Conteúdos
16 janeiro 2020 | Por Vinicius Melo
React: o que é e porque considerá-lo no seu projeto
Por meio de uma programação declarativa, o React cria interfaces de usuários de maneira eficiente e flexível

A utilização de sites e de aplicativos para oferecer produtos, serviços e atender usuários é um recurso utilizado por diversas empresas do mundo. O surgimento dos meios digitais fez com que muitas pessoas migrassem para eles e os utilizassem para diversos fins.
Com todo esse público, a demanda por sistemas e aplicativos que melhorem a experiência do usuário tem aumentado.
Algumas ferramentas, frameworks e bibliotecas já existem voltadas para esse objetivo e, hoje, vamos aprender um pouco sobre uma delas, o React.
O que é o React?
O React é uma biblioteca JavaScript voltada para a criação de interfaces de usuário (UI’s). O sistema foi desenvolvido pelo Facebook, no início desta década, e é utilizado por grandes empresas, como a Amazon, a Apple, o Google, a Microsoft, a Netflix, o NYTimes, o Spotify, o Twitter, a Uber e o próprio Facebook.
Essa popularidade se dá pelo fato do React ser eficiente, flexível e “simples”, já que utiliza uma programação declarativa. Este tipo de programação, além de ter o código mais previsível e mais fácil de depurar, é focada no que o programador deseja e não em como atingir esse objetivo. Ou seja, o próprio sistema se encarrega de definir como agir, precisando somente saber o que fazer.
Apesar de ser uma biblioteca e possibilitar o reuso de componentes que tenham sido desenvolvidos em outras aplicações, o React não é um framework. Os frameworks são templates que também proporcionam a reprodução de uma mesma função em diferentes projetos, porém eles contém ferramentas que ditam o desenvolvimento do projeto e auxiliam o programador, diferentemente do React.
Por que utilizar o React em um projeto?
Como apresentado, o React possui algumas características que facilitam seu uso e o colocam como boa opção para um projeto. Abaixo, destrinchamos algumas delas.
- Eficiente e fácil de usar: para ser mais eficiente, o React utiliza um código aberto para interfaces gráficas. Há também a utilização do DOM virtual (Document Object Model), voltado para facilitar o desenvolvimento e as atualizações do projeto. Toda vez que for realizada uma alteração no documento real, o React salva na memória uma representação virtual. Dessa forma, o sistema consegue realizar uma comparação das versões e apontar a diferença entre elas.
- Flexível e adaptável: além de comportar o JavaScript, o React é compatível com algumas ferramentas, como a Bower, a Brownserify, a CommonJS, a Gulp, e a Webpack. Além disso, o React permite a criação de interfaces de usuário acessíveis em diversos buscadores.
Lembre-se, também, que o React é declarativo e que seus componentes podem ser reutilizados em outros projetos, o que é uma grande vantagem. Contudo, para utilizar o React é necessário uma extensão, sendo a mais comum a JSX.
Essa extensão permite a combinação da linguagem HTML com JavaScript, simplifica toda a estrutura de códigos de um site e facilita a renderização de diversas funções.
Como você viu, o React é uma opção interessante para utilizar em seu projeto. Entretanto, na hora de decidir é interessante buscar outras alternativas e ler outros conteúdos. Que tal já começar em nosso blog? Temos muitos posts para você!
Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos:
Chatbots: o que são, como agem e principais plataformas para sua criação
O que é Design Thinking e como ele pode ajudar as empresas?