O que é Link Building

 

Link Building é um dos conjuntos de atividades das estratégias de SEO, que tem como objetivo conseguir que sites de outras empresas indiquem através de links os conteúdos das páginas do site ou blog da sua empresa.

Os links funcionam como “votos de confiança” para os mecanismos de busca, quanto mais links o site receber maior será a relevância para os motores de busca, melhorando assim a  posição que os sites aparecerão nos resultados de pesquisa de sites como Google, Bing e Yahoo.



A importância do Link Building para o tráfego orgânico 

 

Para entender melhor a importância da estratégia de Link Building para o site e/ou e-commerce da sua empresa, observe primeiro a seguinte situação: você precisa do serviço de um pedreiro, porém não conhece nenhum. Então, vê o anúncio de um, em um post e, também, recebe a indicação de outro, por um amigo. Na hora da escolha, em qual dos dois prestadores você confiará mais para realizar o trabalho?

Muito provavelmente, você terá mais confiança para contratar o pedreiro que foi indicado pelo seu amigo.

Os mecanismos de busca funcionam da mesma forma, acreditam que as páginas mais confiáveis para aparecerem nos primeiros resultados são aquelas que recebem muitas indicações em forma de links.

Para os motores de busca, quando uma página usa um link para redimensionar o usuário para o conteúdo de outra página é como se ele estivesse dizendo que aquele conteúdo é confiável e importante para o visitante, aumentando a relevância da página para os motores de busca e a chance dela aparecer de forma orgânica nos primeiros resultados das pesquisas.

 

Atenção:

Com a descoberta dos benefícios do uso do link building, consequentemente, mais sites passaram a utilizar dessa estratégia, muitas vezes de forma inapropriada, motivando os motores de busca a criar outras variáveis para determinar a qualidade dos links buscando os melhores resultados para os usuários.

Por isso, receber muitos links não é garantia que as páginas do site da sua empresa aparecerão nos primeiros resultados de busca, é necessário ficar atento a essas variáveis e se adequar as elas.

Veja as principais variáveis que fazem um link ser considerado relevante para os mecanismos de busca:

  •   Qualidade do site de origem do link 

Para os mecanismos de busca, são considerados mais relevantes os links oriundos de sites que estão a mais tempo na web e que recebem maior número de acessos.

  •  Relação do site de origem do link

Os motores de busca levam em consideração a relação do site de origem do link com o site linkado. Por exemplo, supondo que a sua empresa seja uma distribuidora de materiais para construção e que receba um link de um blog que aborda assuntos relacionados a arquitetura e decoração e outro de um blog sobre culinária, as chances dos mecanismos de buscas considerarem mais relevante para o ranqueamento o link feito pelo blog de decoração são maiores.

  •   Posição do link 

Os links expostos ao longo dos textos são mais relevantes para os mecanismos de busca do que os exibidos nas barras laterais (sidebar) ou no final dos textos (rodapés).

  • Texto Âncora 

A palavra ou frase usada para inserir o link no texto deve ter relação direta com o assunto abordado na página linkada, provando assim para os motores de busca que os usuários realmente terão acesso às informações que foram prometidas.

 

Técnicas de Link Building que dão certo 

 

Agora que você já sabe o que é Link Building e a importância dele para o sucesso do seu site no ranqueamento orgânico, provavelmente deve estar curioso para descobrir como implementar essa estratégia de marketing digital na sua empresa. Pensando nisso, veja algumas técnicas de link building que separamos para você:

 

Link Building para sites e blogs 

  • Produza conteúdos relevantes

Geralmente, quando vamos indicar algo, escolhemos para indicar aquilo que julgamos ser de qualidade e no mundo online isso não é diferente.

Por isso, o primeiro passo para conquistar ótimos resultados com o Link Building é produzindo conteúdos relevantes e de qualidade que chamem atenção de outros sites.

  • Guest post

A técnica de Guest Post consiste na troca de post entre blogs e sites, onde você se disponibiliza para produzir conteúdo como convidado para outro site. Através dessa técnica, o site da sua empresa se posicionará como autoridade no assunto, alcançando novos visitantes.

  • Infográficos

Imagens com conteúdo informativo chamam a atenção do público de forma rápida e fácil. Aproveite a popularidade dos infográficos, crie alguns com conteúdos relevantes, publique e veja o número de compartilhamentos do site da sua empresa aumentar.

 

Link Building para e-commerce

  • Faça-se presente nas mídias sociais

Publique os produtos e serviços da sua empresa nas redes sociais, mostre-os em detalhes em situações rotineiras, interaja com os seguidores estimulando diálogos, relatos de uso e compartilhamentos dos seus benefícios.

  • Simplifique o compartilhamento dos produtos/serviços

Aproveite o compartilhamento de informações no WhatApp e nas redes sociais, instale plug-ins no e-commerce da sua empresa e facilite o compartilhamento dos seus produtos.

Para os mecanismos de busca, cada compartilhamento é considerado como links externos, ajudando a aumentar a relevância do e-commerce.



CONCLUSÃO

Fazer com que um site seja referência no mercado em que atua para os motores de busca é uma tarefa árdua e que demanda tempo para ver os resultados. Pensando nisso, criamos este artigo para você aproveitar os benefícios da estratégia de Link Building no site, blog ou e-commerce da sua empresa.

 

Gostou de conhecer mais sobre as técnicas de SEO? Aproveite e inscreva-se em nossa Newsletter.

Quer criar um site ou Loja Virtual  profissional e otimizado para obter melhores resultados em buscadores como o Google? Entre em contato conosco!

  

Bônus: selecionamos mais 3 conteúdos que ajudarão a colocar a sua marca nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.