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10 maio 2017 | Por Julia Drumond
Como o inbound marketing pode ajudar seu negócio?
Inbound marketing é um dos assuntos mais falados na internet no meio empresarial. Você já deve ter uma noção do que é, mas sabe como realizá-lo com assertividade? Leia o nosso artigo e aprenda!
Inbound Marketing é um assunto bem recorrente na internet, sempre vemos textos, infográficos e e-mails marketing falando a respeito disso. Só para se ter uma noção, como exemplo, atualmente 70% das empresas brasileiras dizem utilizar o marketing de conteúdo. Portanto, é necessário saber o que é e como funciona, se vale a pena o investimento e se realmente é uma boa ideia confiar suas vendas por meio dessa estratégia de marketing.
Para começar, o que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias, cujo principal objetivo é atrair o interesse das pessoas de forma voluntária, ou seja, por meio de produção de um conteúdo que seja interessante para a persona. Para criar um Inbound Marketing o principal pensamento é “no que a minha persona se interessa? O que atrai ela?”. O marketing de conteúdo é, assim, uma forma da empresa se relacionar com o cliente, indicando empatia e proximidade.
No inbound a principal ideia é gerar valor, mas o que seria isso? O valor para o cliente é o grau de benefício obtido como resultado da utilização e das experiências resultado da utilização do produto. Assim, o valor é a percepção do cliente das características e atributos do produto.
Portanto, usando conteúdos atrativos e que gerem valor para o cliente, consequentemente a sua empresa aumenta o tráfego do seu site. Apesar disso, para converter é necessário disponibilizar formulários ou Landing Pages, para que esses visitantes do seu site ou rede social virem leads e, consequentemente, possíveis compradores.
Qual é a vantagem desse marketing em relação aos outros?
O marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, faz prospecção ativa de clientes. Ou seja, ele vai atrás do cliente ativamente ao invés de gerar o interesse dele por meio do conteúdo. Assim, ele é o mais conhecido e propagado entre as empresas, além de possuir resultados mais rápidos.
Apesar disso, o inbound marketing é importante para resultados a longo prazo. Isso porque ele se baseia no relacionamento com o cliente e o conquista, mantendo-se como referência. O inbound tem sido amplamente usado no segmento de técnologia, devido ao fato de que o ciclo de vendas é mais longo e a decisão de compra costuma ser mais demorada. Apesar disso, esse marketing ganhou mercado e atualmente auxilia várias empresas a atrair cada vez mais clientes.
Dessa forma, é comum eleger os dois métodos de marketing na empresa, e inclusive indicado, pois um auxilia o outro. Leve em consideração o retorno sobre o investimento (ROI), pois vai te mostrar qual canal vale a pena investir dinheiro e tempo.
O investimento em Marketing Digital pode ser mensurado por meio de cliques, conversões e vendas. O investimento em outbound marketing pode ser mais complicado, como um anúncio de uma revista, é difícil saber quem viu, quem se interessou e quem comprou. Porém, para isso é possível fazer uma pesquisa por meio dos seus vendedores, perguntando sempre qual foi o caminho do cliente até decidir procurar pelo seu produto. Pergunte se foi pela revista, pelo facebook, por indicação, dentre outras e se mantenha informado, para ver qual dos meios de marketing é mais vantajoso para a sua empresa.
Para o inbound marketing, existem números que conhecemos bem sobre o retorno desse investimento…
Dados do inbound marketing
31% das empresas brasileiras destinam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo
70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo
77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo
40% documentam esta estratégia
57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo
33% das empresas medem o retorno sobre investimento, sendo que as empresas que medem o retorno são 58% mais bem sucedidas
Além disso..
Empresas que têm blog geram 67% mais leads.
Sites corporativos com blogs possuem 434% mais indexação de página.
Blogs empresariais têm 87% mais links indexados no Google.
Leads que vêm de busca orgânica tem uma taxa de conversão de 14.6%.
Clientes que recebem ofertas por email marketing gastam em média 83% mais nas compras online.
O consumidor final gasta mais de 50% do seu tempo online consumindo conteúdo.
70% dos consumidores afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa.
Empresas que utilizam inbound marketing têm uma economia média de R$36 por cliente.
Ok, me convenceu, como vou fazer esse Inbound Marketing?
Inicialmente é necessário rastrear a sua persona (ou público alvo). O que é interessante para ela? Quais redes sociais ela frequenta mais (Facebook, Linkedin, Instagram, Snapchat etc.)? O que ela gosta de ler?
Essas são algumas questões essenciais para começar a traçar sua estratégia de marketing de conteúdo. Pesquise e descubra mais sobre o seu cliente antes de investir em Inbound. Além disso, siga marcas com produtos semelhantes ao seu, pois o seu público alvo com certeza estará lá e essa é a hora certa de oferecer o valor do seu produto. Todo produto deve ter um diferencial: Ele pode ser mais barato, pode estar ligado à um estilo de vida ou pode ter uma qualidade superior aos concorrentes. Por isso, certifique-se de que seu produto é competitivo.
Não se esqueça de fazer um levantamento das palavras chaves mais utilizadas para se referir ao seu produto.
LEIA ESPECIAL:
APRENDA SOBRE TODAS AS FERRAMENTAS DO INBOUND MARKETING
Visitantes que viram leads
Com o aumento do tráfego no seu blog e redes sociais, disponibilize seu material por meio da inscrição de e-mail ou telefone do seu possível cliente. Para isso é importante produzir um conteúdo interessante para ele, por isso a primeira etapa é essencial. Faça conteúdos que chamem atenção e comuniquem-se bem com seu leitor.
Quer ver na prática como isso funciona? Veja abaixo alguns exemplos de gestão da iZap:
Gestão de Rede Social
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+ LINKCOM
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Criação de Landing Page
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+ W3pneu
Blog
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