Para vender com eficiência é necessário que as empresas compreendam a fundo as necessidades e desejos dos seus consumidores para oferecer os melhores produtos e serviços, além de se posicionarem corretamente no mercado.

Por falta de conhecimento sobre o que realmente os consumidores anseiam e necessitam, muitos gestores investem erroneamente em demandas inexistentes.

Se a sua empresa está cometendo este erro ou já cometeu, continue lendo este artigo e descubra como usar o Social Listening para impulsionar os resultados da sua empresa.

 

O que é Social Listening?

 

O Social Listening é a estratégia de procurar, acompanhar e analisar o que é falado sobre a empresa, marca, produto, serviço ou temas em todas as mídias digitais, como em blogs, Facebook, Instagram, Twitter, sites de reputação de empresas e portais de notícias, com o objetivo de descobrir oportunidades de negócios e informações que possam melhorar o contato com o público-alvo e orientar as ações da empresa.

Atenção: não confunda a estratégia de social listening com a estratégia de monitoramento de redes sociais. As atividades executadas são parecidas, porém os objetivos finais são diferentes.

No monitoramento o foco é a observação das interações realizadas nas redes sociais, com o objetivo de resolver e responder rapidamente a demanda de cada interação. Por exemplo, quando um usuário realiza um comentário reclamando de um produto em uma foto na rede social de uma determinada empresa, o foco é responder e resolver rapidamente o problema visando minimizar possíveis danos na imagem da marca.

O social listening vai além de acompanhar e responder às interações nas redes sociais da marca. Ele analisa todo o contexto que motivou as interações e busca menções sobre a empresa, produto ou serviço em todas as plataformas digitais, com o objetivo de identificar e resolver as causas que motivaram as reclamações ou novas possibilidades de negócios a partir de  sugestões.

 

As vantagens de implementar o Social Listening na estratégia de marketing digital

 

Através do social listening, as empresas conseguem coletar opiniões honestas e reações sinceras sobre a imagem da marca, dos produtos e serviços. O uso dessas informações auxilia na orientação e criação de estratégias de marketing mais assertivas que realmente impactam positivamente as pessoas.

Veja as vantagens de usar o social listening: 

Melhora a identificação das necessidades e desejos do público-alvo;

 Com a análise dos dados coletados, as empresas conseguem identificar e adiantar as reais demandas do mercado em que atuam, desenvolvendo melhores produtos e serviços que realmente satisfaçam as vontades dos clientes.

 

- Facilita a descoberta de feedbacks sobre a marca, produto ou serviço;

 Através da busca de termos relacionados sobre o mercado que a empresa atua e os seus produtos e serviços, os gestores descobrem nos feedbacks sinceros o que realmente o consumidor pensa e sente sobre a marca.

 

Ajuda na execução de benchmarking;

 O social listening agiliza a pesquisa das estratégias dos concorrentes, a identificação das forças e fraquezas e a descoberta de insights valiosos que estabeleçam a empresa a frente da concorrência.

 

Aumenta a atração de leads, taxa de vendas e fidelização dos clientes;

 As informações coletadas no social listening, orientam o desenvolvimento de estratégias de marketing digital mais assertivas, envolvendo o público-alvo, impulsionando a autoridade da marca, a taxa de vendas e a fidelização dos clientes.

 

Veja como implementar a estratégia de Social Listening em 4 etapas

 

1° Pesquise e acompanhe

Pesquise as palavras-chave relevantes para a sua marca, como nome da empresa, produto,  serviço, nome dos concorrentes, palavras ou frases relacionadas com a marca nas ferramentas de social listening.

Acompanhe o que o público-alvo diz e colete o máximo de informações dessas interações.

2° Ouça

Identifique entre todas as informações coletadas quais são relevantes para a empresa, depois organize e armazene tudo.

3°  Analise

Analisando as informações, busque dados que possam personificar o público-alvo, como dados demográficos, psicográficos, geográficos e comportamentais. Também procure por dados que mostrem as causas que motivaram as reclamações dos consumidores e possíveis oportunidades de negócio nas sugestões.

4° Use

Use os resultados das análises para guiar a criação de diversas estratégias, como as de marketing, de marketing digital, de negócios e vendas.

 

Ferramentas de Social Listening

 

Keyhole

Ferramenta de mídia social para a programação de postagens, pesquisa e monitoramento de palavras-chave, hashtags e menções no Facebook, Instagram, Twitter, sites de notícias e blogs. Permite o rastreamento de hashtags em tempo real, além de gerar análises, sugestão de palavras-chave e local de onde as menções são realizadas.

Mention

O Mention oferece além dos serviços de monitoramento de todas as plataformas digitais, como redes sociais, sites e blogs, análises competitiva, monitoramento de influenciadores e gerenciamento de crise.

Brandwatch

Dentre as opções no mercado, o Brandwatch é uma das ferramentas mais completas. Com ele os gestores conseguem além de monitorar todas as redes sociais, sites e blogs, detectar menções e conversas sobre a marca em tempo real, levantar dados demográficos dos usuários e detectar imagens que contenham a logo da empresa.

 

Agora que você já sabe o que é o Social Listening, porque e como usá-lo, não perca tempo e o implemente na estratégia de marketing digital da sua empresa e veja o crescimento das vendas, o aumento da taxa de satisfação e fidelização dos clientes.

 

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