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11 novembro 2021  |  Por Business Connection

Saiba como integrar a equipe de TI a outros setores e como isso pode contribuir para o crescimento da empresa.

O emprego de diferentes estratégias no mundo dos negócios envolve diversos setores, seja a equipe de TI ou o time de atendimento ao cliente. As mudanças implementadas pela evolução da tecnologia exigiu que as empresas se transformassem, nos mais variados aspectos, em um cenário completamente novo e diferente.

Isso envolve os mais variados setores dentro de um ambiente industrial ou corporativo, e o serviço prestado pela equipe de TI (Tecnologia da Informação) se tornou fundamental para o bom andamento dos trabalhos. 

Muitas atividades foram simplificadas por causa da introdução da tecnologia, como o desenvolvimento de softwares ou equipamentos eletrônicos, como a própria robótica em linhas de produção e computadores para a leitura de dados digitais nos mais diversos espaços produtivos. 

Dessa forma, o setor de TI se tornou um grande aliado em todos os sentidos, e ponto essencial nas estratégias adotadas pelas mais diferentes empresas. 

Com isso, a competitividade fica acirrada, e as organizações e instituições que envolvem a equipe de TI com outros grupos de trabalho se modernizam na questão de gestão e administração empresarial. 

O espaço ocupado pela tecnologia da informação

A tecnologia está no coração de muitas empresas, independentemente da área de atuação. 

Apenas para exemplificar e observar essa abrangência, basta identificar a comunicação dentro de um hospital. 

Laboratórios de exames recebem o material para estudo, após a coleta de sangue de um paciente. Finalizado o trabalho, deve ser enviado um documento via e-mail para a equipe médica, sem necessidade de incluir um meio de transporte. Tudo por meios digitais.

A Tecnologia da Informação está nos mais variados empreendimentos comerciais e segmentos produtivos, envolvendo:

  • Atualização da tecnologia;
  • Atendimento ao cliente;
  • Lojas virtuais e e-commerce;
  • Monitoramento de redes de comunicação.

Os processos digitais alcançaram o grande público, com facilidades incorporadas no dia a dia da população, o que implica na utilização de ferramentas virtuais. 

Sempre com pensamento nas adaptações necessárias aos contextos que exigem cada vez mais a integração de TI e outros setores.

Como integrar sistemas para eficiência interna

A aplicação da tecnologia em diferentes segmentos produtivos é uma realidade visível, e essa transformação digital está fazendo toda a diferença nos ambientes de trabalho.

Por isso é preciso identificar formas de integração que incluam o setor de TI a outras áreas, e isso pode ser aplicado seguindo algumas dicas, como as relacionadas abaixo:

  1. Implemente um software de gestão 

Muitas empresas adotam um software ERP (Enterprise Resource Planning), ou planejamento de recursos empresariais, para centralizar processos relacionados dentro de uma organização, podendo envolver diferentes setores, entre os quais:

  • Atendimento ao cliente;
  • Financeiro;
  • Produção;
  • Recursos Humanos;
  • Serviços;

Todos esses processos podem ser reunidos em um único sistema, e quem é responsável pela implementação e acompanhamento constante está relacionado ao setor de Tecnologia da Informação.

Um restaurante, por exemplo, pode incluir um controle de pedidos delivery que incluam os setores de atendimento ao cliente, a cozinha, o financeiro e o serviço de entrega, seja presencial ou a domicílio.

A equipe de TI é responsável pelo estímulo à comunicação mais adequada em cada setor. 

Por esse motivo, a gestão administrativa deve enxergar isso como uma forma de garantir que o plano de negócios esteja alinhado com os objetivos propostos e as metas estabelecidas. 

Vale ressaltar que a missão, a visão e os valores propostos pela empresa devem ser praticados pelos funcionários, seguindo as normas vigentes dentro da organização. 

Se uma empresa deseja ser a maior entre de fabricantes de câmaras frigoríficas, isso demanda esforço conjunto, unindo desde a equipe responsável pelo TI  até o atendente ou entregador que está em contato direto com o cliente final.

  1. Proponha metas em grupo eclético

A ideia de integração de pessoas dentro de um ambiente de trabalho é melhorar o clima organizacional e demonstrar que todos possuem responsabilidades e que cada um pode depender do outro, em algum momento. 

Apesar da consultoria contábil e financeira ser a mesma para todos, as atividades profissionais praticadas possuem finalidades distintas, exigindo o emprego de técnica e experiência em determinados projetos e tarefas realizadas. 

