Hoje todo mundo entra no Google quando quer pesquisar algo/tirar alguma dúvida/buscar um serviço. O Google é amplamente utilizado, por isso investir nessa ferramenta é essencial para o desenvolvimento da sua empresa. Ao criar um conteúdo com qualidade, com todas as informações relevantes do tema, você precisa saber indexa-lo no Google, para que muitas pessoas tenham acesso à ele.

Por isso elaboramos 6 dicas que vão ajudar a impulsionar sua página no Google sem precisar ser um perito em SEO (otimização para mecanismos de busca ou otimização de sites).

 

#1 Título: a primeira chamada

busca no google

Títulos são a primeira coisa que seu visitante vai ver, por isso, são fundamentais para prender a atenção dos potenciais clientes.  Crie um título que se destaque, com palavras chaves que façam o Google indexar o conteúdo, pois isso, aumenta em muito o tráfego do seu blog ou site.

Com o título você deve capturar o seu leitor. Por isso pense “quais são as maiores dúvidas da minha persona sobre este assunto?”, “Qual é a ‘dor’ do meu cliente sobre isso?”. Foque sempre em atraí-lo mostrando que seu texto vai mostrar a informação que ele precisa, isso vai chamar atenção de leitores e das ferramentas de busca.

Existe uma forma de você escolher o título voltado para o leitor e outro para o Google. Para o leitor é importante ser apelativo, de preferencia mostrando apelo emocional, enquanto para o Google é necessário ser direto e mostrar qual a solução que o texto está oferecendo.

Use a palavra chave no título e no corpo do texto várias vezes. Confira a importância das palavras chaves no próximo tópico:

 

#2 Pesquisa das palavras chaves

palavra chave

É importante procurar as palavras chaves relacionadas à sua empresa, de preferencia aquelas com muita demanda e baixa concorrência. Por meio do Google Adwordse do SEMRush (versão paga) você pode ver quais são as palavras chave com maior demanda e menor concorrência, assim como as que mais direcionam para o seu negócio.

O seu trabalho de SEO deve considerar principalmente aquelas palavras chave com maior concorrência e demanda, sem deixar de lado aquelas com grande concorrência. As com menor concorrência darão retorno mais rápido, mas se o tráfego é muito bom para certa palavra chave é necessário lutar por ela.

 

#3 Qualidade em primeiro lugar

processo de venda

Sabendo que o título e as palavras chave são peças fundamentais na sua escrita, agora pense na qualidade do seu texto. Seja específico em seus temas, pesquise, aborde o máximo de conteúdo possível dentro dele e não deixe dúvidas no ar. Quanto melhor a qualidade do seu texto melhor vai ser no seu posicionamento e cada vez mais pessoas vão colocar o seu blog como referência.

Além disso, conteúdos com qualidade DE VERDADE são poucos na internet, por isso, o seu vai ser um grande diferencial em relação aos demais. Aposte em textos com pelo menos 600 palavras, com uso de vídeos, fotos, gráficos, links importantes, tudo o que vai fazer seuconteúdo se destacar e mostrar ao leitor que é diferente e importante.

Dica importante: Jamais copie textos! Duplicação de texto na internet leva à punição do Google. Crie o seu próprio texto.

 

#4 Estrutura de texto para blog

estrutura blog

Crie uma lógica para a estrutura do texto do seu blog. É importante que seja fácil para o visitante e intuitivo para entender onde estão as informações mais importantes. Por isso, não deixe o texto único, como seria em um jornal, estabeleça títulos e subtítulos, mostrando onde estão as informações mais importantes.

Uma forma de delimitar a estrutura é usando as tags HTML do H1 até H6. H1 será sempre o título mais importante na página, então delimite as importâncias de cada título/frase com as outras tags (h2, h3, h4, h5 e h6). Isso é importante não só para o leitor, como também para os sites de busca. O Google leva em consideração os tópicos e os subtítulos quando vai ranckear a sua página. Quanto mais claro estiver a organização de relevancia dos seus tópicos, maior a chance do seu conteúdo ter uma posição boa na primeira página do Google.

 

#5 Internet: o mundo das imagens

divulgação no marketing

Imagem é tudo na internet e vem ganhando cada vez mais espaço no marketing digital. Se quer um engajamento bom no seu site, invista nas imagens, infográficos e vídeos. Imagens inseridas no meio do texto auxiliam a manter a atenção do seu leitor, para que a leitura não fique chata e ele acabe mudando de página.

Além disso, imagens também podem ser otimizadas e serem resultados na busca do Google Imagens, sendo outra forma de pessoas chegarem ao seu site. Por isso, é necessário dar nome a cada imagem na hora de publicar, de forma que o Google vá conseguir ler a imagem. Portanto defina a tag alt, o texto alternativo para imagem caso a página não a carregue. Ela também possibilita que navegadores voltados para pessoas com deficiência visual consigam ler os dados da imagem (olha que legal!).

Assim, para definir o alt tag das imagens evite textos longos (use no máximo 5 palavras para a descrição) e use palavras chaves. Tome cuidado com o tamanho da imagem, caso ela esteja muito pequena pode acabar ficando com má qualidade, enquanto caso esteja muito grande deixará o seu site lento para carregar. Portanto salve a imagem do tamanho que será postada.

 

#6 A importância da URL

url

Quando pesquisamos as palavras chaves no Google se ela aparece em negrito na URL também chama atenção para ser clicado. Por isso, deixe a URL amigável para facilitar o ranckeamento do Google, que identificará o assunto das páginas pelo slug. Assim que você cria o título para o artigo, o seu editor vai gerar uma URL com todas as palavras dele. Isso não é indicável, altere a URL para que contenha apenas uma palavra chave, que não seja longa e sem letra maiúsculas ou acentos.

 

A partir dessas dicas é perceptível que, além de ter um site atrativo para o Google, é importante focar na experiência do seu cliente ao ler o seu blog. Quanto maior for a qualidade do que está lá melhor será o seu retorno, pois as pessoas utilizarão seu site como autoridade sobre os assuntos tratados.

Por isso, faça um conteúdo de qualidade, utilize nossas dicas, que o retorno certamente virá. Gostou do conteúdo? Leia também sobre a importância do banner no seu site ou blog.