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13 janeiro 2017  |  Por Lucas Mendes

Qual é a influencia das cores no marketing? Leia nosso artigo e descubra como utilizar as cores para vender mais?

O marketing é uma atividade que trata diretamente com o público na perspectiva de guiar e influenciar suas ações e relações. São diversas as ações que podem ser executadas no marketing digital, para alcançar esse objetivo o uso das cores é fundamental, uma vez que elas têm a capacidade de direcionar as pessoas.

Dentro da psicologia existem estudos exatamente sobre a influência das cores nas pessoas. O marketing digital faz uso das descobertas dos psicólogos para captar a atenção do consumidor. Para se ter uma ideia da importância das cores, 84,7% dos consumidores apontam a cor como mais importante do que outros fatores ao escolher um produto.

Na internet as pessoas não podem tocar os produtos, experimentar etc., praticamente tudo depende da visão. Pense um pouco sobre o impacto das cores a partir das seguintes informações.

+ 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento da marca;

+ 60% apontam que a cor pode ser responsável pela aceitação ou rejeição de um produto/serviço;

+ 90 segundos é o tempo que o subconsciente leva para uma avaliação sobre um produto ou ambiente e até 90% dessa avaliação é baseada nas cores;

+ 42% dos anúncios em cores são mais visualizados que os mesmos anúncios em preto e branco;

+ 40% é a melhora que o bom uso das cores traz para a leitura e 73% a melhora na compreensão;

Vemos como as cores são fundamentais no processo de compra e como estão diretamente relacionadas com as ações que o marketing digital pode executar. Além disso, a percepção visual tem forte relação com nossas reações sobre o mundo e na tomada de decisões. Vejamos quais os impactos das principais cores utilizadas.

O que as cores representam

Vermelho

+ Quente e dinâmica: ativa, apaixona e emociona.

+ Estimula energia e pode elevar a pressão sanguínea, a respiração e o pulso, é a melhor cor para ativar o emocional do consumidor.

+ Incentiva confiança, paixão e intensidade.

+ Utilizada em liquidações pelo senso de urgência, atrai compradores impulsivos.

Amarelo

+ Brilhante e energizante: feliz, acolhedor e estimulante.

+ Faz com que as pessoas falem mais.

+ Estimula otimismo, esperança e ajuda na concentração.

+ Utilizada para detalhes importantes e call to actions por aludir ao parar/cautela.

Azul

+ Mais fria: calma, confiança e segurança.

+ Aumenta a criatividade e a contemplação.

+ Utilizada para criar senso de segurança e confiança na marca, além disso, diminui apetite e estimula a produtividade.

Laranja

+ Equilibrada, vibrante e energética: amigável e convidativa.

+ Reflete calor, excitação e entusiasmo, leva a mais atividade, alegria e sociabilidade.

+ Agradavelmente estimulante.

+ Utilizada para call to actions de ação instantânea, é a preferida por compradores impulsivos, além de representar marcas amigáveis, alegres e confiantes.

 

Verde

+ Equilibrada e rejuvenescedora: representa estabilidade e possibilidade.

+ Diretamente associada à saúde e à tranquilidade.

+ Crescimento, vitalidade, natureza, tem efeitos calmantes e alivia o estresse.

+ Utilizada em lojas para relaxar os clientes.

 

Roxo

+ Nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria.

+ Bastante calmante, relacionada à intuição e espiritualidade.

+ Estimula a resolução de problemas e a criatividade.

+ Utilizada muito junto à produtos de beleza, representa marcas criativas, inteligentes e imaginativas.

 

Cores Homens Cores Mulheres
Azul 57% Azul 35%
Verde 14% Roxo 23%
Preto 9% Verde 14%
Vermelho 7% Vermelho 9%
Laranja 5% Preto 6%
Cinza 3% Laranja 5%
Marrom 2% Marrom 3%
Branco 2% Amarelo 3%
Amarelo 2% Branco 1%

Essas informações são fundamentais quando você for escolher a paleta de cores da sua empresa, desenhar a logo da sua marca, definir as cores da sua página. O uso correto de cada com relacionado com o perfil do seu público pode afetar diretamente na conversão das suas páginas e nos resultados da sua venda. E aí, você está utilizando as cores certas no seu site?

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