A integração da equipe de TI junto ao setor de atendimento ao cliente, por exemplo, pode demonstrar o quanto um depende do outro para que as estratégias de negócios sejam colocadas em prática de forma eficiente. 

Os líderes e gestores devem estar alinhados, pensando no planejamento macro da empresa, e estimular as equipes para que tenham um funcionamento em uma mesma sintonia. 

Uma loja voltada para a venda de materiais da construção civil pode determinar como meta estimular a compra de porta plumbífera tanto no e-commerce como no espaço físico disponível. 

O trabalho envolve diferentes setores, como a equipe responsável pela publicidade e de vendas, em conjunto com o setor de TI. para expandir o marketing digital. 

São áreas completamente distintas, mas com uma gestão dinâmica e eficiente pode alcançar as metas em um curto espaço de tempo.

  1. Aplique a estratégia de rotação de tarefas

Colocar o funcionário no lugar do outro, apenas para entender como a rotina de trabalho funciona, é uma estratégia que muitas empresas adotam, seguindo uma dinâmica conhecida mundialmente como job rotation, ou rotação de tarefas. 

Não se trata em colocar um profissional de uma área para cumprir as funções de outro, mas entender sobre a segurança do trabalho, como a importância do monitoramento de estacionamento é fundamental, por exemplo, em um shopping.

A implementação desse tipo de estratégia pode render sugestões e implementação de melhorias, com uma visão mais ampla e percebida por uma área totalmente diferente. 

Da mesma forma, é possível que qualquer setor possa identificar pontos que podem ser melhorados na área de TI, para que a comunicação seja mais acessível e a tecnologia não seja nenhum bicho de sete cabeças. 

Assim, pode ser que a automação do transporte de materiais para fabricar Borda de piscina antiderrapante possa ser agilizado dentro dos pátios e docas onde estão instalados, com um maquinário que segue uma programação controlada pela equipe de gestão. 

Aliás, é importante ressaltar que a equipe de TI. pode implementar processos que agilizam a performance do setor de logística de uma empresa. 

A entrega de produtos e serviços ao cliente é um ponto fundamental que envolve todo e qualquer segmento, e quando isso é estruturado de maneira eficiente torna a empresa uma autoridade no assunto.

  1. Desenvolva um projeto de endomarketing

A união dos funcionários é fundamental para o sucesso de uma empresa. Caso um setor esteja com deficiência, isso pode acabar prejudicando os demais envolvidos, criando uma cascata que pode influenciar até mesmo nos lucros da organização. 

Portanto, o desenvolvimento de um projeto de endomarketing pode ser uma solução eficaz, após a identificação desse tipo de problema dentro de uma empresa. 

É possível terceirizar esse tipo de serviço com a contratação de um profissional com especialidade em curso de photoshop avançado presencial e identificar quais os pontos que podem ser corrigidos. 

Essa é uma forma de metodologia que estimula o fortalecimento da marca junto ao ambiente interno, alterando o clima organizacional de maneira positiva. 

O endomarketing estimula o engajamento de funcionários diretos, podendo alcançar até mesmo os colaboradores que estão relacionados de forma indireta, como fornecedores e parceiros comerciais. 

Quanto maior o conhecimento do público interno, ou seja, dos funcionários e colaboradores, melhor o desenvolvimento de estratégias que possam aglutinar diferentes setores, seja do TI ou da equipe de vendas. 

A integração se torna mais funcional, podendo implementar funções colaborativas entre os setores para que o crescimento empresarial seja válido para todos os envolvidos. 

  1. Saiba valorizar os limites de cada setor

Muitas vezes uma tarefa está aquém da capacitação técnica, ou então pode acarretar em acúmulo de função, o que não é nada positivo para uma empresa, muito menos para quem é cobrado por algo que não tem responsabilidade profissional. 

Por isso é preciso entender que há limites que devem ser respeitados entre os setores. Isso permite que o profissional responsável pela manutenção de endoscópios não interfira sem qualquer conhecimento prévio, no setor de TI ou no modelo de logística.

Conclusão

Vale lembrar que, em tempos que o mundo retoma a normalidade por causa de uma pandemia global, muitas empresas optaram por incluir o modelo de home office para determinados setores. 

Logo, o setor de TI se tornou imprescindível para garantir que as redes sejam monitoradas continuamente, identificando o quanto antes os problemas relacionados à comunicação interna e externa.

A segurança aplicada em programas e processos de trabalho passaram a ser desenvolvidos visando a proteção de todos os funcionários atuantes nessa nova realidade de ambiente de trabalho.

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