Possuir uma loja virtual atrativa e receber um grande número de visitantes, não quer dizer necessariamente que seu negócio seja lucrativo. Um dos grandes desafios das lojas virtuais é aumentar o número de vendas na medida em que cresce o número de visitantes. Esta é uma das maiores tarefas de quem administra um e-commerce.

Depois de acessarem o seu site, os visitantes precisam ser convencidos de que estão fazendo um bom negócio ao efetuar uma compra. Nesse processo, que chamamos de conversão, um usuário deixa de ser um simples visitante e passa a ser um cliente da loja.

Resumidamente, aumentar a taxa de conversão é uma missão interminável, e, por isso, viemos aqui ajudar.

 

1 - Siga boas práticas de marketing digital

 

É muito comum encontrar empresários que buscam resolver problemas de baixa conversão investindo alto na promoção de liquidações ou anúncios. Porém, vale lembrar que utilizar somente esta prática pode aumentar ainda mais os custos, fazendo com que sua loja perca dinheiro ao invés de ganhar.

Uma ótima alternativa para lidar com esse desafio é seguir boas práticas de marketing digital, que possui um ótimo custo benefício, visto que sua implementação na rotina de trabalho não envolve muitos gastos. Esta solução funciona a longo prazo e contribui diretamente para satisfação dos visitantes, que é o primeiro passo para fidelização.

Algumas tarefas parecem simples, mas precisam de um pontapé incial, como definir os canais de comunicação que serão usados pela loja, publicar conteúdo relevante, definir persona e jornada de trabalho, entre outras alternativas.

 

2 - Invista em design

 

Investir em design vai muito além de apenas se preocupar com a estética. Os detalhes visuais da sua loja estão diretamente ligados às conversões, positivamente ou negativamente.

É essencial investir tempo em alguns aspectos do design, incluindo cores e contrastes dos botões de CTA, navegação e sistema de buscas do produto, destaque das informações mais relevantes de cada página, ícones que sejam de fácil entendimento, cores atrativas para o segmento, entre outras estratégias. Então, é hora de colocar a mão na massa!

 

3 - Utilize estratégias para recuperar carrinhos abandonados

 

É muito comum que um cliente, no final do processo de compra, desista do produto e abandone o carrinho. Esse, com certeza, é um dos maiores dramas dos lojistas. Uma boa sugestão para reverter essa situação é buscar entender o motivo, se colocando no lugar do cliente. Isso te ajudará a enxergar novas estratégias, te permitindo agir rapidamente.

Também vale lembrar sobre a importância de sempre ficar de olho nos valores do frete, em burocracias no processo de compra e na concorrência. Essas pequenas atitudes, vão te ajudar a analisar seu negócio e enfim criar alternativas ou atrativos para atrair visitantes que abandonam seus carrinhos.

 

4 - Responda as dúvidas dos visitantes da sua loja online

 

O seu conteúdo deve ter o propósito de atender as necessidades dos visitantes. Dessa forma, responder dúvidas sobre segmentos e produtos, de forma clara e objetiva, com certeza podem abrir caminhos para conversões.

Em muitas ocasiões, o visitante ainda não está pronto para compra e uma alternativa para ajudá-lo é adicionar informações complementares para diminuir ao máximo o número de interrogações a respeito do produto. Dessa forma, o visitante da loja irá se sentir mais seguro ao conhecer bem o que está sendo ofertado.

 

5 - Use as redes sociais como aliadas

 

As empresas que utilizam as redes sociais em suas estratégias de vendas, saem na frente na corrida por clientes qualificados. A base para muitas relações de vendas atualmente é a proximidade entre a marca e o público, tornando-os também porta vozes da empresa.

Além de ajudar no relacionamento com o público, o uso das redes sociais dentro das estratégias de marketing, ajudam a trazer visibilidade e reputação para marca.

 

6 - Aposte no mobile

 

Já que a nossa intenção aqui é transformar o número de visitantes em vendas, é importante considerar a possibilidade de investir em plataformas mobile. Grande parte dos consumidores estão propensos a realizarem suas compras diretamente pelos seus smartphones, por ser mais prático e acessível.

Melhorar a navegabilidade do seu site em dispositivos móveis, favorece ainda mais a visibilidade da sua empresa nos resultados de buscas na web. Ou, você pode dar um próximo passo, criando um aplicativo próprio e alcançando ainda mais público. Já pensou nisso?

 

Buscar relevância no mercado eletrônico e aumentar as vendas é um trabalho duro, mas, deve ser o principal objetivo de um negócio online. Não se esqueça que, dar um próximo passo, aplicando essas dicas de forma prática, exige um planejamento bem alinhado com os objetivos da sua loja.

Agora que você entende melhor sobre como otimizar o seu negócio e interagir com os visitantes da sua loja, já pode entrar em contato conosco. Na iZap, oferecemos as melhores oportunidades para quem pretende criar uma loja virtual e aumentar suas vendas. Nossa plataforma de e-commerce ajudará sua empresa lucrar mais com a Internet.


Aproveite a oportunidade e fale com um de nossos consultores sobre seu projeto.