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3 maio 2019 | Por Vanessa Nardine
Social Listening: a estratégia que falta na sua empresa
Todos os gestores têm como principal objetivo aumentar constantemente a lucratividade das empresas que gerenciam. Mas, como fazer a lucratividade crescer constantemente? Vendas, vendas e mais vendas!
Para vender com eficiência é necessário que as empresas compreendam a fundo as necessidades e desejos dos seus consumidores para oferecer os melhores produtos e serviços, além de se posicionarem corretamente no mercado.
Por falta de conhecimento sobre o que realmente os consumidores anseiam e necessitam, muitos gestores investem erroneamente em demandas inexistentes.
Se a sua empresa está cometendo este erro ou já cometeu, continue lendo este artigo e descubra como usar o Social Listening para impulsionar os resultados da sua empresa.
O que é Social Listening?
O Social Listening é a estratégia de procurar, acompanhar e analisar o que é falado sobre a empresa, marca, produto, serviço ou temas em todas as mídias digitais, como em blogs, Facebook, Instagram, Twitter, sites de reputação de empresas e portais de notícias, com o objetivo de descobrir oportunidades de negócios e informações que possam melhorar o contato com o público-alvo e orientar as ações da empresa.
Atenção: não confunda a estratégia de social listening com a estratégia de monitoramento de redes sociais. As atividades executadas são parecidas, porém os objetivos finais são diferentes.
No monitoramento o foco é a observação das interações realizadas nas redes sociais, com o objetivo de resolver e responder rapidamente a demanda de cada interação. Por exemplo, quando um usuário realiza um comentário reclamando de um produto em uma foto na rede social de uma determinada empresa, o foco é responder e resolver rapidamente o problema visando minimizar possíveis danos na imagem da marca.
O social listening vai além de acompanhar e responder às interações nas redes sociais da marca. Ele analisa todo o contexto que motivou as interações e busca menções sobre a empresa, produto ou serviço em todas as plataformas digitais, com o objetivo de identificar e resolver as causas que motivaram as reclamações ou novas possibilidades de negócios a partir de sugestões.
As vantagens de implementar o Social Listening na estratégia de marketing digital
Através do social listening, as empresas conseguem coletar opiniões honestas e reações sinceras sobre a imagem da marca, dos produtos e serviços. O uso dessas informações auxilia na orientação e criação de estratégias de marketing mais assertivas que realmente impactam positivamente as pessoas.
Veja as vantagens de usar o social listening:
– Melhora a identificação das necessidades e desejos do público-alvo;
Com a análise dos dados coletados, as empresas conseguem identificar e adiantar as reais demandas do mercado em que atuam, desenvolvendo melhores produtos e serviços que realmente satisfaçam as vontades dos clientes.
– Facilita a descoberta de feedbacks sobre a marca, produto ou serviço;
Através da busca de termos relacionados sobre o mercado que a empresa atua e os seus produtos e serviços, os gestores descobrem nos feedbacks sinceros o que realmente o consumidor pensa e sente sobre a marca.
– Ajuda na execução de benchmarking;
O social listening agiliza a pesquisa das estratégias dos concorrentes, a identificação das forças e fraquezas e a descoberta de insights valiosos que estabeleçam a empresa a frente da concorrência.
– Aumenta a atração de leads, taxa de vendas e fidelização dos clientes;
As informações coletadas no social listening, orientam o desenvolvimento de estratégias de marketing digital mais assertivas, envolvendo o público-alvo, impulsionando a autoridade da marca, a taxa de vendas e a fidelização dos clientes.
Veja como implementar a estratégia de Social Listening em 4 etapas
1° Pesquise e acompanhe
Pesquise as palavras-chave relevantes para a sua marca, como nome da empresa, produto, serviço, nome dos concorrentes, palavras ou frases relacionadas com a marca nas ferramentas de social listening.
Acompanhe o que o público-alvo diz e colete o máximo de informações dessas interações.
2° Ouça
Identifique entre todas as informações coletadas quais são relevantes para a empresa, depois organize e armazene tudo.
3° Analise
Analisando as informações, busque dados que possam personificar o público-alvo, como dados demográficos, psicográficos, geográficos e comportamentais. Também procure por dados que mostrem as causas que motivaram as reclamações dos consumidores e possíveis oportunidades de negócio nas sugestões.
4° Use
Use os resultados das análises para guiar a criação de diversas estratégias, como as de marketing, de marketing digital, de negócios e vendas.
Ferramentas de Social Listening
Keyhole
Ferramenta de mídia social para a programação de postagens, pesquisa e monitoramento de palavras-chave, hashtags e menções no Facebook, Instagram, Twitter, sites de notícias e blogs. Permite o rastreamento de hashtags em tempo real, além de gerar análises, sugestão de palavras-chave e local de onde as menções são realizadas.
Mention
O Mention oferece além dos serviços de monitoramento de todas as plataformas digitais, como redes sociais, sites e blogs, análises competitiva, monitoramento de influenciadores e gerenciamento de crise.
Brandwatch
Dentre as opções no mercado, o Brandwatch é uma das ferramentas mais completas. Com ele os gestores conseguem além de monitorar todas as redes sociais, sites e blogs, detectar menções e conversas sobre a marca em tempo real, levantar dados demográficos dos usuários e detectar imagens que contenham a logo da empresa.
Agora que você já sabe o que é o Social Listening, porque e como usá-lo, não perca tempo e o implemente na estratégia de marketing digital da sua empresa e veja o crescimento das vendas, o aumento da taxa de satisfação e fidelização dos clientes.
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