Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  mais da metade da população brasileira utiliza a internet, principalmente os jovens. Esse aumento do acesso acarreta em questões como aumento nas compras via internet, pois acaba se tornando mais fácil consumir ao estar conectado, além de muitas vezes existirem preços mais acessíveis que em lojas físicas. Segundo uma pesquisa da associação de marketing móvel MMA realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest e divulgada em novembro do ano passado, a taxa de rejeição de anúncios no ano passado era de 41% dos brasileiros, passando para 32% esse ano.

Diante deste novo cenário, criar um site se tornou fundamental para todos os tipos de empresas. Assim, neste artigo abordaremos ferramentas técnicas para criar site. Essas ferramentas são fundamentais na hora de criar um site, pois auxiliam a dar a estrutura básica para que seu site tenha destaque, reconhecimento e confiabilidade. 

Definindo o tipo de site ideal para o seu negócio!

Qual seria a plataforma ideal para cada negócio na internet? Sabemos que existem:  lojas virtuais, blogs, portais, sites institucionais e one page, além das redes sociais. Além disso, na internet não existe empresa grande ou pequena, o importante é ter um site atraente e funcional, com conteúdo de qualidade.

criar site

Existem vários tipos sites de acordo com a necessidade dos clientes e com o seu negócio. Os tipos de sites mais comuns são:


Loja Virtual

Sites de vendas online, também conhecidos como lojas virtuais, utilizam o sistema e-commerce. Um site é caracterizado como e-commerce pela funcionalidade do carrinho de compras, onde o usuário pode colocar todos os itens do seu interesse e simplificar o processo. É possível realizar a venda e compra de produtos e até mesmo contratar um serviço utilizando o computador. Esse modelo de site é ótimo para comerciantes, autônomos e lojistas que planejam ampliar seus negócios para a venda online.

Blog

Blogs são sites destinados em atender os interesses do seu público-alvo com novidades e tendências. Geralmente são instrumentos para divulgação e marketing, pois como possui um formato mais leve, convencem melhor seus clientes a comprar a ideia. Assim, são estruturas ótimas para o marketing de conteúdo. O blog deve estár sempre integrado às redes sociais para que seu conteúdo seja divulgado, além disso, é necessário que ele estimule o leitor a se interessar por outros posts dentro do próprio site, permanecendo o máximo de tempo online.

Portal

Sites em formato de portal são ideais para empresas realizarem anúncios, divulgar informações sobre eventos, notícias segmentadas por categorias, previsão do tempo, fóruns, dentre outras. São destinados ao interesse do público, para que o visitante acesse sempre o portal em busca de informações.

Institucional

O site institucional é um dos mais utilizados pelas empresas. Geralmente o conjunto de páginas que compõem este tipo de site são informações sobre a empresa, descrição de produtos e serviços que prestam, além de download de arquivos, mapa de localização e formulários para contatos. O visitante deve vizualizar todas as informações da empresa junto com os canais de comunicação necessários que o leve a fazer o contato.

One Page

Quando todas as informações e áreas do site são disponibilizadas em uma única página trata-se de um site one-page. Neste tipo de plataforma, o visitante consegue percorrer todo o conteúdo sem precisar carregar novas páginas. Em aplicativos mobile o one page costuma carregar e ter um funcionamento mais rápido, pois ao clicar em qualquer link do menu o site rola automaticamente para a seção solicitada. Além disso, são sites mais objetivos, layouts agradáveis, harmoniosos e intuitivos destinados principalmente ao público jovem e ocupado que buscam informações rápidas e diretas.

 

Hospedagem de domínio


Para criar um site é necessário fazer a hospedagem de um domínio. O domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet, é o seu endereço online. Ele é a base de toda a sua identificação profissional na Internet. O “nome” do seu site e dos seus e-mails.

Hospedagem de site é o serviço de armazenamento de um site e disponibilização constante do mesmo na internet, ou seja, o serviço de hospedagem possibilitará que seu site seja visualizado 24h por dia em todo o mundo.

