Não adianta ter um produto de grande qualidade ou a melhor loja virtual na internet se as pessoas não têm a sua imagem definida mentalmente e não conseguem se conectar com a empresa. Por isso, fazer uma identidade visual é essencial para qualquer tipo de empresa.

É importante possuir uma logomarca que transmita não somente beleza e padronização, como também os valores da sua empresa. A partir da criação dessa identidade visual sua empresa poderá confeccionar itens essenciais, como: Cartão de visitas, camisetas, site adequado à sua marca etc.

 

O que é identidade visual?

A identidade visual apresenta os elementos formais que representam visualmente uma marca. Ela é composta de símbolos gráficos caracterizados por códigos de cores (que formam o chamado logotipo). Além disso, em uma identidade visual existem as tipografias e grafismos, que comunicam a  missão, visão e valores da empresa.

 identidade visual

Portanto a identidade visual é a "cara" da marca. É a maneira como as pessoas enxergam, se lembram e reconhecem a sua marca. Mas para elaborar a identidade visual da sua empresa é preciso ter um plano de negócios claro e bem detalhado. Só assim é possível escolher a ideia central que vai resumir a sua identidade visual em poucos elementos.

 

Qual a importância?

Pessoas escolhem produtos ou serviços baseadas no valor que percebem da marca, mesmo que este valor não seja seguido à risca todo o tempo pela empresa. Por isso, investir na identidade visual é tão importante, ela transfere credibilidade, segurança e estabilidade.

identidade visual

É por meio da identidade visual que seu cliente vai lembrar de você, por isso, ao elaborá-la pense se ela é simples (e ao mesmo tempo única), relevante, duradoura, distinta (facilmente reconhecida), memorável (inesquecível) e adaptável (possa ser aplicada em locais pequenos e, ainda assim, ser possível de identificar).

Assim, em todo lugar, seja no cartão de visitas, na fachada da loja, na página no facebook ou no seu site, fortaleça a sua marca. A identidade visual não é apenas um acabamento bonito. É um ítem essencial que deve caminhar juntamente com outras áreas, desde o nascimento, dentro da formatação estratégica. A estratégia de divulgação dela também vai fazer diferença no financeiro depois, quanto mais os clientes ouvirem e verem a sua marca, mais fácil será lembrar dela.

 

Como criar uma identidade visual?

Para criar uma identidade visual eficaz para a sua empresa é preciso elaborar antes como será a melhor imagem para o seu negócio. Por isso, aqui daremos 5 dicas fundamentais para ajudar você e sua empresa na implementação da marca.

 

#1. Faça o briefing

O briefing nada mais é que ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre uma missão ou tarefa a ser executada. Ele é a peça-chave de qualquer projeto, podendo ser o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de qualquer criação. Ou seja, não há como criar uma identidade visual de uma empresa sem um briefing bem elaborado.

Utilize as seguintes perguntas no processo de criação:

+ Por que a empresa precisa de uma identidade visual?

+ Qual o prazo e o orçamento disponíveis?

+ Como você descreveria os seus produtos/serviços?

+ Quais são os seus principais concorrentes?

+ Como a empresa se difere dos concorrentes?

+ Qual a faixa etária do seu público-alvo? (Defina a sua persona principal)

+ A empresa tem alguma cor que deve ser usada ou que precise ser evitada?

+ Quais são as palavras que podem ser usadas para definir a empresa?

 

#2. Tenha ideias e levante possibilidades

criar identidade visual

Levantar ideias e hipóteses é fundamental para chegar a um resultado final bom. Por isso, tenha brainstorm (do inglês, "tempestade de ideias") para coletar várias ideias (não importa se sofisticadas ou absurdas, coloque todas no papel).

Em projetos como a criação de uma identidade visual, ter um brainstorm e levantar ideias é importante para encontrar possíveis modelos de marcas que reflitam os valores e posicionamentos da empresa diante do seu público.

