
Em abril de 2020, a lei de nº 13.989, assinada pelo então presidente da república, autoriza a utilização da telemedicina enquanto houver a crise causada pela pandemia. Porém, alguns conselhos regionais restringem a consulta online apenas à orientações e triagens, como é o caso de especialidades odontológicas.
Como colocar a teleconsulta em prática?
A tecnologia é usada a favor de diversas áreas da sociedade e que bom que seus recursos também são implementados na saúde. No caso das consultas, abre muitas possibilidades tanto para médicos quanto para pacientes.
Entretanto, vale a pena destacar que assim como em outros segmentos, é essencial garantir a segurança de dados e informações. Além de viabilizar um atendimento ágil, sem problemas de conexão ou de funcionamento.
Por isso, listamos algumas das ações mais fundamentais para a implementação da teleconsulta em um consultório. Confira!
Prepare uma estrutura de qualidade
Em um consultório físico, antes de um atendimento presencial, é mais do que necessário contar com equipamentos e uma estrutura que te ofereça as melhores condições para que os procedimentos sejam feitos da melhor forma. Na teleconsulta não é diferente!
Ao implementar este método de atendimento, é fundamental se preocupar com a infraestrutura que irá disponibilizar para os pacientes. O médico ou o consultório, deve, por exemplo, contar com uma ferramenta ou software que lhe permita atender aos questionamentos dos pacientes da melhor forma.
Garanta um bom atendimento
Um atendimento de qualidade é indispensável em qualquer método de trabalho, inclusive de forma remota. Mesmo que esteja cercado de componentes eletrônicos e plataformas digitais, é sempre importante lembrar que o atendimento precisa ser humanizado, afinal, a consulta será feita com uma pessoa.
Isso significa que a teleconsulta exige a mesma dedicação, cuidado, atenção e empatia que o atendimento presencial exige. Por isso, antes de qualquer coisa, é fundamental entender como as ferramentas funcionam para que durante o atendimento nenhuma falha tire sua atenção do paciente.
Prepare seu time de profissionais
Como você irá utilizar uma plataforma online para gerenciar todos os atendimentos e consultas a distância, é preciso preparar sua equipe para ter um bom manuseio da ferramenta e o uso correto de suas funcionalidades.
Para garantir isso, o mais recomendado é treinar cada profissional. Dessa forma, você poderá somar os benefícios da tecnologia à expertise e experiência dos especialistas. Assim, os pacientes serão ainda mais privilegiados com o atendimento do seu consultório.
Uma equipe de teleconsulta orientada corretamente com certeza atenderá melhor os clientes de forma remota. Para isso, alguns pontos precisam de maior atenção:
- Atendimento;
- Monitoramento de dados e informações;
- Análise de laudos online;
- Uso da plataforma; entre outros.
Opte pela tecnologia que melhor responda às necessidades do consultório
Na teleconsulta, por trás de um bom atendimento existe uma plataforma que realmente responde às necessidades do paciente com eficiência, praticidade e agilidade. Nesse contexto, você pode optar pelo desenvolvimento de um software específico e customizado de acordo com as peculiaridades do consultório.
Em vez de contratar um sistema fechado ou assinar diferentes ferramentas para viabilizar o atendimento de forma remota, você pode buscar o apoio de um parceiro tecnológico e criar o seu próprio software para o gerenciamento do atendimento online.
A iZap Softworks oferece soluções customizadas para o seu consultório, disponibilizando times de tecnologia de forma remota ou presencial, com uma abordagem colaborativa multidisciplinar. Esta é uma maneira segura para garantir que o software desenvolvido responda de maneira prática e eficiente a todos os desafios do negócio.
Não sabe como isso funciona na prática?
Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Você não irá se arrepender. Clique aqui.