A hospedagem de domínio é o local do seu site. É onde o endereço de site é registrado, de forma que ele precisa estar cadastrado a um servidor, devido ao vínculo de domínio DNS (Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios é um computador com um banco de dados que relaciona o endereço "nominal" de um site como www.meusite.com.br com o endereço real onde está a página na rede, para poder acessá-la), sem isso o domínio fica praticamente desabilitado. Os serviços oferecidos podem ser gratuitos ou não. Os gratuitos infelizmente possuem muitas desvantagens, já que os dispositivos de busca – como google e bing – costumam ignorar esses servidores.

criar site

Além disso, no gratuito existe a possibilidade de aparecerem banners e anúncios pop-ups no seu site, o que atualmente afasta os usuários, pois ficam incomodados de terem que fechar tantos anúncios. O site também se torna limitado à algumas aplicações – como encomendas online –, além de terem espaço restrito para inclusão de conteúdo e existirem menos garantias de por quanto tempo o site vai se manter disponível.

Assim, é melhor possuir seu próprio domínio pago (meusite.com), já que é menos suscetível a banners e pop-ups, pode associar endereços de email ao seu domínio (nome@meusite.com) e ainda possui mais espaço para seu site crescer. Para registrar o domínio é necessario procurar na base de dados de domínios da Internet (neste site!) se o nome está disponível e tentar até conseguir um que esteja.

 

SSL

Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador a fim de garantir que todos os dados transmitidos sejam seguros. É necessário para todo site e pode ser identificado pelo cadeado dourado que aparece nos navegadores. O processo é realizado por empresas que emitem o certificado SSL, que fazem a validação do domínio, criptografia de dados e dependendo do tipo de certificado, também validam a entidade detentora do domínio. 

certificado ssl

Quando for ativar o SSL no seu site será necessário responder certas questões sobre a identidade dele (como a URL) e da sua empresa (razão social e endereço). Seu servidor web criará duas chaves criptográficas, a Private Key e a Public Key. A Private Key, como o nome sugere, deve ser guardada privada e em segurança, enquanto a Public Key não é secreta e deve ser colocada na CSR (Certificate Signing Request). A CSR é um arquivo de dados contendo os detalhes do site e da empresa que deverá ser enviado através do formulário de solicitação, quando seus dados serão validados para que o certificado digital seja emitido.

Razões para usar o SSL:

- Gera vantagem competitiva já que valida seu site como confiável e seguro;

- Garante que os dados dos consumidores trafeguem com segurança;

- Garante aos seus consumidores que os seus dados não serão adulterados;

- O site protegido pelo SSL possui a URL com o início https://, sendo que o S significa Seguro;

- A versão 3.0 do certificado exige autentificação de ambas as partes, ou seja, tanto do cliente quanto do servidor.

Portanto, o SSL dá aos usuários um local de segurança. Os sites que possuem o certificado SSL melhoram no rancking do Google. Assim, para realizar uma boa análise utilize a ferramenta do Gloogle Analytics.

Como funciona o SSL?

Se o usuário está usando o certificado Digital SSL e inica a conexão em um site seguro, ele  o avaliará enquanto o navegador de web também avalia se o certificado é válido. No processo de criptografia existe uma chave que criptografa os dados e outra que descriptografa as informações. Além da sinalização de segurança, os sites som certificado SSL também passam de HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) para HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que é a versão segura do protocolo HTTP, sendo que o "S" significa seguro.

A técnica principal do SSL é a criptografia, que consegue barrar a intercepção de dados trocados na internet.

Porque ativar o certificado SSL é importante?

+ Impede golpes online

Com o uso da tecnologia SSL é possível impedir o phishing, uma técnica muito utilizada no cybercrime. Neste tipo de crime os hackers costumam se identificar como empresas ou pessoas próximas da vítima para conseguir informações confidenciais pessoais.

ssl

O SSL impede esse tipo de golpe devido à sua programação, que tem como uma das funções.