Converse com designers sobre as melhores soluções para a sua identidade visual e veja o que será preciso, para, assim, selecionar as ideias mais relevantes e plausíveis. Se tudo estiver indo bem você já terá um conceito sólido para a sua empresa e algumas ideias para a sua identidade visual.

 

#3. Estude a concorrência

Veja como são as identidades visuais dos seus concorrentes, tanto para você não fazer algo semelhante demais (diminuindo sua credibilidade) quanto para ter ideias do que o seu setor costuma usar para se definir.

Faça um levantamento de quais são os seus concorrentes e entenda qual foi a estratégia de cada um, o que é interessante, o que não é, o que já deu certo etc.

 

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COMO FAZER UM MARKETING SINDICAL

 

#4. Defina fonte, cor e estilo

Como estamos abordando algo essencial para a sua empresa - a identidade visual -, é importante contratar designers para que o trabalho fique bem feito. Encontre um profissional experiente para isso, na iZap temos ótimos designers especializados em criação de identidade visual, saiba mais.

Porém, é possível ter uma ideia básica do que quer para representar a empresa, o que vai inclusive ajudar o designer a acertar no estilo. Por isso, tem algumas dicas que podem te ajudar a definir a identidade visual da empresa:

 

Fontes

Fontes serifadas (compostas por traços e extensões no final das letras) passam uma mensagem de sofisticação e tradicionalismo. Por outro lado, as fontes sem serifa demonstram clareza, trazendo um conceito com mais respiro e não combinam muito com modelos de negócios mais sóbrios. Além disso, fontes serifadas são melhores para empresas que aparecem mais em lojas e pontos comerciais físicos, enquanto as não serifadas dão melhor leitura para ambientes online.

Cor

Criar uma boa paleta de cores para a sua identidade visual é um dos trabalhos mais importantes, por isso, leia aqui sobre as cores e o que elas representam no marketing digital.

Estilo

As formas têm seus significados distintos e que devem ser explorados de acordo com os conceitos de cada marca. Por serem mais do que apenas linhas, é essencial que elas conversem com os valores e a visão da sua empresa.

Simbolismo de algumas formas:

Quadrados: racionalidade, impessoalidade, neutralidade e objetividade.

Círculo: absoluto, infinito, ilimitado, atemporal e inteireza.

Triângulo: crescimento, divindade, harmonia e proporção.

Existem outras definições aplicados às formas geométricas, como a inclinação, que pode passar a ideia de agilidade ou movimento — é bastante usada em marcas relacionadas a transporte ou esportes. Por isso, é importante sempre atuar com profissionais.

 

Já tem uma identidade visual e acha que está na hora de mudar?

mudar para melhor

Como você percebeu anteriormente, a marca é o bem mais valioso da empresa. Por meio dessa imagem ela transmite a simpatia para o cliente e é decisiva para a saúde financeira da empresa. Por isso, ela merece uma atenção especial. Os produtos e os serviços mudam a medida que o mercado se altera, assim como os seus clientes e os interesses deles. Dessa forma, a identidade visual as vezes precisa passar por mudanças para se adaptar às novas realidades. Esse é o caso, por exemplo, da Apple, Starbucks, Coca cola, dentre outras.

identidade visual starbucks

A cultura do público é alterada com base nas suas experiências de compra, suas necessidades e a influência da mídia, especialmente com o avanço da tecnologia. Além disso, é sempre importante pensar no contexto histórico-social daquele período. Com isso em mente, esse questionamento é muito importante.

Muitas vezes é necessário realizar uma consultoria de imagem para perceber se já é hora de mudar sua identidade visual. Afinal, profissionais que não estão envolvidos com o cotidiano da empresa podem ver com mais facilidade como é possível melhorar.

Você está satisfeito com a sua identidade visual? Quer saber se já é hora de alterar ou precisa criar uma nova? Faça um orçamento sem compromisso.