Conteúdos
30 julho 2019 | Por Hellen Mota
E-commerce: conheça os modelos existentes
Popularmente conhecido como mercado online, e-commerce é todo tipo de comércio realizado por meio da web, onde são realizadas compras e vendas em plataformas digitais. Só em 2018 o mercado online no Brasil cresceu 12%, tendo uma perspectiva de crescimento para 2019 de 15%, segundo levantamento Ebit/Nielsen.

Com a popularização do e-commerce, novos segmentos foram surgindo, englobando novos modelos de mercado e principalmente atendendo a clientes e negócios específicos. Mas, você sabia que existem diferentes tipos de e-commerce?
Hoje, no mercado, existem algumas plataformas populares como Amazon e Mercado Livre, que são utilizadas para o mercado eletrônico. Mas, não existem apenas esses modelo de negócio.
Pensando nisso, para que você saiba as diferenças entre os modelos de e-commerce, separamos alguns modelos que você pode utilizar no seu futuro negócio. Veja!
B2B – Business to Business
O B2B são comércios onde ambas operações são realizadas entre empresas (pessoas jurídicas), no qual muitas vezes o volume de pedidos são maiores no processo de compra, tendo a outra empresa uma capacidade grande de estoque e logística.
Com isso, grandes empresas devem se diversificar do mercado comum, tendo por exemplo, uma quantidade mínima de pedido e diferentes formas de pagamentos.
B2C – Business to Costumer
É o comércio mais comum em e-commerce, onde é feito a venda entre empresa (pessoas jurídicas) e cliente (pessoas físicas). Por ser uma venda direta para o consumidor, esse modelo exige mais preocupação em relação a imagem do produto do que a B2B.
O site deve ter informações detalhadas sobre os produtos, seus benefícios e utilidades. A relação com o cliente se torna mais próxima, por isso, quanto mais transparente, maior será a chance de venda.
C2C – Customer to customer
No e-commerce C2C, temos uma outra modalidade, onde pessoas físicas vendem para pessoas físicas, tendo como intermediador sites e plataformas que cobram determinados taxas aos vendedores.
Esses ambientes onlines são conhecidos por não terem um segmento específico de produto, podendo vender e negociar diversos itens.
C2B – Customer to Business
Ao contrário dos demais modelos de e-commerce, o C2B é um modelo de e-commerce onde pessoas físicas vendem para empresas (pessoas jurídicas). Esses modelos de negócios são vistos como inovadores no mercado de compra e venda.
Plataformas de vendas de fotografias e até mesmo artigos são exemplos de plataforma e-commerce C2B.
B2G – Business to Government
Além dos modelo citados acima, existem também o modelo de negociação entre empresas, governo ou administração, conhecida como Business-to-administration (B2A). Para esses tipos de serviços é muito importantes ter conhecimento em licitações e principalmente está em dia com os impostos e tributos. Empresas de marketing e propaganda são exemplo de B2B ou B2A.
C2G – Citizen to government
Há também a negociação entre cidadãos e governo. Mas isso só será possível pelo sistema do governo, onde o cidadão poderá dar sugestões que possam contribuir para o Estado.
B2E – Business to Employee
No caso do e-commerce B2E a venda de produtos é feita para os próprios funcionários, onde os mesmos consomem os produtos que produzem. Através de uma rede interna, os itens ficarão disponíveis para que os colaboradores possam comprar ou trocar por serviços.
O mercado online traz grandes vantagens não só para pessoas jurídicas, mas também para pessoas físicas. Os diversos e-commerces e os participantes na relação de venda faz com que novas siglas e modelo de comércio online surjam.
Agora você já sabe qual o melhor modelo de e-commerce se encaixa melhor na realidade da sua empresa, para te ajudar nesse processo, contamos com a melhor equipe na construção do seu e-commerce. Entre em contato conosco!
Leia mais 3 artigos para ter um e-commerce de sucesso:
Saiba como o serviço de armazenamento pode influenciar o seu e-commerce
Ecommerce: 6 dicas valiosas para transformar visitantes em compradores
Loja física e loja virtual, como trabalhar bem os dois canais?