+ Cartão de crédito

Para ter a opção de pagamento em cartão de crédito online é fundamental possuir o certificado SLL. Isso porque além do usuário sentir mais confiança no site, as operadoras de crédito só liberam o uso do cartão de crédito para lojas online com SSL ativo. Isso é uma forma de proteção.

+Confiança do usuário

A proteção SSL já é muito conhecida e, mesmo que talvez o usuário não conheça o nome ou como funciona, as características na navegação são comuns e muitas pessoas conseguem identificá-la com facilidade.

Em lojas virtuais, por exemplo, é comum que os usuários verifiquem se o seu endereço web utiliza um “s” a mais, passando de http para https. Os seus clientes também podem se atentar ao cadeado da cor verde na barra de endereços.

Por isso, uma boa forma de criar laços com seu público é tirando a licença SSL e garantindo maior confiabilidade ao seu site.

+ Otimização de SEO

diferenciação no google

O Google analisa uma série de fatores para ranquear os sites nas suas buscas, sendo um deles o SSL. Assim, quando o seu site possui o HTTPS a chance dele aparecer na primeira página das suas palavras chaves é maior.

Como conseguir o SSL?

Para adquirir o certificado SSL é necessário passar por um processo de validação, sendo que o tipo principal usado pela maioria das empresa acontece de forma rápida, pois é analisado apenas se a empresa possui controle sobre o domínio em questão. Esse certificado também é o mais barato.

+ Validação estendida

Na validação estendida o certificado SSL realiza uma análise completa, validando a razão social da empresa, dados pessoais dos sócios e realizando ligações para comprovar a existência da empresa. Esse tipo de certificação é utilizada geralmente por bancos, de forma que antes do nome do site aparece a razão social da empresa.

 

Quer um site funcional,
intuitivo e atrativo?

Conheça a iZap e melhore sua
imagem na internet!

 

Certificado Wildcard

O Certificado SSL Wildcard é o que possui mais benefícios, juntamente com o certificado estendido SSL. Com o Certificado SSL Wildcard é possível validar vários domínios da mesma organização. Isso garante que, caso você queira gerenciar vários domínios, não precise mudar de conta. O certificado é emitido ao seu domínio com um (*) significando que todos os subdomínios estarão protegidos. (*.seusite.com) Exemplos: cadastro.seusite.com, sistema.seusite.com.

Processo de instalação

O processo de instalação é realizado pela empresa contratada para oferecer o serviço. No caso da iZap oferecemos principalmente o modelo de SSL mais pedido pelas empresas, que atende bem à vários segmentos. O preço da licença SSL é adicionado à mensalidade do contratante. Para saber mais entre em contato conosco.

Certificado SSL: gratuito ou pago?

Há alguns Certificados SSL oferecidos gratuitamente na internet, mas não são recomendáveis por apresentarem nível de segurança baixo e não oferecerem garantia nenhuma de que o serviço está sendo executado devidamente, pois a instalação e execução estarão por sua conta.

 

HTML

html

HTML (HyperText Markup Language) ou Linguagem de Marcação de Hipertexto é utilizado para a produção de páginas na internet, permitindo a criação de documentos que podem ser lidos na maioria dos tipos de computador. Ela foi criada por Tim Barners Lee na década de 1990. As especificações da linguagem são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).

De forma simples, o HTML é um conjunto de regras e códigos que definem como um conteúdo da web vai aparecer, assim como a página será formatada e exibida. O HTML mostra quando vai existir espaço, parágrafo, título, negrito, cor diferente, lugar da imagem na página, ou seja, com toda a organização.

Portanto, a função do HTML é apresentar a informação bem organizada e esteticamente agradável, em uma ordem que faça sentido. Por isso, a linguagem HTML é importante em termos de criação de site.

 

CSS

Não utiliza-se apenas o HTML para fazer sites, existe também outras linguagens, como o CSS (Cascade Sheet Style). O CSS é uma série de regras que definem um estilo, de forma a configurar o visual das páginas e o  Javascript (linguagem de programação interpretada), que vai cuidar do comportamento da página e o que acontece, por exemplo, ao clicar em um botão.

