O marketing se define como uma estratégia empresarial de aumento dos lucros por meio de tentativas de atender às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias e atendimentos.

No marketing quem não é visto, não é lembrado. Pensando que um produto é resultado de um conceito e muitas vezes para vender um conceito, é preciso oferecer outro, o marketing social está cada vez mais presente entre as ações das empresas. Isso porque além de auxiliar a “aparecer” no mercado, ele também incentiva causas justas que auxiliam pessoas e contribuem positivamente para a sociedade.

Porém o marketing social é feito de forma ainda mais agressiva que o marketing convencional, e com mais planejamento. Por isso, confira as nossas dicas para fazer um marketing social de sucesso.

 

O que é marketing social?

O marketing social é uma parte do marketing voltada para o gerenciamento estratégico de planos para inovações sociais. Esses planos são influenciados por valores éticos e tem como base os direitos humanos e a equidade social. O marketing social objetiva principalmente influenciar o comportamento da sociedade, promovendo a divulgação de um alerta ou serviço.

O uso para promover a divulgação e aceitação de uma causa ou idéia é chamado de marketing social. A maioria das intervenções são realizadas com caráter assistencialista e sob o olhar de necessidades específicas das populações. O desenvolvimento desse marketing ajuda a pressionar a implantação de políticas mais coerentes e que deem maior visibilidade às necessidades de diversas comunidades.

 

Plano de marketing social

marketing social

Para elaborar uma campanha de marketing social é necessário compreender os seus elementos. Assim, faça um resumo que destaque o plano, objetivos e metas do marketing, além do posicionamento desejado, estratégias e planos de avaliação, orçamento e implementação.

 

1. Objetivo

Descreva o histórico, o propósito e o objetivo do plano. Utilize perguntas como:

Qual a questão social abordada?

Qual o problema a ser abordado e como ele aconteceu?

Além disso, veja quais serão os benefícios do plano, tanto para a sociedade quanto para a sua empresa e delimite o foco.

 

2. Análise

Utilize a análise SWOT (em inglês strenghts,weaknesses, opportunities and threats, ou forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Que consiste em definir:

Forças: vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes;

Fraquezas: desvantagens internas em relação aos concorrentes;

Oportunidades: aspectos externos positivos que podem dar uma vantagem competitiva para a empresa;

Ameaças: aspectos externos negativos que podem dar desvantagem competitiva para a empresa;

 

3. Perfil do público alvo

Elabore a sua persona, detalhando e descrevendo o perfil completo, interesses, dados, comportamento etc. A modalidade marketing social tem foco em influenciar comportamentos, então foque bastante nessa questão.

 

4. Definindo metas

Quais são os objetivos comportamentais do marketing que você pretende alcançar? Tenha isso em mente e avalie a aceitação, rejeição, modificação ou abandono de certo comportamento pela persona. Estabeleça conhecimentos, crenças e gostos que motivarão o público alvo a adotar a sua campanha.

 

5. Posicionamento da empresa

Descubra qual é o posicionamento da sua empresa, considerando que geralmente para um marketing social você terá que ter um posicionamento firma sobre o tema, possuindo campanhas mais agressivas ou emocionais. Isso auxiliará a definir qual comportamento seu marketing deverá adotar.

 

6. Orçamento

Toda campanha, independente do tipo de marketing selecionado, precisa colocar em perspectiva o financiamento disponível e o gasto que resultará da implementação da campanha.

 

7. Implementação

Nesta última etapa você utilizará as estratégias de marketing em ações específicas, quem fará o que, como e quando. É hora de delimitar todas as ações e colocar o plano em prática.

Invista no marketing social, além de ser voltado a um bem para a sociedade de forma geral, ainda atrai muitos consumidores interessados no assunto até você.

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