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14 fevereiro 2019  |  Por Vanessa Nardine

O ano é 2019, os consumidores estão cada vez mais exigentes e ávidos por atendimento rápido, personalizado e de qualidade. O número de empresas disputando o mesmo mercado é cada vez maior e a busca por estratégias que as coloquem em destaque na mente do consumidor é intensa.

Em meio a esse cenário tão competitivo e exigente, os gestores encontram no marketing digital ferramentas e estratégias que impulsionam positivamente os resultados das empresas.

 

Observando a rapidez com que são criadas e reinventadas as estratégias de marketing digital, selecionamos 5 tendências que já orientam os esforços das organizações e que podem ser implementadas em sua empresa ainda este ano.

 

1- Realidade aumentada: novas experiências do cliente com a marca

 

Segundo o site Tecmundo a Realidade Aumentada é uma tecnologia que viabiliza a interação do mundo virtual com o real, através da combinação de dados virtuais com o ambiente real. A realidade aumentada ajuda as empresas a diversificarem as formas com que os clientes interagem com a marca.

No marketing, um ótimo exemplo de uso da realidade aumentada é o IKEA Place, aplicativo criado pela loja sueca de móveis IKEA. No aplicativo, os clientes podem posicionar e testar virtualmente como os móveis e objetos de decoração da marca ficariam em suas casas.


Fonte: IKEA 

 

2- Chatbots: Atendimento automatizado personalizado

 

Muito provavelmente, você já deve ter reparado que toda vez que entra em uma página na web ou em uma fanpage de uma marca, logo aparece do lado direito inferior da tela “um bonequinho” perguntando algo.

Esse “bonequinho” é o chatbot, um programa de computador capaz de simular uma conversa como se fosse um humano. Criado para realizar tarefas que podem ser automatizadas, o “robô” consegue tirar dúvidas frequentes sobre produtos e serviços, captar leads, realizar vendas, identificar em que estágio do funil que o lead está e muitas outras tarefas que facilitam a comunicação com os prospects e consumidores.

 

3- Micro-momentos

 

Possivelmente, você já deve ter visto algo sobre a jornada do consumidor, que nada mais é do que as etapas que o consumidor passa desde a descoberta de um problema até a compra de um produto ou serviço que o resolva.

Segundo o Google, os micro-momentos são as frações de tempo que acontecem durante as etapas da jornada do consumidor, em que o prospect realiza pequenas pesquisas sobre um produto ou serviço utilizando um smartphone. Esses micro-momentos podem acontecer em qualquer etapa da jornada, podendo inclusive ajudar na decisão ou finalização da compra.

Por isso, é de extrema importância que o site da sua marca seja totalmente mobile friendly, para que os consumidores e prospects tenham a melhor experiência com a marca durante esses micro-momentos, influenciando na decisão de compra.

 

4- Visual Search

 

Sabe aquele item que você achou legal, ficou doido para pesquisá-lo no Google, mas não sabe como descrevê-lo para fazer a pesquisa? Já pensou em como seria genial poder pesquisá-lo através de uma foto?

Isso já é possível através do visual search (pesquisa visual) em alguns mecanismos de busca, como Google, Big e Pinterest, que já são capazes de compreender as informações contidas nas imagens e transformá-las em resultados de pesquisa.

 

Pesquisa visual

 Fonte: WhichPLM

 

5- Vídeo Marketing

 

Segundo o site Agência MKS qualquer tipo de conteúdo, quando transmitido no formato de vídeo, tem o poder de atrair a atenção dos usuários das plataformas digitais infinitas vezes maior que textos e imagens estáticas.

Sabendo disso, por que não aproveitar para atrair e reter clientes e prospects usando a estratégia de vídeo marketing na sua empresa?

Veja algumas sugestões de conteúdo para vídeos que irão impulsionar as campanhas de marketing da sua marca:

  • Tutorias
  • Webinar
  • FAQ vídeo
  • Vídeo Case
  • Entrevistas com clientes

Além do alto poder de reter a atenção dos espectadores, o vídeo marketing impulsiona o SEO do seu site, aumenta as chances da sua empresa aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google, melhora os resultados das campanhas de e-mail marketing e ajuda a consolidar a imagem da empresa na mente do consumidor.

 

Conclusão

 

As estratégias de marketing digital são renovadas constantemente, estar atento a essas mudanças e aplicá-las é um dos fatores cruciais para garantir os bons resultados das organizações.

Aplique as tendências de marketing digital que listamos acima nas estratégias da sua empresa e perceba como ela irá se aproximar dos clientes e prospects, aumentando os seus resultados positivos.

Não sabe como implementar essas tendências na sua empresa? Entre em contato conosco. Podemos te ajudar!

 

Veja mais 3 artigos que ajudarão a alavancar as estratégias de marketing da sua empresa:

Quais são os benefícios do Marketing Digital?

Como fidelizar o seu cliente?

Acesso mobile e sua influência nos sites

 

 

 

 

 

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