Dessa forma, esses três elementos são muito necessários para criar site. 

 

Crie seu site com a Izap

O que é UI e UX Design e sua função?

UI Design

UI Design (User Interface Design ou Design de Interface do Usuário) é a forma em que se controla e interage com um software ou aplicativo. O controle pode ser feito por meio de botões, menus ou elementos que forneça uma interação entre dispositivo e usuário.

O projeto de UI deve saber as necessidades do usuário e garantir que a interface tenha elementos de acesso fácil e utilização funcional. Esse tipo de experiência é chamado de user-friendly (experiência amigável), de forma que não causa frustrações ao usuário.

UX Design

UX Design (User Experiance Design ou Design de Experiência do Usuário) tem como objetivo tornar a experiência do usuário com a empresa algo realmente efetivo. Essa é uma área da comunicação que abrange todos os aspectos da interação usuário/empresa. É um importante trabalho para quem quer ter seus serviços divulgados na internet.  O requisito básico para um excelente UX Design é atender às necessidades específicas do usuário/cliente, provendo uma boa experiência para o usuário .

Na izap todos os sites possuem as ferramentas descritas anteriormente, fazemos o seu site todo voltado para a facilidade e boa experiência do usuário e cliente. Quer saber mais? Clique aqui!

 

Identidade Visual

Identidade visual é uma das necessidades básicas em um site, pois  ela representa visualmente a empresa. Não adianta ter um produto de grande qualidade ou a melhor loja virtual na internet se as pessoas não têm a sua imagem definida mentalmente e não conseguem se conectar com a empresa. É importante possuir uma logomarca que transmita não somente beleza e padronização, como também os valores da sua empresa. A partir da criação dessa identidade visual sua empresa poderá confeccionar itens essenciais, como: Cartão de visitas, camisetas, site adequado à sua marca etc.

O que é identidade visual?

identidade visual

A identidade visual apresenta os elementos formais que representam visualmente uma marca. Ela é composta de símbolos gráficos caracterizados por códigos de cores (que formam o chamado logotipo). Além disso, em uma identidade visual existem as tipografias e grafismos, que comunicam a missão, visão e valores da empresa.

identidade visual

Portanto a identidade visual é a "cara" da marca. É a maneira como as pessoas enxergam, se lembram e reconhecem a sua marca. Mas para elaborar a identidade visual da sua empresa é preciso ter um plano de negócios claro e bem detalhado. Só assim é possível escolher a ideia central que vai resumir a sua identidade visual em poucos elementos.

Qual a importância?

Pessoas escolhem produtos ou serviços baseadas no valor que percebem da marca, mesmo que este valor não seja seguido à risca todo o tempo pela empresa. Por isso, investir na identidade visual é tão importante, ela transfere credibilidade, segurança e estabilidade.

É por meio da identidade visual que seu cliente vai lembrar de você, por isso, ao elaborá-la pense se ela é simples (e ao mesmo tempo única), relevante, duradoura, distinta (facilmente reconhecida), memorável (inesquecível) e adaptável (possa ser aplicada em locais pequenos e, ainda assim, ser possível de identificar).

identidade visual

Assim, em todo lugar, seja no cartão de visitas, na fachada da loja, na página no facebook ou no seu site, fortaleça a sua marca. A identidade visual não é apenas um acabamento bonito. É um ítem essencial que deve caminhar juntamente com outras áreas, desde o nascimento, dentro da formatação estratégica. A estratégia de divulgação dela também vai fazer diferença no financeiro depois, quanto mais os clientes ouvirem e verem a sua marca, mais fácil será lembrar dela. 

 

Ferramentas de divulgação para o seu site

Agora que você já possui um site, veja as melhores formas de divulgá-lo e atrair seu público até você:

#1. E-mail Marketing

#2. Marketing de conteúdo

#3. Gestão de redes sociais

#4. Otimização para ferramentas de busca

#5. Landing page

 

 

divulgue seu site na iZap!