O último estudo realizado pelo Facebook indicou que 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo. Assim, torna-se essencial para as empresas a presença eficaz na internet, onde podem extrapolar as barreiras geográficas e ampliar o seu alcance.

Dessa forma, qual seria a plataforma ideal para cada negócio na internet? Sabemos que existem:  lojas virtuais, blogs, portais, sites institucionais e one page, além das redes sociais. Além disso, na internet não existe empresa grande ou pequena, o importante é ter um site atraente e funcional, com conteúdo de qualidade.

Existem vários tipos sites de acordo com a necessidade dos clientes e com o seu negócio. Os tipos de sites mais comuns são:

Loja Virtual

Sites de vendas online,loja virtual também conhecidos como lojas virtuais, utilizam o sistema e-commerce. Um site é caracterizado como e-commerce pela funcionalidade do carrinho de compras, onde o usuário pode colocar todos os itens do seu interesse e simplificar o processo. É possível realizar a venda e compra de produtos e até mesmo contratar um serviço utilizando o computador. Esse modelo de site é ótimo para comerciantes, autônomos e lojistas que planejam ampliar seus negócios para a venda online.

Blog

Blogs são sites destinados em atender os interesses do seu público-alvo com novidades e tendências. Geralmente são instrumentos para divulgação e marketing, pois como possui um formato mais leve, convencem melhor seus clientes a comprar a ideia. Assim, são estruturas ótimas para o marketing de conteúdo. O blog deve estár sempre integrado às redes sociais para que seu conteúdo seja divulgado, além disso, é necessário que ele estimule o leitor a se interessar por outros posts dentro do próprio site, permanecendo o máximo de tempo online.

Portal

Sites em formato de portal são ideais para empresas realizarem anúncios, divulgar informações sobre eventos, notícias segmentadas por categorias, previsão do tempo, fóruns, dentre outras. São destinados ao interesse do público, para que o visitante acesse sempre o portal em busca de informações.

Institucional

O site institucional é um dos mais utilizados pelas empresas. Geralmente o conjunto de páginas que compõem este tipo de site são informações sobre a empresa, descrição de produtos e serviços que prestam, além de download de arquivos, mapa de localização e formulários para contatos. O visitante deve vizualizar todas as informações da empresa junto com os canais de comunicação necessários que o leve a fazer o contato.

One Page

Quando todas as informações e áreas do site são disponibilizadas em uma única página trata-se de um site one-page. Neste tipo de plataforma, o visitante consegue percorrer todo o conteúdo sem precisar carregar novas páginas. Em aplicativos mobile o one page costuma carregar e ter um funcionamento mais rápido, pois ao clicar em qualquer link do menu o site rola automaticamente para a seção solicitada. Além disso, são sites mais objetivos, layouts agradáveis, harmoniosos e intuitivos destinados principalmente ao público jovem e ocupado que buscam informações rápidas e diretas.

 

Gostou do nosso artigo? Leia também sobre dicas de e-mail marketingpara melhorar as divulgações da sua empresa.