Conteúdos

10 maio 2017  |  Por Julia Drumond

Inbound marketing é um dos assuntos mais falados na internet no meio empresarial. Você já deve ter uma noção do que é, mas sabe como realizá-lo com assertividade? Leia o nosso artigo e aprenda!

Inbound Marketing é um assunto bem recorrente na internet, sempre vemos textos, infográficos e e-mails marketing falando a respeito disso. Só para se ter uma noção, como exemplo, atualmente 70% das empresas brasileiras dizem utilizar o marketing de conteúdo. Portanto, é necessário saber o que é e como funciona, se vale a pena o investimento e se realmente é uma boa ideia confiar suas vendas por meio dessa estratégia de marketing.

Para começar, o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias, cujo principal objetivo é atrair o interesse das pessoas de forma voluntária, ou seja, por meio de produção de um conteúdo que seja interessante para a persona. Para criar um Inbound Marketing o principal pensamento é “no que a minha persona se interessa? O que atrai ela?”. O marketing de conteúdo é, assim, uma forma da empresa se relacionar com o cliente, indicando empatia e proximidade.

atração do inbound

No inbound a principal ideia é gerar valor, mas o que seria isso? O valor para o cliente é o grau de benefício obtido como resultado da utilização e das experiências resultado da utilização do produto. Assim, o valor é a percepção do cliente das características e atributos do produto.

Portanto, usando conteúdos atrativos e que gerem valor para o cliente, consequentemente a sua empresa aumenta o tráfego do seu site. Apesar disso, para converter é necessário disponibilizar formulários ou Landing Pages, para que esses visitantes do seu site ou rede social virem leads e, consequentemente, possíveis compradores.

Qual é a vantagem desse marketing em relação aos outros?

O marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, faz prospecção ativa de clientes. Ou seja, ele vai atrás do cliente ativamente ao invés de gerar o interesse dele por meio do conteúdo. Assim, ele é o mais conhecido e propagado entre as empresas, além de possuir resultados mais rápidos.

Apesar disso, o inbound marketing é importante para resultados a longo prazo. Isso porque ele se baseia no relacionamento com o cliente e o conquista, mantendo-se como referência. O inbound tem sido amplamente usado no segmento de técnologia, devido ao fato de que o ciclo de vendas é mais longo e a decisão de compra costuma ser mais demorada. Apesar disso, esse marketing ganhou mercado e atualmente auxilia várias empresas a atrair cada vez mais clientes.

 

inbound marketing

 

Dessa forma, é comum eleger os dois métodos de marketing na empresa, e inclusive indicado, pois um auxilia o outro. Leve em consideração o retorno sobre o investimento (ROI), pois vai te mostrar qual canal vale a pena investir dinheiro e tempo.

O investimento em Marketing Digital pode ser mensurado por meio de cliques, conversões e vendas. O investimento em outbound marketing pode ser mais complicado, como um anúncio de uma revista, é difícil saber quem viu, quem se interessou e quem comprou. Porém, para isso é possível fazer uma pesquisa por meio dos seus vendedores, perguntando sempre qual foi o caminho do cliente até decidir procurar pelo seu produto. Pergunte se foi pela revista, pelo facebook, por indicação, dentre outras e se mantenha informado, para ver qual dos meios de marketing é mais vantajoso para a sua empresa.

Para o inbound marketing, existem números que conhecemos bem sobre o retorno desse investimento…

Dados do inbound marketing

31% das empresas brasileiras destinam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo

70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo

77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo

40% documentam esta estratégia

57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo

33% das empresas medem o retorno sobre investimento, sendo que as empresas que medem o retorno são 58% mais bem sucedidas

Além disso..

Empresas que têm blog geram 67% mais leads.

Sites corporativos com blogs possuem 434% mais indexação de página.

Blogs empresariais têm 87% mais links indexados no Google.

Leads que vêm de busca orgânica tem uma taxa de conversão de 14.6%.

Clientes que recebem ofertas por email marketing gastam em média 83% mais nas compras online.

O consumidor final gasta mais de 50% do seu tempo online consumindo conteúdo.

70% dos consumidores afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa.

Empresas que utilizam inbound marketing têm uma economia média de R$36 por cliente.

Ok, me convenceu, como vou fazer esse Inbound Marketing?

Inicialmente é necessário rastrear a sua persona (ou público alvo). O que é interessante para ela? Quais redes sociais ela frequenta mais (Facebook, Linkedin, Instagram, Snapchat etc.)? O que ela gosta de ler?

inbound marketing

Essas são algumas questões essenciais para começar a traçar sua estratégia de marketing de conteúdo. Pesquise e descubra mais sobre o seu cliente antes de investir em Inbound. Além disso, siga marcas com produtos semelhantes ao seu, pois o seu público alvo com certeza estará lá e essa é a hora certa de oferecer o valor do seu produto. Todo produto deve ter um diferencial: Ele pode ser mais barato, pode estar ligado à um estilo de vida ou pode ter uma qualidade superior aos concorrentes. Por isso, certifique-se de que seu produto é competitivo.

Não se esqueça de fazer um levantamento das palavras chaves mais utilizadas para se referir ao seu produto.

LEIA ESPECIAL:

APRENDA SOBRE TODAS AS FERRAMENTAS DO INBOUND MARKETING

 

Visitantes que viram leads

Com o aumento do tráfego no seu blog e redes sociais, disponibilize seu material por meio da inscrição de e-mail ou telefone do seu possível cliente. Para isso é importante produzir um conteúdo interessante para ele, por isso a primeira etapa é essencial. Faça conteúdos que chamem atenção e comuniquem-se bem com seu leitor.

 

Quer ver na prática como isso funciona? Veja abaixo alguns exemplos de gestão da iZap:

Gestão de Rede Social

iZap

LINKCOM

Maria Quitandeira

VNP

Encantarh

 

Criação de Landing Page

+ iZap

Oriontec

Geplanes

W3pneu

 

Blog

iZap

LINKCOM

Blog do Sindicato

Reforma de Pneus

Vamos nos Permitir

 

Gostou do nosso artigo? Leia também sobre As vantagens da navegação com âncoras.

Postagens
Relacionadas