Manter contato constante com seus clientes e potenciais clientes é fundamental. Ao manter contato com seus clientes, a possibilidade de fidelização aumenta. Existem diversas formas de manter contato, principalmente se seu objetivo for atingir muitas pessoas ao mesmo tempo. Exemplo disso são redes sociais, sites, banners, Google Adwords e vários tipos de anúncios publicitários. Neste artigo abordaremos a newsletter e quais são suas vantagens para converter leads ao seu site.

 

O que é...

newsletter

Newsletter ou boletim informativo é um tipo de distribuição de conteúdo que contém informações relacionadas à sua empresas e produtos, sendo enviada de forma regular. Elas são distribuídos mediante cadastro de usuários no seu site.

Ao receber uma newsletter, o cliente clica em seu conteúdo e não precisa, por exemplo, ir até o Google procurar informações sobre o assunto ou sobre sua empresa. Dessa forma, a newsletter torna o processo de captação bem mais simples.

Quando um usuário assina a newsletter, fornecendo o contato dele para a sua rede de e-mails (mailing), ele permite que você entre em contato com ele, demonstrando interesse no seu conteúdo. Assim, caso você capte a atenção dele, pode se tornar um lead, e, dessa forma, um provável cliente.

 

O que é lead?leads

Lead é uma pessoa que tem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Ou seja, lead é um cliente potencial.

A diferença entre visitantes e leads é básica: apesar de um grande número de pessoas visitares seu site, e muitas delas interessadas nos seus serviços, você não tem nenhuma informação sobre eles, são apenas números. Já os leads são pessoas que, além de visitarem, também deixaram seu contato para que você se comunique com ele de alguma forma. Essas pessoas tem maiores chances de se tornarem clientes.

O problema é que a maioria das empresas brasileiras programam seu site para receber visitas, porém isso é pouco funcional, uma vez que você não pode manter contato com o seu cliente. A melhor forma de mante-los próximos é com o cadastro em seu site.

Vantagens da Newsletter

 

Canal de comunicação

Você consegue estabelecer ligação entre a sua empresa e a pessoa de forma direta, afinal o seu e-mail vai para a caixa de entrada daquele potencial cliente. Ele pode te responder com dúvidas, elogios ou sugestões, criando um vínculo maior e maior chance de venda.

 

Canal exclusivo

Ao invés de estar brigando pela atenção do seu cliente, como nos anúncios do google ou através das redes sociais, ele está ali lendo o seu conteúdo, focando exclusivamente em você durante aquele tempo.

 

Manter clientes

Uma coisa importante é manter aqueles que já são seus clientes próximos de você, para que eles continuem consumindo e mantenham alguma fidelidade ao seu negócio. Com as newsletters eles vão ler e lembrarão da sua empresa, continuando a gerar valor para seus clientes e aumentando a chance de ocorrerem novas compras.

 

Como começar a enviar newsletter?

envio newsletter

 

Mailing

Crie um mailing (lista de contatos) para começar a enviar a newsletter. Esse mailing pode ser feito com os clientes que sua empresa possui, para incentivá-los a permanecer com você, como já falamos. Além disso, seu site e/ou blog também precisam ter uma área ou um box destinado à inscrição na newsletter, para aqueles que estiverem interessados em receber seu conteúdo.

Também é possível conquistar esse mailing por meio do marketing de conteúdo, como através de landing pages e baixar e-books, por exemplo.

 

Organização

A partir do momento que você possuir o seu mailing, atinja seu público da forma mais direta possível. Estude-os: o que eles gostam? O que mais os interessam?

Assim, é possível separar os contatos por áreas de interesses e garantir de forma mais eficiênte a conversão, ou seja, o número de pessoas que vão acabar consumindo o seu produto.

Após essa etapa, pense nos melhores dias e horários para enviar e crie um calendário de envio da sua newsletter.

 

Dicas importantes

+ Newsletter é sobre conteúdo, então não coloque só informações institucionais nele. Entenda as dores e problemas dos seus clientes em relação à sua área e fale sobre isso;

+ Pense em um título que atraia, para que a pessoa fique curiosidade em clicar no e-mail;

+ Seja simples e objetivo, atualmente as pessoas não tem paciência em ler textos longos na internet;

+ Utilize imagens;

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